6

Tag: OS SETE ANÕES E A MINHA ESTANTE


Oi gente que ama livros, hoje venho com a Tag:  OS SETE ANÕES E A MINHA ESTANTE que consiste em associar livros respectivamente com a personalidade dos sete anões do conto de fadas da Branca de Neve. Eu vi essa tag no canal da Lélia e resolvi desenvolver a tag aqui no blog, fazendo uma ou outra adaptação.

1- MESTRE: Qual livro te trouxe conhecimento através da leitura? Um livro que tenha te ensinado alguma coisa.
Eu acredito que a leitura de qualquer livro sempre te traz conhecimento. Mesmo uma leitura de entretenimento é capaz de te ensinar alguma coisa, mas sem dúvida, quando penso em um livro em que eu aprendi alguma coisa foi o livro O MUNDO DE SOFIA (Jostein Gaarder). O livro nos conta a história da filosofia através de um romance bem original. Uma garotinha recebe cartas e ingressa em uma deliciosa aventura. Eu o li há muito tempo, mas ainda consigo lembrar de detalhes da narrativa.

2- ZANGADO: Um livro que tenha um vilão que te conquistou. Mesmo sendo “do mal”, você torceu por ele durante a narrativa. 
Sem sombra de dúvida é o livro DEZENOVE MINUTOS (Jodi Picoult). O livro que traz o adolescente Peter entrando na escola e matando 10  alunos e deixando mais outros feridos é para se ter raiva dele desde o primeiro capítulo, mas conforme o livro se desenvolve e você conhece o Peter, fica impossível não entender sua atitude desesperada. Peter merecia pagar por tudo o que fez, mas ao mesmo tempo, foi impossível para mim, não amá-lo profundamente e desejar que as coisas fossem diferentes. Foi um livro intenso, bem escrito e profundamente tocante.

3- FELIZ: Um livro divertido, que arrancou de você muitas gargalhadas, que fez você se divertir durante a leitura.
Todas as vezes que eu eu pego um livro da Sophie Kinsella para eu ler eu já sei que vou me divertir, mas por mais que eu soubesse disso, eu não estava preparada para dar tanta risada como dei no livro A LUA DE MEL (Sophie Kinsella). O livro nos conta a história da Loly e de como ela reencontra um ex namorado que não via a 15 anos e decide casar com ele no dia seguinte e da correria que a irmã dela faz para impedir que eles consumam o casamento. O livro é muito divertido e original. Adorei e só de pensar nos personagens, já me vejo sorrindo.

4- SONECA: Um livro muito chato e cansativo que te deu sono.
Tive que pensar um puco para responder essa questão porque as vezes temos a impressão que é o livro que está nos dando sono, mas na verdade já estávamos cansados, resolvemos ler e então o sono se intensifica. E pensando bastante escolhi o livro  O ATENEU (Raul Pompéia). Lembro que este livro foi uma daquelas leituras obrigatórias de escola, mas isso nunca foi um problema pra mim porque eu sempre gostei de livros clássicos também, porém este em especial foi um martírio. O livro nos conta a história de Sergio que já adulto relembra o tempo em que viveu no colégio interno onde o diretor da escola apenas visava o lucro. Não sei se hoje este livro me daria sono, mas na época, eu lia uma página por dia, de tão cansativo que era pra mim. Qualquer dia pretendo reler e ver se o efeito que ele causou em mim no passado, ainda é o mesmo.

5- ATCHIM: Um livro que tem como pano de fundo uma enfermidade ou que o personagem principal esteja doente.
Este é o tipo de livro que tem em todas as estantes. Ultimamente até se criou um termo para identificá-lo dentro da literatura contemporânea, os sicklits, o que pra mim acaba reduzindo o valor real da obra. Mas a minha escolha para este tópico é o livro CHÁ DE SUMIÇO (Marian Keyes). O livro nos traz a Helen, uma mulher na faixa dos 30 anos que sofre de depressão e que em função disto, já esteve até internada. Mas não se engane, apensar do livro trazer esta temática forte, o livro é bem divertido e a protagonista ainda que esteja imersa numa tristeza sem fim, consegue nos fazer rir enquanto procura um astro do rock que sumiu dias antes de um show importante. O livro trata a doença com honestidade mas não perde tempo com dramalhões e esta é uma das características de todos os livros da Marian, que por sinal, é uma das minhas autoras queridas.

6- DENGOSO: Um livro que se tornou o seu dengo. Você gostou tanto da leitura que acredita ser impossível alguém não gostar dele. 
São tantos os livros pelos quais eu acabo me apegando que fica difícil escolher apenas um. Vou escolher um em função do autor e é O MENINO DO PIJAMA LISTRADO (John Boyne). Este livro que ficou popularmente conhecido em função do filme de mesmo nome, traz como cenário a segunda guerra mundial e tem como protagonista o  Bruno, um menino alemão que desenvolve uma amizade linda com outra criança, o Shmuel, porém este é judeu e está em um campo de concentração. Eles conversam e brincam quase todos os dias, porém Bruno está na liberdade e Shmuel do lado de lá de uma cerca. O livro é incrível porque o autor conseguiu retratar o cenário caótico da guerra sob a perspectiva de uma criança e ainda que o fim do livro seja de uma crueldade sem fim, o livro é e sempre será um dos meus dengos. Sempre que tenho a oportunidade, eu indico este livro pois eu acredito que ele é capaz de satisfazer todos os tipos de leitores.

