11

Tag Outubro Rosa Literário


Oi gente que ama livros, hoje venho com a tag OUTUBRO ROSA LITERÁRIO que tem como objetivo associar livros com algumas questões da campanha. Eu vi esta tag no canal do MINHA VIDA LITERÁRIA e me senti na obrigação em responder.

Se você passou a sua vida inteira embaixo de uma pedra e não sabe o que é OUTUBRO ROSA, indico que se informe AQUI
 
Vamos lá conferir minhas indicações?

Campanha: Um livro que você indica para todos.
Extraordinário (J.R. Palacio). Este livro nos traz a história do August, um menino que nasceu com uma grave deformidade facial e em função disso, teve que passar por diversos procedimentos cirúrgicos para que pudesse ouvir, ver e falar melhor. Nenhuma dessas intervenções cirúrgicas teve como por objetivo melhorar o seu aspecto visual, embora o livro descreva o rosto de August de forma que podemos ter a ideia de que ele pode ser assustador. August então vai para a escola e ele terá que driblar o bullyng, fazer amigos e provar para os pais que ele é capaz. O livro é lindo e eu acredito que deveria ser leitura obrigatória nas escolas a partir do ensino fundamental. Todo mundo deveria ler!!!
Resenha AQUI
Prevenção: Um livro ou autor que você preveniria as pessoas a não ler.
Poderia indicar aqui vários livros e autores que eu não gostei para que você não perdesse o seu tempo com leituras que não acrescentam nada, porém o gosto pessoal de cada leitor é algo que não se define ou que se encaixe em um padrão, então, eu vou te prevenir em relação à livros que eu não deveria ter lido porque na verdade, eles me viciaram ainda mais na leitura. Não leia nada do Sidney Sheldon, a escrita dele, principalmente dos primeiros livros publicados, é avassaladora. Não leia nada da Marian Keyes ou Sophie Kinsella se você gosta de boas comédias românticas. Os livros delas são os melhores no gênero, mas são caros e você ficará sem dinheiro. Não leia nada do John Boyne porque na verdade um livro dele não bastará e nem todos os livros que ele publicou foram lançados no Brasil. E por fim, se você ainda não leu Harry Potter, não leia, esta série é a porta de entrada para um mundo sem volta: paixão por leitura!
Câncer de mama: Um livro que tem um personagem que devemos ter cuidado.
Dezenove Minutos (Jodi Picoult). Este livro tem um protagonista que me fez amar e odiar. Peter é um garoto que foi perseguido durante toda a sua vida. Ele foi alvo da crueldade do bullyng desde que estava no jardim de infância e o livro começa no dia em que ele entra na escola, aos 18 anos, armado e abre fogo matando 10 pessoas e ferindo muitos outros. A partir deste acontecimento, vamos conhecer o Peter e saber os motivos que o levaram a fazer isso e ainda que você tenha a plena consciência que ele é culpado e deve ser punido pelo que fez, é impossível não se compadecer dele. Deveriam ter me avisado disso antes que eu lesse, por isso me sinto na obrigação de avisar quem for ler Dezenove Minutos, saiba que você amará e odiará o Peter.
Resenha AQUI
Dia Mundial: Um livro que todo mundo ama.
Eu acho que não existe um livro que seja unanimidade entre os eleitores, então vou escolher um que "quase" todo mundo adora e eu particularmente, amo muito também.  A Menina que Roubava Livros (Markus Zusak) é um bom exemplo de livro que agradou muita gente, com uma cenário até bem desgastado - segunda guerra mundial - o autor conseguiu construir um enredo cativante e inesquecível. Este livro é maravilhoso!

