13

O Efeito Rosie (Graeme Simsion)

Ficha Técnica:
Nome Original:The Rosie Effect
Autore:  Graeme Simsion
Tradução:Ana Carolina Mesquita
País de Origem:Estados Unidos
Número de Páginas:416
Ano de Lançamento: 2016
ISBN-13: 9788501106551
Editora: Record
SKOOB

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 60º livro lido em 2016 e foi O Efeito Rosie (Graeme Simsion). Este livro e a continuação do maravilhoso O Projeto Rosie e que para mim, foi uma das melhores leituras em 2013. Quando soube desta continuação, confesso que fiquei preocupada em estragarem a história, mas, ainda assim, precisava ler e matar a saudade dos personagens.


No primeiro livro, conhecemos Dom, um homem que tem por volta de 40 anos e é um bem-sucedido professor de genética em Sidney, Austrália. Dom, tem sua vida totalmente organizada de forma que ele não desperdice tempo com anda que não seja de fato importante e o seu dia a dia, bem como seus relacionamentos de amizade, seguem um certo esquema. Porém, como todo ser humano, ele sente falta de amar e ser amado e então, ele desenvolve um projeto para conseguir uma namorada e é assim que a Rosie entra na história. A princípio, Dom queria uma namorada igual a ele, sistemática e organizada, porém Rosie é o oposto disso e ainda assim, ele se apaixona.


No segundo livro, eles estão casados e agora vivem em Nova York, onde Rosie está concluindo seu mestrado e já no início do livro somos surpreendidos por uma maravilhosa novidade: Rosie está grávida!!! Então o livro será desenvolvido em Dom organizar e sistematizar a sua vida em função do filho que está para chegar.

Confesso que toda a minha antipatia por uma continuação desta história foi dizimada já no primeiro paragrafo do livro, porque realmente é impossível não amar o Dom com todas as forças e mesmo que a história deste volume aqui fosse fraca e inconsistente, o que não é, eu curtiria ficar mais alguns dias na companhia do Dom. Ele continua organizado, porém aqui, encontramos um Dom mais emotivo, mais vulnerável e segredos escondidos de sua vida pregressa à Rosie, são desvendados.


É uma delicia estar na mente de Dom e perceber a vida sob a ótica dele. Como que na cabeça dele, tudo faz sentido sob um a ótica organizada e menos emocional. Em contrapartida, é interessante ver as emoções avançando sobre seu comportamento sistemático dele e perceber o quanto o amor e a paixão, podem de fato, mudar e suavizar tudo.

A escrita do Graeme é sensacional. Fluida, inteligente, original e viciante. Impossível ler apenas um capitulo, porque a história te prende e a forma que ele nos conta esta história, nos dá a sensação de que somos muito inteligentes por ler este livro. Os personagens continuam muito carismáticos e o circulo de amigos ao redor de Dom é apaixonante. Rosie segue sendo mais que querida e apesar de todas as dificuldades que podem aparecer, torcemos para os dois o tempo todo.


A única coisa que me decepcionou um pouco em relação ao livro, foi a capa. A capa do primeiro volume quando lançado em 2013 era sobremaneira mais bonita e esta capa aqui, ficou bem inferior. Acredito que uma capa similar à primeira edição, encheria mais os olhos dos leitores, todavia, independente disso, o livro é muito bom e mesmo com suas mais de 400 páginas, consegui ler em apenas dois dias, porque me foi impossível ficar longe da história e doas personagens.

Super recomendo para todos os tipos de leitor. O livro tem romance, diversão e reflexão, em uma mistura que deu muito certo par a história proposta. Mais que isso, nos faz pensar muito em nos aceitar e ao mesmo tempo, nos impor desafios que podem fazer as pessoas que nos amam, viver melhor. É um livre com os elementos certos para deixar o leitor satisfeito ao final da leitura. Porém, é imperativo a leitura do primeiro volume, para que este amor todo que o leitor sentir[a pelo Dom e pela Rosie, não fique fragmentado.

Eu adorei!!!


