18

Livraria El Ateneo - Buenos Aires

Oi gente que ama livros, hoje venho com um post diferenciado, vou falar um pouco da minha visita à segunda livraria mais bonita do mundo, segundo o jornal britânico The Guardian: El Ateneo Grand Splendid.

Estive em Buenos Aires entre 10 e 13 de março e um dos lugares que eu mais queria conhecer, era esta livraria, então, no sábado pela manhã, dia 12/03, fui até lá com a Kelly, colunista aqui do blog e uma das minhas melhores amigas. Ela já a conhecia e já imaginava que eu adoraria o lugar. Então, um pouco depois das portas abertas do estabelecimento, já estávamos por lá, literalmente turistando.
A Livraria El Ateneo é um dos lugares mais bonitos da cidade de Buenos Aires. Um passeio altamente recomendado para amantes de livros. Com certeza, a livraria mais bonita em que eu pude estar. Mas a Ateneo Grand Splendid não é só livros. É também história, e das boas.


Esta livraria está situada no prédio onde um dia funcionou o Teatro Grand Splendid e grandes nomes da cultura argentina mostraram seu talento por seu palco, como Carlos Gardel e Roberto Firpo. E o nome por trás desta história é Max Glucksmann, que teve uma trajetória de sucesso no mundo da música e do cinema. Uma história que daria um filme… ( e se existir tal filme, por favor me avisem!)

Este imigrante austríaco chegou a Buenos Aires em 1890. Depois de algum tempo trabalhando como assistente de fotografia na Casa Lepage, se tornou o proprietário. Esta empresa importava material fotográfico e outro nome importante da história cultural da Argentina trabalhou lá além de Max, o francês Eugène Py, que se tornaria o primeiro cineasta argentino. Max começou a investir no ramo do cinema, abrindo salas de exibição em Buenos Aires, em outras cidades da Argentina e também no Uruguai e no Chile. Além da atuação no mercado cinematográfico, Max Glucksmann foi também um pioneiro no mercado da música. O nome Carlos Gardel lembra algo para você? Sim? Gracias, Max.


Em 1919 Max construiu a Grand Splendid. O prédio grandioso conta com uma pintura de Nazareno Orandi na cúpula, e cariátides de Troiano Troiani. O final da Primeira Guerra foi a inspiração para a pintura com temas pacifistas. 

Quando o grupo Yenny, proprietário da El Ateneo, ficou responsável pelo prédio, uma certa polêmica surgiu pois um grande número de pessoas acreditava (e ainda acredita) que o prédio deveria ser restaurado para sua função original, ser um teatro. Eu acredito que esta livraria democratizou o acesso a esta história, pois agora você pode tomar um café no palco onde Gardel cantou e ter uma ideia do ponto de vista do artista, coisa que no teatro você não poderia fazer sem complicações com a lei. Você pode passar horas caminhando pelo prédio, observando os detalhes, lendo os livros, se emocionando com a pintura da cúpula, tudo isso de graça. O teatro com certeza faz falta porque teatros nunca são demais, mas milhares de pessoas visitam o prédio e talvez nunca o visitariam em sua função original.


Fiquei deslumbrada com a beleza do lugar. Os corredores entre as prateleiras de livros são tão incrivelmente bonitas e organizadas, que gerou em mim uma certa reverencia ao desbravar o local. Procurei nas prateleiras pelos meus títulos favoritos e me emocionei ao encontrá-los. Foi, sem dúvida nenhuma, o lugar mais bonito de toda a cidade que eu pude estar e voltando a Buenos Aires, com certeza, visitarei mais uma vez!!! 

Dicas úteis:

Horário de atendimento: 
Segunda a Quinta 9:00-22:00 hs, 
Sexta e Sábado das 09:00 às 24:00 hs, 
Domingos 12:00-22:00 hs.

Como chegar: 
Linhas de ônibus: 10 - 12 - 37 - 39 - 101 - 108 - 124 - 132 - 150 - 152.
Linha de metro D: Estação Callao (4 quarteirões).

Fiz um pequeno vídeo da minha visitação na livraria. A ideia original era apresentá-la à vocês, porém no dia em que estive lá, estava totalmente sem voz, mas acredito que o vídeo dará uma boa ideia do quanto ela é bonita. Espero que gostem!!!

Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. Lindo!!!!!!!!!!!

    Olá!