7- DUNGA: Um livro que a capa tenha tudo a ver com o título e com a premissa.
Acho que esta foi a mais fácil para responder dentro desta tag. Minha escolha é o livro NA ILHA, em que conhecemos a Anna, uma professora de 30 anos que está bem infeliz com sua vida pessoal e  temos o T.J. Um adolescente que acabou de vencer um câncer e agora precisa recuperar o tempo que ele perdeu na escola. Juntos eles vão para uma viagem de férias nas Maldivas, Anna foi contratada pela família de T.J. Para ajudá-lo nos estudos, porém o avião deles cai e eles ficam sozinhos em uma ilha desabitada. Quando eu comecei a ler o livro eu não imaginava que ia gostar tanto da leitura, porém a narrativa fluida da autora, bem como o amadurecimento da própria história, acabaram por me ganhar completamente. Um livro bem escrito onde tudo ficou em harmonia: capa, título e enredo.

Estas foram as minhas respostas e agora eu quero conhecer as suas. Deixe nos comentários quais seriam os livros que você associaria à personalidade dos sete anões. Se responder no seu blog ou canal, deixe o link para que eu possa conhecer suas escolhas.
Beijos
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Olá, Ivi!

    O Mundo de Sofia: como sabe comecei e parei, mas com tuas observações preciso urgente retomar a leitura... fiquei bem empolgada agora....

    O livro Dezenove Minutos parece bem interessante e acredito que seja o mesmo estilo do livro A lista negra... já ouviu falar?

    Ainda não li nada da Sophie Kinsella, anotei na minha lista de desejados...

    O Ateneu.... bom saber que dá sono ... rs

    Eu tentei ler o livro Melancia da Marian Keyes, mas não curti e parei... peninha!

    O menino do Pijama listrado e Na Ilha... concordo plenamente com você...

    Adorei conhecer suas indicações nesta Tag...

    Mil beijinhos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lélia, DEZENOVE MINUTOS tem a mesma abordagem que A LISTA NEGRA, porém o atirador permanece vivo... Super vale a pena. Já os livros da Marian Keyes é no estilo, "ame ou odeie", então não é todo mundo que gosta mesmo.
      Bj

      Excluir
  2. Ivi! A protagonista de Chá de Sumiço se chama Helen :D Adoooro esse livro!
    Quero muito ler Na Ilha e A Lua de Mel.
    Que tag legal! Adorei suas respostas.
    Beijo
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabrielly, brisei totalmente confundindo as irmãs Walsh... obrigada pela dica!!! bj

      Excluir
  3. Gostei da Tag, pra mim o mestre seria Queda de gigantes, aprendi muito com esse livro, Zangado, Feliz e Atchim seria igual aos seus, Dengoso pra mim é Orgulho e preconceito, Dunga eu não sei, acho que eu escolheria O pacifista.

    ResponderExcluir
  4. Kkk.. Que criativa!!! Estou adorando essa TAG. Olha as minhas respostas:
    1- MESTRE: Academia de Vampiros (série completa), a partir da leitura vi a verdadeira importância da amizade, não é apenas o contexto de duas adolescentes tentando viver suas vidas e um grande amor na escola. Por isso, não é um livro sobre amor mas sim sobre a amizade verdadeira, sobre a superação dos problemas com bom humor, sem chorar pelos cantos e sobre como é importante valorizar as pessoas que temos por perto em todos os momentos.
    2- ZANGADO: Definitivamente Diários do Vampiro, como não se apaixonar pelo Damon? Me digam por que eu ainda não consegui superar...
    3- FELIZ: Hush, Hush (série Completa) Gente, a constante troca de farpas entre a Nora e o Patch é muito divertido mesmo nas piores situações ele sempre diz algo que te faz sorrir. Sem falar nos comentários irônicos...
    4- SONECA: Água para Elefantes e Ladrão de Almas, sinceramente pensei muito em desistir de ler esses livros. O primeiro conseguir concluí-lo, desde então o esqueci completamente e o segundo nunca terminei...
    5- ATCHIM: A Culpa é das Estrelas, ainda não terminei de ler esse, mas até agora apesar de toda a tensão da doença e tudo mais, estou gostando.
    6- DENGOSO: Nascida à Meia Noite, faz parte de uma série de livros não muito conhecida e foge um pouco dos padrões de sobrenaturais dos livros de hoje. ganhei de presente e desde que li não o largo mais.
    7- DUNGA: 50 Tons de Cinza, apesar das críticas, eu gosto do livro acho que tudo está relacionado capa, título...

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014