Um pouco sobre o autor: Graeme Simsion é da Nova Zelândia e antes de começar a escrever romances, publicou dois livros técnicos sobre tecnologia da informação. Seus livros publicados no Brasil são:
Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Olá!! Tudo bem? Primeiramente gostaria de dizer que você me encantou com a resenha, já quero ler esses dois livros, eu já havia ouvido falar do Projeto Rosie, mas a continuação não, confesso que a continuação parece ser mais instigante e envolvente do que o primeiro livro, mesmo porque já estamos envolvidos com os personagens, gosto de histórias com amor. com certeza está na minha listinha. Obrigada e parabéns pelo lindo blog ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ivi!
    Esse livro tem tudo aquilo que eu gosto que um livro tenha e parece ser muito confortável. Ainda essa semana eu li uma resenha sobre ele e fiquei com vontade de ler, a sua resenha fortaleceu isso. Mas, primeiro, quero ler O Projeto Rosie, que eu ainda não li, não sei como.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá
    eu li O projeto Rosie e gostei, mas foi apenas isso. Não sinto a menor vontade de ler essa sequência. De qualquer maneira, adorei sua resenha e imagino que devem haver varios leitores curiosos sobre o desenvolvimento e mudanças na vida dos personagens centrais. E claro, sua resenha está ótima. É uma excelente recomendação para quem realmente adorou o projeto Rosie.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Ivi,
    Ainda não li O Projeto Rosie, mas é um livro que tenho a maior curiosidade. Adorei saber que o personagem possui qualidades trazidas do livro anterior (ser organizado) mas possui novas (ser emotivo). Fiquei bem contente por saber que a Rosie está grávida, pois ela parece ser uma personagem bem legal. E, também, fiquei super contente por o livro não ter te decepcionado. Também acho a capa estranha, mas o que podemos fazer?
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi para você.
    Não conhecia esse livros e você, com sua escrita perfeita, me deixou bem curioso. Adoro esse tipo de livro que tem aventura, romance, o tipo de leitura que prende o leitor. Pelo visto essa obra se encaixa perfeitamente no que eu busco. A sua resenha está ótima, bem detalhada e o que são essas imagens!! Adorei... Anotada a dica.
    Até mais...

    ResponderExcluir
  6. Vi eu e meu noivo nesses personagens. Ele sempre organizado e correto é eu com tudo bagunçado deixando ele quase louco. Mas como ainda não li o primeiro livro...acho melhor começar por ele neh?! Mas achei a história gostosa mesmo romance não sendo meu ponto forte.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu já ouvi falar no primeiro livro e apesar de quando li o título me lembrei, não pensei que era uma continuação, HAHA.
    Adorei saber que o livro tem todos os elementos necessários pra fazer o leitor amá-lo!
    Pode deixar que vou ler o primeiro antes, pra ter uma experiência melhor!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ivi!
    Eu li o primeiro livro e amei a história e os personagens. Já estou com esse segundo livro e com grandes expectativas para a leitura. também não gostei muito da capa, mas espero amar a leitura! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?
    Eu nunca li nada do autor, mas já ouvi falar bastante de O Projeto Rosie. Esta é a primeira resenha que leio dessa sequência, e a carisma da sua resenha me despertou interesse em conhecer essas obras. Gostei dessa mistura que o enredo oferece, acho que eu curtiria a trama.

    Beijos,
    Dai | Blog Virando a Página

    ResponderExcluir
  10. Acredita que só fui saber dese livro na Mochilão da Record? Nunca tinha prestado atenção nele em lugar nenhum. Lá ele me deixaram tão empolgada com a história que quase comprei. Lendo agora sua resenha, me lembrei de porque tive vontade comprar. A história parece ser incrível, só não me anima muito não ser uma história fechada em um único livro. mas adorei a dica.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Eu não conhecia esse livro, mas estou vendo tantas pessoas falando sobre ele e o primeiro que estou muito curiosa para conferir os dois.
    Achei muito bacana os temas abordados na história, principalmente a auto aceitação e o fato de vc se esforçar para tornar a vida de quem vc ama mais fácil.

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Lembro de ter lido as primeiras páginas de "O projeto Rosie" quando minha amiga o estava lendo (o livro era dela), mas não cheguei a terminar. Estou curiosa para saber como tudo acontece, devo ter lido umas cinco páginas apenas, e foi o suficiente para atiçar minha curiosidade. Adoro romances divertidos...hehe' Fico feliz em saber que gostou do livro, Ivi, apesar de a capa não estar mesmo tão bonita :/
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Ivi, tudo bem?
    Fiquei bem feliz em ver que você gostou do livro, eu já li o primeiro volume há muito tempo atras e confesso que tinha me esquecido de alguns detalhes dele. Por isso acredito que preciso reler ele e depois pegar esse, que com certeza irei ler logo que eu conseguir. Amei sua resenha e adorei saber que o livro é ótimo!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014