6

A Volta ao Mundo em 80 Dias (Julio Verne)

FICHA TÉCNICA
Nome original: Around the World in Eighty Days
Autora: Julio Verne
Tradução: Paulo Polzonoff Junior
País de origem: Inglaterra
Número de páginas: 256
Ano de Lançamento: 1973
ISBN-13: 9788572322881
Editora: L&PM

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 23º livro lido em 2016 e foi A Volta ao Mundo em 80 Dias (Júlio Verne). Sempre ouvi falar muito deste livro, mas confesso que ignorava completamente a história, até que meu filho após assistir um episódio de Dr, Who, falou para mim que queria ler o livro. Comprei o livro pra ele e antes mesmo dele ler, lá fui eu conhecer esta história tão popular e amada por leitores do mundo inteiro.

O livro nos traz Mr. Fogg, um homem rico e sistemático, muito regrado, que em um de seus encontros com amigos no distinto Clube da Reforma, discutem um assalto a um banco em Londres e do quanto seria fácil para este ladrão sumir no mundo, e então Mr. Fogg aposta com os amigos que ele é capaz de dar a volta ao mundo em apenas 80 dias. Se ele ganhar a aposta, ele ganha 20 mil libras e se ele perder, ele terá que pagar o mesmo valor. Então, Mr. Fogg acompanhado de seu servo recém-contratado, Passepartout, partem em viagem a fim de ganharem a aposta. Porém, Mr. Fogg se parece muito com o tal assaltante de banco e um investigador da policia inglesa, Mr. Fix, o segue na sua viagem com a intenção de prendê-lo porque acredita que ele é o ladrão procurado.

O livro então se desenvolve em Mr. Fogg viajar de ponto a ponto com a intenção clara de cumprir com o prazo estabelecido, porém, contratempos vão acontecendo em diversos lugares e ele tem que correr e mudar diversas vezes seu plano inicial, para não correr o risco de perder a aposta.

O livro é uma delicia de ser lido. Com um tom de aventura e personagens carismáticos e envolventes, a história passa pelas páginas de forma interessante e é impossível não torcer e não sofrer com os personagens e como eles irão administrar o tempo e os contratempos que vão se apresentando no seu caminho.

Um pouco de tudo acontece neste enredo em função dos lugares pelos quais Mr. Fogg e Passepartout passam. Pessoas que eles conhecem, um sutil romance, uma pincelada em determinadas culturas e quando a aventura termina, de forma previsível, mas muto consistente, a satisfação de se ter lido um excelente livro é inquestionável.


Deem uma olhada no roteiro e cronograma que Mr. Fogg fez para que ele pudesse ganhar a aposta:
De Londres – a Suez – navio e trem 7 dias
De Suez a Bombaim – navio 13 dias
De Bombaim a Calcutá – trem 3 dias
De Calcutá a Hong Kong – navio 13 dias
De Hong Kong a Yokohama – navio 6 dias
De Yokohama a São Francisco – navio 22 dias
De São Francisco a Nova Iorque – trem 7 dias
Nova Iorque – Londres: navio e trem 9 dias
Eu adorei o livro e mega indico para quem gosta de uma livro inocente, inteligente e cheio de aventuras. É com certeza, um livro que agradará o público infanto juvenil porque a leitura flui de forma rápida e o leitor vai querer saber logo como será o final, além de ficar deslumbrado com a descrição de determinados lugares no século passado. O livro é apaixonante, frenético e mesmo que conte uma história de mais de uma século atras, possui um humor atemporal, que agrada muito ao leitor.

Adorei!


Um pouco sobre o autor: Jules Gabriel Verne, conhecido nos países de língua portuguesa por Júlio Verne, nasceu em Nantes, 8 de fevereiro de 1828, França, e faleceu em Amiens, 24 de março de 1905. Ele foi o primogênito dos cinco filhos de Pierre Verne, advogado, e Sophie Allote de la Fuÿe, esta de uma família burguesa de Nantes. É considerado por críticos literários o inventor do gênero de ficção científica, tendo feito predições em seus livros sobre o aparecimento de novos avanços científicos, como os submarinos, máquinas voadoras e viagem à Lua. Até hoje Júlio Verne é um dos escritores cuja obra foi mais traduzida em toda a história, com traduções em 148 línguas, segundo estatísticas da UNESCO, tendo escrito mais de 100 livros. Alguns de seus livros publicados no Brasil são:
Cinco semanas em um balão
Paris no século XX
O capitão Hateras
Viagem ao centro da terra
Da Terra à Lua
Os Filhos do Capitão Grant
À volta da Lua
Vinte mil léguas submarinas
Os conquistadores
Uma cidade flutuante
Três russos e três ingleses
A volta ao mundo em oitenta dias
A ilha misteriosa
Martin Paz
O Chancellor
Um drama no México
As Índias Negras
Um capitão de quinze anos
As atribulações de um chinês na China
A revolta da Bounty
A casa a vapor
O raio verde
O arquipélago em chamas
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Esse livro é maravilhoso. Eu li esse faz um tempinho mas é impossível esquecer os detalhes e suas riquezas de tantas informações. Vale muito a pena, o livro é muito inteligente mesmo.
    beijos
    Fer

    ResponderExcluir
  2. 23º livro? Já? Eu agora que li 12. Eu nunca li esse livro de Verne, mas parece ser uma leitura maravilhosa. Já li outros dois do autor, e simplesmente me fascinei e aprendi muito com a leitura.
    E pretendo ler esse livro, parece ser cheio de aventuras mesmo.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Ah que livro mais interessante. Eu ainda não conhecia e fiquei tão atraída por ele, achei muito legal a proposta dele e o fato de você falar que é uma trama inteligente e inocente, me deixa ainda mais interessada.
    Olha, o pessoal me chama de louca porque leio muito mas acabei de encontrar alguém que lê tanto quanto eu =D eu também estou nessa média, estou lendo o 26 fora os contos kkkk

    ResponderExcluir
  4. Olá :D
    Esse livro é incrível. Li ele faz bastante tempo em umas edições que vinham na Revista Recreio e Verne nos faz viajar juntamente com o protagonista.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro...hehe' mas confesso que não fiquei curiosa para ler, não é bem o tipo de história que eu gosto de ler (não sou muito fã de aventuras), mas fico feliz que você tenha gostado da história, espero que você tenha a oportunidade de ler os outros livros do autor, e que goste :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie Ivi,

    tudo bom???

    vi várias resenhas desse livros, e as opiniões são bem 8 ou 80, alguns amaram e outros não conseguiram se prender no enredo do livro.
    Mas eu gostei da proposta, gosto de uma leitura leve e inteligente também !!! Vou add na minha lista.

    =)

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014