17

No teu olhar (Nicholas Sparks)

FICHA TÉCNICA
Nome original: See Me
Autor: Nicholas Sparks
Tradução: Isabel Veríssimo
País de origem: Estados Unidos
Número de páginas: 306
ISBN: 9789892333793
Editora: ASA

Como fã de Nicholas Sparks, me empolguei ao saber de um livro novo. Por enquanto não há previsão de lançamento aqui no Brasil, mas encontrei a versão lançada em Portugal e logo comecei a ler. Reconheço que tive certa dificuldade em alguns momentos por desconhecer palavras como “sarilho”, “batota”, “fixe” e “tareia” (com a ajuda do dicionário descobri que se referiam a briga, trapaça, legal e surra), mas também tornou a leitura mais interessante ao conhecer novas palavras.
“A experiência era a mais dolorosa das professoras.” - página 5.
O prólogo do livro já é tenso, alguém descreve uma família e promete vingança. A narração dos capítulos é alternada entre os protagonistas Maria e Colin. Maria é formada em Direito, filha de mexicanos e os pais tem orgulho dela por ser a primeira da família a ir a universidade. Colin é lutador de artes marciais e trabalha em um bar, teve uma infância complicada e tem problemas de relacionamento com os pais. Já foi preso várias vezes por brigas e tenta canalizar sua energia nos estudos (deseja ser professor) ou nas lutas. Como Colin não encontra apoio na família, quem o ajuda em todas as horas é o amigo Evan e sua noiva Lily.

Ao contrário de Colin, Maria encontra grande apoio na família. Os pais são donos de um restaurante bem sucedido e a irmã Selena é divertida, fã de redes sociais e incentiva Maria a aproveitar a vida. Colin conhece Maria ao ajudá-la a trocar o pneu de seu carro, ela se assusta com a sinceridade dele ao responder e ao relatar coisas graves de seu passado na primeira conversa entre eles, assim como Maria também confessa o motivo pelo qual deixou o escritório em que trabalhava.

Os dois se envolvem mesmo sendo tão diferentes e tentam se adaptar ao que é importante para o outro: Colin visita a família de Maria e ela o acompanha nos treinamentos. Até a metade do livro tudo estava perfeito para os dois, típico protagonista complicado que muda após se apaixonar, só que a leitura já me parecia chata e lenta, pois não acontecia nada surpreendente ou trágico. A situação muda algumas páginas depois, Maria recebe flores em um cartão sem assinatura com a seguinte frase: “você vai saber a sensação” e se assusta. 

A partir daí, Colin se dedica a protegê-la e a descobrir quem seria o responsável pelo envio das flores e por várias situações ameaçadoras, mas a relação dos dois também é abalada pelas reações de Maria e inclusive a família dela corre perigo. Imaginar quem escrevia as ameaças e o que pretendia foi a parte mais interessante do livro e reconheço que me surpreendi com o desfecho. Não tinha pensado nessa situação e achei a escolha bem inteligente, até reli um trecho para conferir se não havia dicas anteriores que eu não tivesse reparado.

O clima é tenso até as últimas páginas, pois como já é típico de Nicholas Sparks, o último capítulo termina com uma frase crucial para a história e só é possível descobrir o que realmente aconteceu com o epílogo.

É mencionada de maneira natural a questão do preconceito com os estrangeiros nos Estados Unidos, assim como são citadas várias comidas típicas mexicanas, como burritos, enchiladas e tacos. A descrição da infância de Colin é dramática e demonstra o quanto um trauma na infância pode influenciar toda a vida adulta. A questão de exposição e divulgação de informações em redes sociais também é abordada, uma vez que dados sobre Maria são retirados de postagens feitas pela irmã
Selena.

