22

A Garota No Trem (Paula Hawkins)

Ficha Técnica:
Nome Original: The girl on the train
Autora: Paula Hawkins
País de Origem: Inglaterra
Tradução: Simone Campos
Número de Páginas: 378
Ano de Lançamento: 2015
ISBN: 978-85-01-10541-7
Editora: Record

Oi gente que ama livros, desde 2014 que eu e a Kelly não fazemos Buddy Read - leitura em conjunto, e trazemos uma resenha dupla para o blog. Enfim, chegou o dia. Juntas lemos o mega "hypado", A Garota No Trem (Paula Hawkins) e vamos falar dele hoje. Comentários em Azul são meus e comentários em roxo, são da Kelly. Espero que gostem!

Expectativa X realidade

Não tinha muita expectativa sobre o livro, o gênero é bem diferente dos últimos livros que li, mas fiquei empolgada pela leitura em conjunto (adoro comentar os acontecimentos) e pela possibilidade de descobrir o que tinha acontecido com os personagens durante a história.
A leitura me prendeu mais do que eu esperava, fiquei muito curiosa e não parei até descobrir o que tinha acontecido e quem era o responsável por toda a situação.

Ao contrário da Kelly, minha expectativa estava nas alturas, porque o livro foi muito comentado e elogiado e com a expectativa da adaptação cinematográfica, minha curiosidade e meu interesse triplicaram com a leitura. Comecei a ler o livro muito ansiosa e predisposta a gostar da trama.




Os personagens principais e como suas vidas se cruzam na história.

A primeira personagem apresentada é Rachel, a garota no trem, que nomeia o livro. Outros personagens importantes são Cathy (amiga de Rachel), Tom (ex-marido de Rachel), Anna (mulher de Tom), Megan (babá da Evie, filha de Anna e Tom) e Scott (marido de Megan).

Rachel, como personagem principal, parece fazer com que todos os personagens ao seu redor, existam e se movimentem a partir dela própria. A visão que ela tem dos outros e a visão que os outros tem dela, consegue ser o fio condutor do enigma que o livro traz. Nenhum personagem no livro está lá a toa. cada um tem uma importância incisiva para que o enredo faça sentido.
“Não pode haver agonia maior, nada pode ser mais doloroso que a dúvida que não terá fim”.

O que conta a narrativa e como a história se desenvolve

A narração é alternada, há capítulos narrados por Rachel, Anna e Megan. A questão do tempo é importante durante todo o livro, com capítulos divididos por datas e períodos (manhã, tarde, noite e por vezes até madrugada).
Rachel narra sua rotina diária, no trajeto entre Ashbury e Londres de trem para ida e volta ao trabalho, começando sempre às 08:04h. Rachel sente que “participa” da vida dos habitantes das casas que observa de dentro do trem, chegando até nomear um casal como Jason e Jess. Rachel é alcoólatra, há muitos trechos descrevendo seus momentos de “adoração” da bebida e essa questão a prejudica em vários sentidos. Em uma de suas viagens no trem, Rachel percebe que Jess (a moça que observa diariamente) na verdade se chama Megan Hipwell, está desaparecida e decide descobrir o que ocorreu com ela. 
Cathy é a amiga compreensiva e que tenta ajudar mesmo em momentos absurdos, com Rachel totalmente bêbada. Rachel pensava ter vida feliz com Tom, mas em determinado momento eles se afastam e se separaram após Rachel descobrir traição dele com Anna.
Anna vive feliz com Tom e a filha Evie, mas se estressa com os diversos contatos entre Rachel e o ex-marido e tenta afastá-la da vida deles.
Rachel conhece Scott ao relatar informações da vida de Megan pelo que ela observou de dentro do trem. Ele sofre muito pelo desaparecimento da esposa e se sente em conflito em acreditar ou não na garota do trem.

Todo o enredo do livro se concentra no fato de Rachel observar Megan e Scott diariamente e, um dia específico, ela vê algo totalmente fora do comum na rotina do casal. No dia seguinte, ela lê no jornal que Megan desapareceu e Rachel constrói teorias sobre este desaparecimento, a partir do que ela viu. O problema é que Rachel é alcoólatra, depressiva e tem lapsos sérios de memória. Nem ela própria confia nas coisas que acredita ter visto e, será de responsabilidade do leitor, desvendar o paradeiro de Megan e quem foi o culpado pelo seu sumiço.
“Os buracos na sua vida são permanentes. É preciso crescer ao redor deles, como raízes de árvore ao redor de concreto; você se molda a partir das lacunas”.

Valeu à pena?

Tenho que dizer que valeu MUITO a pena, a autora conduziu a história de forma que em cada capítulo e cada situação apresentada levava a um possível responsável pelo desaparecimento de Megan. Essa questão só é desvendada nas últimas páginas, em uma situação que coloca a vida de todos os personagens em risco. A atitude de um personagem me surpreendeu bastante, por não continuar pelo caminho mais fácil e demonstrar coragem e inteligência no desfecho. Recomendo!