    Para quem gosta de redes sociais e/ou fotografia e quer ganhar uns $ extra com um blog, inscreva-se na Tsu!
    Deixo aqui o convite:
    https://www.tsu.co/Samgom

    Nota: Mais informação aqui:
    https://en.wikipedia.org/wiki/Ts%C5%AB_(social_network)

    ResponderExcluir
  2. Oii
    também fiquei deslumbrada só pelo que você falou. É uma ótima dica para quem quer conhecer lugares novos e que tem tudo a ver com nossos gostos literários hehe adorei o post e obrigada pela dica.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Primeiramente, amei o post, achei super original. Eu nunca viajei para fora do Brasil, mas um dia espero fazer e realizar meu sonho de conhecer livrarias e novos lugares pelo mundo. Essa livraria é realmente linda, imensa e tão charmosa ♥
    Amei o post!
    Beijos.
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que livraria linda, fiquei com super vontade de conhecer. Eu quero ir para o Chile, quando terminar minha graduação e disseram que lá também tem livrarias lindas. Deve ser bem legal ver seus títulos em espanhol, hahaha. Saiu com algum livro?
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, que livraria lindaaa *.*
    Eu sou apaixonada por livrarias e bibliotecas e quando tiver uma oportunidade, sairei pelo mundo visitando cada uma deles (tô sonhando alto, mas tudo bem,rsrsrsrs)
    Fico feliz por você que pode ter essa experiencia maravilhosa.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Eu fui para Buenos Aires ano passado e visitei a livraria logo no primeiro dia, não teve como resistir haha
    Esse lugar é simplesmente incrível, ficaria horas ali dentro vendo cada detalhe e também voltaria lá em uma próxima visita, espero que não volte a ser um teatro...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ivi

    Quero muitooooooo conhecer essa livraria, tenho uma amiga que há dois anos foi nela e me trouxe um livro que guardo com muito amorrr, ela é espetacular e como arquiteta já pode imaginar o quanto acho impressionante.

    Bjos lindona

    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie, Tudo bem?
    Aii essa livraria parece ser linda, ainda não visitei nenhuma livraria grande, espero poder em breve, inclusive já faz um bom tempo que não visito livrarias nem pequenas (quem dera, grandes rsrs).

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  9. Oiiê
    Eu não conhecia esse ranking com as mais lindas livrarias, mas se tem uma coisa que essa daí não é, é feia, rsrs. Caramba, ela é muito top e só pelas suas fotos vejo que eu ia amr de mais. Pra ser sincero eu nunca entrei em uma livraria enão qualquer uma seria bem linda. Mas eu Adorie essa daí
    Bjsk e até mais

    ResponderExcluir
  10. Que show genteee, meu sonho é conhecer Beenos Aires, e sem dúvida quando eu conseguir grana para ir hehehe vou visitar essa livraria lindaaaaaaaaa. Já anotei aqui.
    Adorei as edições do pequeno principe.
    O top é que você ainda foi com sua amiga do blog, que amor hehehhee
    Adorei o post, realmente a livraria é linda, eu ficaria boba lá kkkkk

    ResponderExcluir
  11. Oi Ivi
    Quero muito conhecer Buenos Aires e com certeza a Livraria El Ateneo está na lista!
    Realmente muito linda. Adorei conhecer mais detalhes e amei as fotos!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  12. Waaaaa, que incrível! Parabéns por ter visitado esse lugar maravilhoso, uma das mais belas livrarias do mundo (em minha opinião). Infelizmente, quando fui a Buenos Aires, Al Ateneo estava em reforma, acredita? Muito azar. Não pude visitá-la. Mas gostei de conferir suas fotos e ler um pouco das curiosidades desse lugar.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ivi, mulher, que lugar tão lindo <3 Que vontade de conhecer =D Se por foto já é lindo, por vídeo é ainda melhor. Imagino então ao vivo que emoção. Eu ainda pretendo visitar a cidade e com toda a certeza vou ir visitar a livraria. E que bacana que sua melhor amiga fez essa viagem com você =D
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ivi. Que tudo essa livraria, fiquei encantada. ♥
    Achei legal o post, você mostrar e falar sua experiencia por lá. Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  15. Sem sombra de dúvidas, você esteve num paraíso. UAU, que lugar!
    Adorei seu blog.
    http://revelandosentimentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ivi...
    To aqui morta com tanto livros, que lugar lindo meu deus.
    Enquanto muitas garotas gostariam de conhecer as lojas de Buenos Aires eu daria tudo para conhecer essa livraria.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  17. Olá! Nossa que sonho, quem sabe um dia realize 💙

    http://sejaamavel.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  18. Oi Ivi,
    Estive nessa livraria tem alguns anos, ela é realmente linda e vale muito a pena a visita. Lembro que quando fui estava na febre de Crepúsculo e tinha muitos livros que não haviam sido lançados aqui e o preço era ótimo também.
    Eu adorei as fotos.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014