Auto-Exame: Um livro que você descobriu sozinha e foi maravilhoso.
Melancia (Marian Keyes): Descobri este livro no catálogo da Avon em 2009. Comprei o livro sem saber absolutamente nada sobre ele e conforme a leitura se desenvolveu, a escrita, o enredo, os personagens e a conclusão fizeram de mim uma leitura mais que satisfeita. O livro nos traz a Claire, a filha mais velha da Mamãe Walsh. Claire acabou de ter sua primeira filha e ainda na maternidade, o marido pede o divórcio porque se apaixonou pela vizinha. Claire então precisará superar essa traição e aprender a ser mãe. Para quem conhece a Marian Keyes, sabe que o livro é diversão pura, mesmo tendo essa premissa catastrófica. Além de ter sido uma leitura maravilhosa, eu me tronei uma fã absoluta da autora. Sempre que me pedem uma indicação de livro divertido, indico este ou qualquer um da Marian. Eu descobri sozinha, mas faço questão de compartilhar esta descoberta com todo mundo.
Luta: Um livro difícil de terminar.
O Ateneu (Raul Pompeia). Eu li este livro no segundo ano do Ensino Médio e na época eu já era uma viciada em livros. Rata de biblioteca e adorava as leituras obrigatórias da escola, porém este foi uma exceção. O livro nos conta a ida de um garoto para um tradicional colégio interno e lá dentro, seu cotidiano, suas confirmações e desistências. A premissa é até interessante, mas sério, para mim foi um grande desafio concluir esta leitura. Na época eu me forcei a terminar em função do trabalho de avaliação que seria dado sobre a leitura e desejando ter uma boa nota, fui até o fim, mas foi o livro mais cansativo e chato que eu já li.
Peito: Um livro que tem um lugar especial no seu coração.
O Pacifista (John Boyne). Ahhhhhhhh, este livro tem um lugar eterno no meu coração. O livro nos traz o Tristan e o Will, soldados na primeira guerra mundial, lutando nas trincheiras na fronteira da França e sobre a amizade dos dois. A história nos é contada quando Tristan vai se encontrar com a Marian, irmã de Will, para lhe devolver cartas. Já na primeira página, sabemos que Will morreu na guerra e mesmo com essa informação, conforme Tristan relata a vida dos dois para Marian, eu torcia para tudo ter sido um equívoco, para que Will ainda estivesse vivo.  A história é muito intensa, original e corajosa. Nos traz um tema pertinente porém pouco explorado na literatura contemporânea. Um livro lindo, bem desenvolvido e inesquecível.
Resenha AQUI
Risco: Um livro que você tem medo de ler.
Como gosto bastante de livros baseados em guerras, tenho aqui na minha estante O MENINO DOS FANTOCHES DE VARSÓVIA e tenho medo deler este livro por dois motivos. O primeiro é o grande medo de não gostar, de ter criado uma expectativa alta e me decepcionar. E outro medo é porque mesmo gostando de me emocionar com dramas e não economizar as lágrimas quando leio algo triste, sempre fico tensa ao ler um livro com uma temática melancólica. Este livro é uma das minhas proximas leituras e eu espero superar este medo.
Conscientização: Indique outras pessoas.
Raíssa do LIVROS ROMÂNTICOS
Luiza Helena do BALAIO DE BABADOS
Gê Benjamim do MONTE SUA LIVRARIA
Giovana do FONTE DE LEITURA
Brenda do POSTANDO TRECHOS
Irene do SALETA DE LEITURA 
Espero que tenham gostado da tag e agora eu gostaria de saber das suas escolhas. Deixe aí nos comentários os livros você encaixaria em cada quesito e se responder a tag no seu blog, me mande o link para eu conferir.
Beijos
Comentários
11 Comentários

11 comentários:

  1. Oi Ivi!

    Muito legal mesmo essa tag, primeiro lugar que vejo é aqui. Muito legal essa forma de conscientização, é sempre bom prevenir. Mas enfim, concordo com quase todas as suas indicações. Extraordinário deveria ser lido até na escola, como leitura obrigatória. Harry Potter foi a minha porta de entrada para o mundo literário, então não poderia deixar de indicar também de jeito nenhum. Só não gosto de Marian Keyes, nunca tive sorte com nenhum livro dela.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que vc não gosta da Marian???? Eu amooooooo!! Mas realmente ela não agrada todo mundo.
      bj

      Excluir
  2. Oi Ivi!
    Ah…Harry Potter é uma viagem sem volta mesmo. Impossível não se apaixonar e querer reler milhares de vezes.
    Dos outros autores que vc "não recomenda", os únicos que li foi Sheldon e Boyne.
    Também gostei muito de "A Menina que Roubava Livros". Li há muito tempo e não lembro os detalhes da história, por isso quero reler.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que enquanto escrevia a tag, pensei em reler A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS, deu saudade!!!
      bj

      Excluir
  3. Oi Ivi que maravilha essa tag e como.tem muitos livros para citar. Sou unânime com.relação.Sidney Sheldon e John Boyne

    Aviso quando postar. Obrigado. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou apaixonada pelo John Boyne, sério, casaria com ele... hahahahahah amoooooooooooooooooooooooo

      Excluir
  4. Oi Ivi que maravilha essa tag e como.tem muitos livros para citar. Sou unânime com.relação.Sidney Sheldon e John Boyne

    Aviso quando postar. Obrigado. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou a mesma Irene da Saleta de Leitura. Respondi com o login da mamyrene o blog que iniciei como bloqueira. Bjs

      Excluir
  5. Muito boa a Tag, vou ler extraordinário ja que você indica pra todos, a Menina que roubava livros é impossível não amar né, eu também me deparei com Melancia assim do nada e simplesmente amei imagino que os outros da Marian sejam bons estão todos eles em minha lista de desejos mais nunca estão em promoção então já viu né srrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marian Keyes é maravilhosa!!!!! Como não amar????
      bjs

      Excluir
  6. Que descrições mais fofas!! Ivi, adorei suas escolhas!!!
    E quanto ao menino dos fantoches de varsóvia eu comecei a ler, mas, infelizmente, não cheguei na metade.. não me prendeu muito. Mas tentei ler, leve minha experiência como um bom conselho, enquanto vou levar a sua sobre Extraordinário como uma ordem de leitura kkkkk muito feio eu não ter lido ainda.
    Parabéns pelo blog! bjssss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014