SESSÃO DE TERAPIA (Jaqueline Vargas)

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

  
 
Na época de escolher o curso na faculdade, a primeira opção que pensei foi Psicologia, pelo interesse nas reações humanas e também por gostar de conversar, dar conselhos, etc. Acabei desistindo da ideia quando descobri que havia aulas de anatomia, mas é uma área que gosto muito (acho que só eu gostava das aulas de Psicologia no curso que escolhi depois - Letras).

Há uma série com o nome de “Sessão de Terapia exibida pelo canal GNT, na qual este livro é baseado. Assim que vi a propaganda na televisão já fiquei empolgada, seria ótimo acompanhar o que ocorre durante uma sessão, as reações e os dilemas enfrentados pelos pacientes. A série já está na terceira temporada e é bem interessante, mostra um paciente a cada dia e causa curiosidade por saber o que ocorrerá na próxima sessão.

Descobri esse livro por acaso, pesquisando qual seria minha próxima leitura. O livro retrata a primeira temporada da série e enfatiza de maneira igual o comportamento do terapeuta e seus conflitos e os dilemas dos pacientes.

Theo é psicólogo e terapeuta há 20 anos e a primeira paciente abordada é Julia, com um tema polêmico (paixão pelo terapeuta). O segundo paciente é Breno, atirador de elite em conflito com sua profissão. Além deles, há Nina, a adolescente bem sucedida que sofre acidente duvidoso e o casal João e Ana, com problemas para decidir sobre ter outro filho.

A estrutura do livro é dividida por semanas (correspondentes as sessões de cada paciente) e além do desenvolvimento deles, é possível perceber também todo o conflito vivido por Theo, afetado de maneiras e por motivos diferentes por cada um deles. Essa foi a parte que mais gostei do livro, por não demonstrar o terapeuta como aquele que sabe tudo ou não se abala por nada e sim como uma pessoa normal, que até mesmo se identifica com algumas atitudes dos pacientes.

Um fato curioso é Theo confessar a técnica de focar em um pouco do paciente (algum detalhe no rosto ou na roupa) quando está confuso, tenso ou com sono durante uma sessão. Achei engraçado porque imaginei o paciente pensando que o terapeuta está totalmente focado, sendo que ele tenta simplesmente não dormir durante a conversa..

A semana de trabalho de Theo não é finalizada com uma sessão com um paciente e sim com ele em sua própria sessão de terapia com Dora, a professora vista como modelo para ele. Dora o confronta a todo momento e o incentiva a tomar decisões e se posicionar, mesmo que tais decisões possam mudar o rumo de sua vida.

Livro recomendado para quem quer ter doses de psicologia com estilo de novela, em capítulos!
“Independente do resultado, é a tomada de decisões que movimenta a vida”. – página 14.

“A mente escolhe muito bem o que quer lembrar e o que quer esquecer”. – página 25.

“O medo é uma das emoções mais humanas que existem, o medo pode salvar vidas, tirar vidas, mas sem ele não seríamos metade do que somos”. – página 171

 
Um pouco sobre a autora: Jaqueline Vargas é escritora e autora de telenovelas brasileiras. Nasceu no Rio de Janeiro e é formada e licenciada em Artes Cênicas na Uni-Rio. Especializou-se em Educação e reeducação Psicomotora e começou a escrever para televisão aos 28 anos. Seus livros publicados no Brasil são:
  • Sessão de Terapia
  • As Aventuras de Floribella
  • Valentina
 

Comentários
5 Comentários

5 comentários :

  1. Autora tem um enorme talento!
    A historia e bem trabalhada e ela soube coloca muuito detalhes
    pra deixa um poucas mais realista do ja é!

    BLOG- http://b-maluco.tk/
    INSTAGRAM-> http://instagram.com/blog_maluco
    WEHEART- http://weheartit.com/Gikura_Viey

    Ficarei feliz em receber sua visita em meu Blog. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Um belo livro, como a Girlene falou, a autora é muito talentosa <3

    ResponderExcluir
  3. A autora já traz na bagagem uma vasta experiência, isso já é um bom começo para um trabalho de qualidade, tanto na série, quanto no livro.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.