12

O Caderninho de Desafios de Dash & Lily (David Levithan e Rachel Cohn)

Ficha Técnica:
Nome Original: O Caderninho de Desafios de Dash & Lily
Autores: David Levithan e Rachel Cohn
Tradução: Regiane Winarski
País de Origem: Estados Unidos
Número de Páginas: 256
Ano de Lançamento: 2016
ISBN-13: 9788576864677
Editora: Galera Record

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 46º livro lido em 2016 e foi O Caderninho de Desafios de Dash & Lily (David Levithan e Rachel Cohn). Desde o meu primeiro contato com a escrita do Levithan, desenvolvi uma necessidade por seus livros. Todos os que eu li, solos ou em parceria, foram leituras ótimas, então, quando começaram a divulgar este livro aqui, me interessei imediatamente.

O livro nos traz o Dash, um adolescente, filho de pais separados que decidiu passar o natal sem a companhia de nenhum dos dois. Ele falou para a mãe que passaria as festas de fim de ano com o pai e falou par ao pai, que passaria as festas de fim de ano com a mãe. E assim, ambos, como se odeiam, não averiguaram as informações. E temos a Lily, uma adolescente também, muito gente boa, sossegada, inteligente, boa filha e ótima irmã. Tão boa irmã, que o irmão, Langston, decidiu arruma rum namorado para ela e para encontrar alguém no nível de inteligência e esperteza de Lily, montou um caderninho de desafios e o abandonou em uma prateleira em uma conceituada livraria de Nova York.
"Não há nada no mundo tão irresistivelmente contagiante, quanto a gargalhada e o bom humor. " página 101
Então, Dash, passeando pela livraria, encontra o caderninho e aceita o primeiro desafio. A brincadeira seria ele cumprir o desafio e esperar o próximo, mas então, ele também lança um desafio para Lily e assim, ambos se interessam um pelo outro, sem grandes referências quem o outro pode ser.


Em capítulos intercalados, conhecemos a vida de cada um dos dois. Dash, a princípio anti social e implicante, se apresenta aos poucos, como um menino um pouco sozinho, mas aberto para ser amado. Ele se entrega totalmente aos desafios que Lily lança para ele e isso faz com que os dias de solidão das festas de natal e ano novo, tenham uma nova cor.

Lily é apaixonante. Uma garota comum, um pouco tímida, que nunca namorou, mas cheia de planos e com os olhos em um futuro de realizações, é bem fácil se envolver com ela. Suas conclusões e a forma como interage com todos ao seu redor é uma graça, além de uma paixão absurda por animais de estimação.


O livro então irá se desenvolver em cada desafio proposto, levar Dash e Lily ao encontro um do outro e a cada dia, a torcida para que isso não demore, é  mais forte. Dash desafia Lily a fazer coisas que ela nunca fez e ela se aventura, com medo, mas impulsionada por não deixar o desafio para trás e Dash, vai se interessando pela garota desconhecida que o colocou naquela brincadeira.

Lily e Dash escrevem  determinados desabafos no caderninho e nesta parte da leitura, o texto leve e divertido, se torna um pouco mais reflexivo e intenso, o que só torna a leitura ainda mais interessante e viciante. Existiram momentos em que eu queria saber como eles conseguiriam vencer o desafio, e em outros, ficava curiosa com o que um escreveria para o outro.


Os personagens secundários são bem carismáticos também. O irmão de Lily e seu avô são uma graça e o melhor amigo de Dash, rouba a cena em algumas partes do livro, com bom humor impecável.

O livro foi uma deliciosa leitura. Um romance inocente com toda aquela magia de primeiro amor, que nos conquista e nos faz amar e se apaixonar junto com o casal. Uma linguagem fluida, as vezes sarcástica e irônica, cheia de inteligência e boa articulação das palavras, fizeram o texto ser bem rico para mim, e ora eu dava risada, ora suspirava oma doçura dos personagens.
"Para ser bem sincera, devo admitir que pesquisei boa parte das evidências que refutam a existência de Deus, e, como resultado, desconfio que acredito nele com a empolgação que acredito no Papai Noel." página 23
Mais uma vez, David Levithan me prendeu em um enredo original e interessante e o meu primeiro contato com a a escrita da Rachel Cohn, também foi mais que feliz. Não sei se cada autor foi responsável por um personagem especifico dentro do enredo, mas sei que a voz narrativa dentro do livro, é extremamente homogênea e ainda que Dash e Lily sejam muito diferentes um do outro, a escrita é muito harmônica.


Eu adorei o livro!!! Romântico e engraçado, os autores nos trouxeram uma história boa de ser lida, com um pouco de tudo o que um excelente livro pode ter. Recomendo para quem gosta de romances dentro deste universo jovem adulto e, até para quem não curte muito este gênero, acredito que o livro seja uma excelente indicação para melhor conhecer o estilo.