O livro trata de sinceridade, respeito e amizade, mas também demonstra como o desejo de justiça e vingança pode ser destrutivo para todos os envolvidos. Recomendo para quem goste do estilo de Nicholas Sparks, ressaltando que a leitura só toma ritmo após a metade do livro.
“É mais do que isso. A maioria das pessoas escolhem a forma como contam as suas histórias. Há sempre uma predisposição para embelezar tudo, e elas estruturam as histórias dessa forma, mas tu és tão objetivo que é quase como se estivesses a descrever outra pessoa.” – página 60.
Os agradecimentos também me chamaram a atenção, já que o autor agradece primeiramente a ex-mulher Cathy, que continua sendo uma grande amiga e sempre será importante para ele, assim como também menciona o irmão Micah prometendo uma nova viagem juntos, o que me fez pensar em uma segunda parte do livro “Três semanas com meu irmão”.


Um pouco sobre os autores: Nicholas Sparks queria ser atleta, mas uma lesão o impediu de realizar esse sonho. Formado em economia, publicou seu primeiro livro aos 31 anos. Suas obras foram traduzidas para 50 idiomas e já venderam mais de 100 milhões de exemplares. Onze de seus livros ganharam adaptações para o cinema. Nicholas mora na Carolina do Norte e tem cinco filhos. Seus livros publicados no Brasil são:
Comentários
17 Comentários

17 comentários:

  1. Nossa não sabia desse livro dele. Amei conhecer.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kelly
    Eu olhei de primeira e pensei: nossa, que livro é esse do autor, que eu ainda não conheço rs
    Que gostosa ler algo de outra língua né, adoraria conhecer novas palavras também. Gostei da premissa. O Nicholas sempre passando alguma mensagem. Adorei conhecer a obra, espero ler quando lançar aqui.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Kelly! Tudo bem?
    Já ouvi falarem muito sobre o autor, mas confesso que seus livros nunca despertaram meu interesse. Não gosto muito de histórias de romance, apesar deste parecer ter um certo mistério junto, então eu imagino que deva ser bem interessante para quem gosta do gênero. Parabéns pela resenha e pela iniciativa de se arriscar lendo um livro em português de Portugal! hahahaha

    ResponderExcluir
  4. Oieee
    Não conhecia esse livro, mas é uma pena que ainda não foi publicado aqui no Brasil e imagino como foi difícil em algumas partes você ler. Olha eu fiquei bem intrigada em saber quem estava ameaçando Maria e fiquei fascinada com ele querer protegê-la a todo custo.
    Amo Títio Nick e quando lançar vou querer ler logo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Flor
    Acredita que nunca li nada de Sparks? Me julgue!
    Mas sei que é um autor incrível e que leva várias leitoras a loucura.
    Legal ler uma edição em português de Portugal, deve ter sido engraçado pesquisar algumas palavras diferentes.
    Gostei muito das suas impressões, gosto de temas como carinho, amizade e lealdade e esse me pareceu ter tudo isso. Tenho certeza de que não demorará a chegar ao Brasil. Quem sabe não leio?
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou grande entusiasta do Spark, jamais pegaria um livro luso dele para ler por livre e espontânea vontade. E o fato da história se arrastar até a metade do livro pra depois pegar no tranco já é para mim um agravante para fugir da leitura dele. Não nego que ele escreve bem, mas não consigo amar alucinadamente suas obras como a maioria dos leitores parecem amar.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  7. Oiiiii. Olha, a previsão da Arqueiro para publicar este livro é para Maio, então logo teremos ele por aqui. mas é Nicholas sendo Nicholas. A história até não me empolgou muito sabe, mas é como você disse , sobre amizade e amor. mas espero que não me sinta muito parada na história. Te entendo sobre a questão dos livros de Portugal, quando seleciono alguns de lá tenho que ficar procurando o significado!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Kelly, eu sou suspeita de falar pois sou super fã das obras do Nicholas e confesso que fiquei super curiosa e empolgada com esse novo livro dele, tomara que venha logo para o Brasil! Achei a trama bem cativante, normal do autor e para quem ama um bom romance. Já está na minha lista!

