24

Zac & Mia (A. J. Betts)

Ficha Técnica:
Nome Original:  Zac & Mia
Autor: A. J. Betts
Tradução: 
País de Origem: Austrália
Número de Páginas: 288
Ano de Lançamento: 2015
ISBN-13: 9788581637716
Editora: Novo Conceito

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 71º livro lido em 2016 e foi Zac & Mia (A. J. Betts). Este livro estava na estante desde o lançamento e embora eu tenha ouvido bons elogios sobre ele, nunca me animei intensamente para ler. Até que ele foi sorteado na TBR Jar e aí sim, a hora dele chegou.

O livro nos traz um casal de adolescentes que dão nome à obra, Zac e Mia. Eles se conhecem no hospital. Zac está se recuperando do transplante de medula óssea, procedimento para curar a Leucemia que o alcançou. No quarto ao lado, está a Mia, que acabou de descobrir que tem um tumor na perna. Já no primeiro dia em que eles tem contato, separados por uma parede, Zac fica irritadíssimo com o volume alto que Mia ouve uma única música e a partir disto, e eles desenvolvem um jeito de se comunicar, que vai de toques na parede, até chegar nas redes sociais.


Zac e Mia são muito diferentes entre si. Ele vem de uma família amorosa e presente, já Mia é fruto de uma gravidez indesejada e de uma mãe relapsa. Ambos olham para suas situações d enfermidade, com perspectivas distintas também, mas, apesar disso, um se torna muito interessante para o outro, mesmo que não tenham ainda conversado pessoalmente.

Zac recebe alta médica e assim, perde o contato com Mia e ela, acaba tendo uma reviravolta em seu diagnóstico, o que a fará cometer uma série de erros e que acabará por colocar um e outro no mesmo caminho.


O livro então irá se desenvolver em uma história bonita de superação e amizade com um romance bem sutil e quase irrelevante para o enredo, mas, ainda assim, um pouco fofo e bonito. 

Mia é radical, teimosa e as vezes cruel. Mas essas características apenas escondem uma garota com muito medo de morrer e com um medo maior de ser fruto da piedade alheia. Zac é um menino de coração grande, disposto a ajudar, mas que por trás de sua aparente tranquilidade, esconde os mesmos medos de Mia.

Eu adorei o livro. Apesar da abordagem câncer estar mais que saturada nos livros para jovens e dos clichês se multiplicarem pelas prateleiras, este livo traz mais humanidade e menos romantização na doença. É grave, pessoas morrem todos os dias de câncer e o tema é debatido com uma seriedade muito pertinente. O livro também fala sobre família e é encantador a forma como Mia passa a enxergar a sua mãe, após muitos acontecimentos. É um livro que emociona, mas que não te faz sofrer o tempo todo. Aperta seu coração, mas o mantém quentinho. 

O livro traz muitas referencias a Harry Potter, principalmente a linda Ema Watson, por quem o Zac é apaixonado. Outra coisa que eu adorei no livro, foi que ele se passa na Austrália e isso sempre nos dá um refresco dos habituais livros escritos nos cenários americanos e ingleses.

Mais uma vez, fiquei bem irritada comigo por ter esperado tanto para ler um livro tão bom e que estava na estante a tempos.


Ao concluir a leitura, eu abracei o meu exemplar, porque foi um livro bonito, consistente e muito bem escrito. Mega recomendo para quem gosta de drama com romance, ainda que o romance não seja o foco central da narrativa. 


Um pouco sobre a autora: AJ Betts é uma escritora australiana, além de palestrante, professora e ciclista. Depois que se formou, ela viajou o mundo com uma mochila e uma máquina fotográfica e quando retornou à Austrália, já tinha história para contar. Assim, surgiram seus livros. Zac & Mia é o seu único livro publicado no Brasil.
Comentários
24 Comentários

24 comentários:

  1. Olá Ivi
    Eu adorei poder fazer a leitura desse livro e fiquei apaixonada pelas referências a Harry Potter, entre outros aspectos. Realmente é um livro bonito mesmo, e me identifiquei bastante com seus comentários. Fico feliz que você tenba curtido a leitura também.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não tinha ouvido falar do livro. A capa não me chamou muito a atenção, mas pela resenha eu leria com certeza. Adoro drama, embora, como foi dito, esse não tem como objetivo fazer o leitor se acabar em lágrimas a cada página. Sinto que já gosto dos dois personagens, antes mesmo de ter o livro nas mãos. rsrs

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivi!
    Esse livro nunca me chamou a atenção, tanto que eu nem sabia qual era a história, mas a sua resenha me deixou com a impressão de que a trama é daquelas que nos surpreendem positivamente por irem além do que imaginávamos, principalmente pela maneira real como o câncer é abordado, segundo você, e isso me deixou com muita vontade de conhecer melhor a trama. Dica anotada com louvor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ivi! Tudo bem?

    Realmente o tema câncer já saturou, mas os protagonistas parecem ser tão fofos, que logo, logo não vou resistir e vou ler rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?

    Ainda não conhecia esse livro, mas pela sinopse talvez não lesse ele, porque, como você falou, depois de "A Culpa é das Estrelas", surgiu vários livros com esse tema, que são ruins? Nem sempre, mas ficou um tanto saturado. Gostei do livro ter abordado a superação da doença, e humanizado os personagens, além de não ser focado inteiramente no romance.