Amei!!!


Um pouco sobre os autores:
David Levithan é um escritor norte americano, nasceu em 07 de setembro de 1972, New Jersey. Seus livros publicados no Brasil são:

Rachel Cohn nasceu em 14 de dezembro de 1968 em Silver Spring, Maryland. Cresceu no subúrbio, mas também passou os verões da infância em Massachusetts. A partir do momento que aprendeu a ler e escrever, ela estava sempre tentando criando histórias. Cresceu cercada por livros e pela família que eram educadores. Seus livros publicados no Brasil são:
  • O Caderninho de Desafios de Dash & Lily
  • Naomi e Ely e a Lista do Não Beijo
  • Nick & Norah

Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. Já quero ler, a capa é muito fofa e vendo a sua resenha me deu mais vontade ainda. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivi, como sempre a resenha está incrível, assim como suas fotos. Eu já li esse livro recentemente e gostei bastante do desenvolvimento e do clima natalino. É mesmo muito romântico e engraçado. É uma leitura deliciosa, com certeza. Ouvi falar que vem outro título por ai... ansiosa!!!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivi, tudo bem?
    Li somente dois livros do David Levithan e apesar de ter lido poucas obras do autor, eu adorei a escrita gostosa dele! Esse é o tipo de romance que eu mais gosto em um livro, bem juvenil, inocente e mega fofo! Adorei a sua resenha, juro que fiquei desejando muito o livro agora, mal posso ver a hora em que poderei tê-lo em mãos. Dash e Lily parecem ser muito divertidos e com esse desafio acredito que eles irão divertir muito o leitor. É uma pena que seja meio curtinho. Enfim, mal vejo a hora de ler!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Ivi,
    Eu ainda não li esse livro mas estou muito interessada nele. Tenho visto alguns comentários positivos sobre a obra mas fiquei encantada com ele através da sua resenha. Gostei muito de ver sua opinião e saber o quanto que você gostou. Eu acho que vou me apaixonar depois que eu ler, se pela tua resenha já fiquei assim, estou certa que a leitura será maravilhosa.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ivi, tudo bem??
    Adorei menina essa resenha... eu gosto muito da escrita de David, embora tenha lido apenas um livro dele... ele tem uma escrita envolvente... fiquei bem curiosa com este livro porque adoro um romance adolescente e a apresentação deste enredo chamou muito a minha atenção... gostei demais de tudo que li aqui... sua resenha ficou maravilhosa!!! Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi ivi.

    Eu achei a premissa e a capa bem bonitinhas, mas eu to meio que fugindo de romances jovens assim, mesmo sabendo que é legal e gostosinho ler sobre romances leves. Adorei suas considerações, quero saber mais sobre esses personagens, acho que leria só por causa deles. Me parecem ser fofos de mais!!

    beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Gostei tanto da resenha apaixonada que você escreveu que me contagiou. Apesar da leitura me parecer um pouco teen me deixou com muita vontade conhecer essa história. Anotado para as próximas leituras. Valeu a dica!

    Uma vida literária

    ResponderExcluir
  8. Oi Ivi!
    Que resenha incrível, a mais completa que li até agora sobre esse livro. Adorei saber mais informações sobre os personagens que parecem ser muito cativantes.
    Também sou fã do autor e das histórias que ele escreve e essa em particular me chamou a atenção por parecer ser um romance bem leve e gostoso de ler,como você descreveu, e por isso estou bem animada para o ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Apesar do livro trazer uma história simples, pelo que vejo na resenha, é na simplicidade que a história é encantadora. Essa narrativa intercalada também é bem interessante, sem falar nesses desabafos dos protagonistas, devem realmente ser bem divertidos- assim como a realização dos desafios. Enfim, amei essa dica e espero um dia ter a oportunidade de ler. :)

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  10. Ivi lindona essa capa é linda demais, acredito ser um romance leve que irei gostar muito, e notei que muitas vezes a carência e a sorte nos faz acreditar que temos uma pessoa certa nos esperando. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Apesar de amar livros adolescentes, esse pouco me chamou a atenção, eu até tenho ele em casa, mas ainda não me senti tentada a iniciar a leitura, mesmo com tantos elogios por ai... Sua resenha, despertou um pouco do interesse que ainda não existia em mim, porem sinto que ainda não é o momento de realizar a leitura

    ResponderExcluir
  12. Oi Ivi, tudo bem?
    Eu li esse livro recentemente e gostei muito da história, é um romance leve e cativante né? Impossível não se encantar com esses personagens, fiquei bem feliz em ver que você gostou da leitura, é realmente muito boa!

    Beijos

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014