Super valeu a pena. A narrativa é viciante e era muito difícil ficar longe do livro. A curiosidade em saber como a autora iria amarrar todas as pontas e dar sentido para as pistas que ela levantou no decorrer da trama, me fizeram devorar a história. Para mim, a solução de todo o enigma, foi muito inteligente e em nenhum momento, eu desconfiei do que tinha acontecido, o que resultou em uma ótima surpresa.
Super recomendo para quem gosta de livros de suspense. A narrativa é fluida, bem desenvolvida e com tensão nos momentos certos. As cenas finais foram muito bem escritas e dava para visualizar os personagens interagindo. 
Eu gostei muito!!!

“Quem foi que disse que seguir o coração é uma coisa boa? É puro egocentrismo, um egoísmo de querer ter tudo”.

Um pouco sobre a autora: Paula Hawkins nasceu em 26 de agosto de 1972, no Zimbabwe. Aos 17 anos, s emudou com a familia para Londres, onde foi estudar filosofia. Foi jornalista financeira durante 15 anos antes de se dedicar totalmente a escrita. A Garota no Trem é o seu único livro publicado no Brasil

Comentários
22 Comentários

22 comentários:

  1. Olá Ivi
    Eu também já fiz essa leitura e para mim se tornou uma história ótima, inclusive estou curiosa pela adaptação. Sobre os comentários de vocês duas, simplesmente adorei e acho ótimo ler resenhas com mais de uma opinião, especialmente porque pode expandir as opiniões. Fico feliz que vocês tenham curtido a leitura e me identifiquei bastante com os destaques.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Esse livro está na minha lista à um tempo e cada vez que leio algo sobre, fico mais curiosa para saber mais!
    Vai virar filme, sabia? Quero muito saber antes de assistir! Amei sua resenha, me deixou louca para comprar <3
    Beijos, Lari
    segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá meninas ♥
    Primeiro eu não imaginava que a história se tratava de desaparecimento, podia jurar que era um romance rsrs(não me julguem). Adorei vê a resenha de vocês é bacana você vê o ponto de vista de duas pessoas diante de um mesmo livro, senti uma enorme vontade de ler por que vocês gostaram mesmo da história. A escrita da autora parece ser bem fluida e pelo fato de ser narrado por 3 pessoas eu já gostei mais ainda. Eu quero muito fazer a leitura desse livro , pois vocês me convenceram com essa resenha maravilhosa.

    ResponderExcluir
  4. Oi, nunca tinha lido uma resenha conjunta. Achei o máximo rs
    Também tenho altas expectativas sobre esse livro e não faço idéia sobre o que vou achar quando ler. As opiniões sobre ele sempre são ou muito boas ou muito ruins então quero muito ler pra tirar minhas próprias conclusões. Não sei se vou curtir muito ler essas cenas de alcoolismo da Rachel, mas quem sabe a carga emocional possa me marcar. Fiquei muito curiosa, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, nunca tinha lido uma resenha conjunta. Achei o máximo rs
    Também tenho altas expectativas sobre esse livro e não faço idéia sobre o que vou achar quando ler. As opiniões sobre ele sempre são ou muito boas ou muito ruins então quero muito ler pra tirar minhas próprias conclusões. Não sei se vou curtir muito ler essas cenas de alcoolismo da Rachel, mas quem sabe a carga emocional possa me marcar. Fiquei muito curiosa, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, nunca tinha lido uma resenha conjunta. Achei o máximo rs
    Também tenho altas expectativas sobre esse livro e não faço idéia sobre o que vou achar quando ler. As opiniões sobre ele sempre são ou muito boas ou muito ruins então quero muito ler pra tirar minhas próprias conclusões. Não sei se vou curtir muito ler essas cenas de alcoolismo da Rachel, mas quem sabe a carga emocional possa me marcar. Fiquei muito curiosa, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Eu nunc atinha lido uma resenha assim... A serio, já tinha lido em dupla por serem dois livros mas nunca com dupla opinião :)

    Adorei!! Eu qeuro há muito ler e tal como tu eu tenho expectativas altas, ainda bem que não desiludiu! :) E adoro narrativas alternadas!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ivi, tudo bem ?
    Eu não conhecia o livro, preciso dizer que amei a forma que vocês fizeram a resenha, muito interessante.
    Já tinha visto em dupla, mas cada um fazendo a sua, em posts separados. Assim junto ficou fluído e consistente. Amei.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie tudo bom?
    Então queria começar dizendo que adoro essas ideias de resenha conjunta eu fazia leitura conjunta com a minha irmã quando ela morava comigo e era super legal ler e comentar sobre o livro.
    Eu quero muito ler esse thriller e estou muito ansiosa pela adaptação também adorei sua resenha acompanhei algumas por causa do hype e praticamente já sei o livro inteiro sem ler menos o desfecho claro que ainda bem ninguém deixou escapar. Vou lê-lo sim obg pela dica.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  10. Olá meninas,
    Adoro essa resenha dupla e gostei muito da opinião de vocês. Acho que as impressões foram bem parecidas e curti muito isso. Fiquei muito contente por saber que a leitura foi viciante e que foi impossível largar o livro.
    Vou tentar encaixar essa leitura para logo.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Oi Ivi!