    Beijos

    www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  9. Amiga até então eu só li dois livros do Tio Nick e adorei...O MELHOR DE MIM e UMA LONGA JORNADA e espero ler outros que tenho na minha estante, porque ainda não conheço todas as obras dele, mas estou curiosa pelo próximo livro que está para sair da Editora Arqueiro e vou comprar assim que der, mas assim, eu não conhecia esse titulo dele e nem tinha ouvido falar e gostei muito da trama, porque romances abordados pelo o autor são maravilhosos e ainda nos trás sempre uma lição que nos faz refletir em muitas coisas. Espero poder fazer a leitura assim que puder. Pena que ainda não tem aqui no Brasil, mas sendo de Portugal, poucas palavras mudam e acho que mesmo assim dá pra fazer uma leitura prazerosa de qualquer maneira. Eu adorei tudo que abordou miga. Ficou muito bom mesmo viu?!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-confucio-as-licoes-do-mestre.html

    ResponderExcluir
  10. Pois é, a gente pensa que, por ser escrito em português, uma edição de Portugal não nos trará dificuldade alguma, mas a verdade é que há várias palavras usadas por eles que são desconhecidas por nós ou que nós usamos com um sentido diferente. Mas não é nada que um bom dicionário não possa resolver, né? Olha, por incrível que pareça, eu nunca li nada do Nicholas Sparks, mas já vi alguns filmes baseados em suas obras e gostei muito. Pretendo ler algo dele brevemente. Quem sabe começo por esse, afinal adorei a premissa do livro. Que interessante a amizade entre duas pessoas que foram casadas e que já estão separadas, nem todos conseguem ter essa civilidade. Adorei a sua resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  11. Eu adorei ler sua resenha de um livro do autor que ainda nem lançou por aqui! Eu achei a trama sensacional, como todas do autor, e estou muito curiosa para ler. Sobre ser uma edição de Portugal, é bem fácil entender, né? Tirando algumas palavras estranhas. Mas no geral é só entender o contexto. rs
    beijos
    www.apenasumvicio.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Entendo a sua dificuldade ao ler livro com português de Portugal, recentemente eu li uns dois seguidos, brinco que agora já sou fluente em português de Portugal kkkkk
    Já desconfio de uma pessoa que possa ter ameaçado Maria, mas posso estar errada kkk
    Pra ser sincera eu tenho achado os livros do Nicholas muito na mesmisse... Os mais antigos tinham temas mais legais e originais. Não que ele ainda não seja um autor extraordinário, mas acho que ele precisa inovar um pouco.
    Gostei da sua resenha e sinceridade, esta de parabéns.

    Beijinhos!

    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
  13. Oi como fã do Nicholas estou ansiosa para ler este livro , mesmo a obra tendo características tipicas do autor aparentemente trás algo mais inovador o que é bem legal e fez com que eu me sentisse mais curiosa para saber o desenrolar desta historia, gosto dos romances do Nicholas Spark por que sempre trás uma mensagem bacana que acaba nos fazendo refletir, adorei sua resenha simples mais objetiva
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!!
    Não sou muito fã dos livros do Nicholas,de todos lançados só li 2,comecei mais um e abandonei na metade =S apesar dessas experiências não muito legais fiquei bem interessada nesse livro e bastante curiosa pra saber quem é a pessoa por trás dessas ameaças,espero que a Arqueiro lace esse livro aqui ;D

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/02/resenha-um-beijo-inesquecivel-julia.html

    ResponderExcluir
  15. Oiii
    Eu adoro os livros do tio Nick.
    Mas sabe quando os livro se tornam repetitivos? Sinto osso com ele. Sempre sei o que esperar.
    Mas a sua resenha me instigou muito pena que ainda não tem no Brasil.
    Fiquei curiosa para saber o que acontece com a protagonista.
    É tão bom quando o livro tem um mocinho protetor.
    obrigada pela sugestão.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?
    Sou suspeita a falar sobre Nicholas Sparks, porque adoro os livros dele. Ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro, ando meio distante. Mas fiquei muito curiosa para saber o que acontece com a protagonista. Em geral, os livros seguem o mesmo padrão que eu particularmente adoro. Parabéns pela resenha ♥

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  17. Oiii, só um comentário sobre a frase que você citou, como sendo da página 60, a frase não está nesta pagina, você saberia qual a pagina correta, é por que gosto muito dela e precisava saber a pagina, obrigada.

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014