4

Filme da Vez: #4 Insurgente - Kelly Silva



Insurgente é o segundo filme da série divergente, baseado nos livros da autora Veronica Roth. Sempre procuro reler o livro para comparar com a adaptação para o cinema, mas não foi possível com Insurgente e como tenho memória péssima para livros, fui sem saber o que aconteceria na trama. 

O filme começa com uma explicação do sistema de facções que divide a cidade e do perigo representado pelos indivíduos considerados como “divergentes” (que tem aptidões para mais de uma facção), o que me pareceu bem interessante pois contextualiza para os que não leram ou assistiram Divergente.

A partir daí, voltamos a encontrar o casal principal: Tris (Shailene Woodley) e Quatro (Theo James). Ela relembra momentos do passado e corta o cabelo, em uma das cenas mais impactantes, como se quisesse deixar tudo para trás e começar uma nova vida. É uma personagem forte, que tenta proteger a todos e se sente bastante culpada por expor os outros ao perigo.

Theo James é o colírio do filme, Quatro permanece como o namorado protetor e preocupado.  A única coisa que me incomodou no personagem foi a quantidade de vezes em que ele pergunta a Tris se ela estava bem. Mesmo sabendo que ela estava sempre em situações complicadas e que o questionamento era lógico, ficou repetitivo.

A obsessão de Jeanine (líder da facção Erudição) em localizar um divergente que consiga desvendar o que está escondido na caixa tão cuidadosamente guardada há tantos anos dá o tom e ocupa grande parte do filme.  

O conjunto de cenas de ação envolvendo perseguição e fuga é bem feito e com vários efeitos especiais ótimos, mas algumas cenas envolvendo perigo são fantasiosas demais, como ocorre nos filmes da série Velozes e Furiosos, em que sabemos que é impossível escapar de tal situação ou superar um grupo estando sozinho. Há também cenas bem fortes, como o momento em que Tris é questionada sob efeito do soro da verdade e quando tenta salvar uma garotinha e outras pessoas da morte.

O personagem Caleb (irmão de Tris) merece destaque, fica nítido o conflito entre o vínculo familiar e aquilo que acredita. Outro personagem importante para a trama e decisivo nos momentos finais é Peter, com uma atitude surpreendente.

Vi comentários sobre várias alterações sobre o filme e o livro, mas como não lembrava, não foi problema para mim. A única parte do livro que lembrava era o final, que realmente ficou diferente no filme. É até interessante pelo que ocorre, mas no meu ponto de vista, deixou de explorar a conexão que leva a última parte da trilogia.

Ainda assim, recomendo e quero assistir a adaptação de Convergente, já que o livro teve o final mais surpreendente de todas as séries que li! Pelo que encontrei, o filme será dividido em duas partes, a primeira com previsão de estreia em 2016.

FICHA TECNICA:

Título Original: Insurgent
Ano de Produção: 2014
Direção: Sam Robert Schwentke
Estreia: 19 de março de 2015
Duração: 119 min.
Classificação: 14 Anos
País de Origem: Estados Unidos
Gênero: Ficção científica / Ação
Elenco: Shailene Woodley, Theo James, Octavia Spencer, Kate Winslet, Miles Teller, Ansel ElgortMax Martini, Rita Ora.

Distribuidora: Summit

Sinopse: Tris (Shailene Woodley) e Quatro (Theo James) agora são fugitivos e procurados por Jeanine Matthews (Kate Winslet), líder da Erudição. Em busca de respostas e assombrados por prévias escolhas, o casal enfrentará inimagináveis desafios enquanto tentam descobrir a verdade sobre o mundo em que vivem.

Trailer:

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Pra você acabou sendo bom não lembrar do livro, pq as diferenças foram muitas, eu particularmente não gostei muito da trilogia em livros, e sei que é muito dificil uma adaptação ficar a altura, mas esse ficou muito a desejar.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa,
      Nesse caso, fiquei até feliz por não lembrar então, detesto quando não segue o livro (ou pelo menos as ideias principais)..
      Bjs!

      Excluir
  2. Olá Kelly!!Tudo bem?Já finalizei a leitura da trilogia e gostei bastante, estou com grandes expectativas em relação a adaptação, aqui na minha cidade ainda não foi lançado....Ansiosa, sem dúvida. Espero gostar assim como você!

    ResponderExcluir
  3. Mih,
    Espero que você goste!
    Depois que assistir, volte para comentar! :)
    Bjs!

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014