    Eu ainda não li, mas a premissa me deixa curiosa. Fico feliz que a leitura tenha sido boa. Espero poder ler em breve!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Então, conheço o livro de capa, mas da pra acreditar que eu nunca tinha lido nada sobre ele? Pensa na minha cara de surpresa quando descobrir que a protagonista era alcoólatra. E essa também é a primeira resenha em dupla que leio, e achei a dinâmica bem legal, e fico feliz que ambas tenham gostado. Vou anotar a dica, assim que puder vou lê a obra :D

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Achei bem interessante a forma como a resenha foi feita mostrando a opinião de ambas.
    Eu tenho muita curiosidade em ler a obra antes de assistir a adaptação cinematográfica. Fico muito feliz que ambas concordaram e que a leitura vale a pena, isso me deixa mais animada.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá ;) Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas sempre ouvi coisas maravilhosas a respeito, e ainda irá sair o filme né? E sempre é uma febre...preciso lê-lo. Parabéns pela resenha bem construída e fico feliz em saber que a leitura valeu a pena, a narrativa parece ser tão gostosa de ler.
    Bjinhos. <3

    ResponderExcluir
  15. Gostei bastante da maneira como vocês organizaram a resenha, ficou bem dividido quando cada uma estava comentando e não causou nenhuma confusão. Também gostei de ver as impressões das duas sobre o livro, eu quero muito ler e depois dessa resenha dupla eu fiquei ainda mais interessada.

    ResponderExcluir
  16. Olá, fiz essa leitura esse ano por acaso, ganhei o livro no amazon e nem estava interessada mas resolvi ler e até agora acho que foi uma das melhores leituras do ano, espero que a autora lance mais livros pois fiquei viciada na escrita dela

    ResponderExcluir
  17. Primeiramente, eu adorei o estilo dessa resenha, é muito bom saber a experiência de duas pessoas diferentes com a mesma obra em uma postagem só! Leitura conjunta é sempre legal pois você tem alguém pra comentar sobre a mesma obra. Esse é um livro que eu estou interessada em ler faz um tempinho, mas ainda não sei por que não li. Gosto muito de livros de suspense, e depois dos bons comentários das duas vou buscar lê-lo mais breve possível. Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi meninas!
    Antes de ler a resenha de vocês eu já tinha altas expectativas sobre esse livro. Agora, então, piorou! Sou muito envolvida com o enredo nos apresenta problemas sérios com os personagens (como o alcoolismo que foi citado por vocês). Sempre fico pensando o que pode acontecer e como será a narrativa. Parece uma história cativante, que, com certeza vou acabar lendo! Gostei da resenha em dupla, é legal ver dois pontos de vista sobre a mesma história!
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Olá, também preciso elogiar o formato da resenha, ficou muito legal! Vi muitas opiniões divergentes sobre esse livro, acabei levando as negativas mais em consideração e não me interessei, mas acho que vou acabar dando uma chance antes de ver o filme, o trailer já tinha me chamado a atenção, esta resenha era o empurrãozinho que faltava. Beijos

    Luana do lovereadmybooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Ivi! ^^
    Admito que apesar de ler tantas resenhas elogiando essa obra, continuo sentindo mais curiosidade pelo filme do que pelo livro, por esse motivo pretendo realizar a leitura de um primeiro e depois procurar quem sabe ler o livro e conhecer a história realmente.

    Beijos e até logo! ;)

    ResponderExcluir
  21. Oi Meninas
    Adorei a resenha dupla! Interessante ver o olhar de vocês sobre o mesmo livro. Eu tinha altas expectativas em relação à esse livro e não me decepcionei, apesar de esperar um final diferente. Quero sim assistir o filme e ver como será retratado nas telonas.
    Adorei a sinceridade de vocês!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  22. Amei o post, gosto de fazer leituras em conjunto, assim conseguimos mais alguém para concordar ou discordar de nós sobre os livros, nada melhor do que trocar experiências. Eu confesso estar com medo de ler esse livro, minhas expectativas estão altas, ainda mais depois da hype e do trailer do filme, mas depois da resenha percebo que posso ir sem medo, pois o livro é um excelente suspense bem narrado, que tem todo meu interesse e já esta como desejado a um tempo.

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014