    Abs,
    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Ivi,
    Estou com esse livro na lista de desejados desde o lançamento e não me lembro de ter lido nenhuma resenha. Fiquei muito contente por saber que a obra é humanizada e não romantizada como a maioria dos livros que abordam o tema. Também gostei muito de saber que o livro tem referências de HP e simpatizei um pouco com a Mia, acho que entendo seu medo.
    Espero ler a obra e gostar bastante.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Oi Ivi, nossa que história linda essa. Achei bacana o tema principal ser a doença e não a romantização e também a forma como a amizade de Zac e Mia começam. Fiquei curiosa para saber qual foi a reviravolta que faz Mia tomar decisões erradas e fiquei com muita vontade de acompanhar essa história de pertinho.
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Oi Ivi!
    Eu não conhecia o livro e realmente histórias que retratam o câncer já estão meio batidas, mas fiquei curiosa pelos personagens e por você dizer que o autor não romantiza tanto a doença. Isso eu acho muito importante - até para diferenciar um pouco.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas confesso que me interessei bastante... :) Estou a precisar de um romance assim neste momento! ahah

    ainda bem que gostaste... Gostei muito da premissa! Toda essa parte do diagnostico e dos erros que a levou a cometer... E da mensagem passada, claro! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Desconhecia a obra, mas de cara já me interessou muito.
    Gostei bastante da forma que Zac e Mia acabam por começar a se conhecer e achei bem legal a premissa, para mim um tanto inovadora.
    Estou curiosa para saber as peripécias que Mia faz e que faz com que eles se encontrem novamente e me identifiquei um pouco com a personalidade de Mia por ser um tanto rebelde e radical.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu já li esse livro, mas não gostei muito da história, ela não me conquistou. Quando comecei a leitura, pouco sabia da trama e nem tinha lido a sinopse. Então, quando fui avançando, senti que era mais do mesmo, por isso que acabei não gostando.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Faz tempo que eu quero ler esse livro e te vendo falar dele dessa maneira eu acredito que vou gostar muito, também penso que vou ficar chateada comigo por ter demorado tanto para ler. Acho a história muito interessante e espero que eu leia logo para matar a curiosidade.

    ResponderExcluir
  13. Oi, flor!
    Me senti com sorte, porque adquiri esse livro em uma promoção. Ufa, ainda bem, pois percebo que o enredo vai me agradar muito. Gosto quando o tema doença é abordado de um modo mais realístico, embora isso geralmente parta nosso coração. E gostei de saber que o romance não é o foco, e sim a amizade, a superação, o carinho de Zack e Mia um pelo outro. Quero ler!

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? 71 livros já lidos esse ano? UAL. Não conhecia este livro, mas logo me interessei pela premissa. Gosto de saber que aborda superação e amizade (com só um pouco de romance) e gostei ainda mais de saber que tratam a doença de maneira mais humanidade do que costumamos ver em outras obras. Ótima dica, beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá! Eu não conhecia o livro. Gosto de romance clichê e um bom drama, desde que seja bem construído é claro. Nunca vi ou li Harry Potter então as referencias não faz diferença para mim em primeiro momento. O livro parece ser bacana, mas estou na duvida de ler ou não. Beijos'

    ResponderExcluir
  16. Olá Ivi!
    Eu já li esse livro é a história é linda e aborda sobre uma doença que mata a todo dia milhões de pessoas. Zac e Mia são bem diferentes, mas se completam e um da forças ao outro para seguir em frente.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  17. Ah, também gostei tanto desse livro! Principalmente por não romantizarem a doença, câncer é uma doença cruel que traz muito sofrimento para o doente e para todos à sua volta, e achei a reação da Mia muito real, muita gente se revolta ao ter que passar por algo assim. Adorei ver os dois se conhecendo e se ajudando, quero reler um dia.

    ResponderExcluir
  18. Oi oi querida,
    Não conhecia a obra. Já vi várias fotos desse livro, mas nunca parei para prestar atenção na história.
    Mas já gostei de Zack. O enredo do livro é diferente das que estou acostumadas a ler.

    P.S gostei das fotos, me fez gostar do livro ainda mais.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  19. Um detalhe: Escrevi dois comentários nesse post, mas não entendi por que não apareceu. Esse foi o terceiro :)

    ResponderExcluir
  20. Oi Ivi, também tenho esse livro a algum tempo e ainda não conseguir fazer a sua leitura. Só ouço opinião boas sobre ele, e foi isso que me vez ir atrás, mas ainda não estou no clima para entrar nesse tema. Apesar da história ser super envolvente. Amei o fato de ter como plano de fundo a Austrália, ainda não sabia sobre isso.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  21. Oi Ivi, tudo bem?

    Não conhecia a obra ainda e achei a historia fantástica e envolvente, principalmente por ter uma doença tão trágica no enredo.

    Com toda certeza colocarei na minha lista de leitura. Obrigada pela dica! Beijinhos.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Ivi

    Eu já havia lido algumas resenhas e honestamente eu não leria. Como você disse, o tema está bem saturado, e por mais que haja esses diferenciais eu não me sinto tentada a ler, pelo menos não agora.
    Que nom que você gostou.
    Abraçar livros depois de ler...quem nunca? Hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Comprei esse livro em uma troca a um tempo atrás e desde então venho adiando a leitura por achar que ele é um daqueles romances que podem nos deixar deprimidas, além de ter o tema muito batido a respeito de doenças e tal, porém sua resenha me deixou bastante curiosa visto que minhas primeiras impressões parecem ser infundadas. Obrigada pela dica. Com certeza foi anotada!

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014