DIA DE FOLGA (John Boyne)

terça-feira, 19 de agosto de 2014

 

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha de um conto, um presente que o lindo do John Boyne nos deu no fim do ano passado (2013): DIA DE FOLGA (John Boyne). Ele dsponibilizou este conto de forma gratuita na Amazon e eu interpretei com se fosse um carinhoso presente de natal. 

Mais uma vez o autor no traz o cenário da Primeira Guerra Mundial para nos contar uma história curta, sintética, mas muito interessante: o dia em que um soldado decide tirar um dia de folga em pleno combate de guerra. Hawke é um soldado como a maioria dos outros soldados, jovem e cansado de ouvir tiros e bombas. 

Ilustração desenvolvida
pelo irlandês Brian
Fitzgerald para acompanhar
a publicação do conto.
Hawke está cansado da sujeira das trincheiras e com saudade de casa, da família e da rotina que tinha antes de ser trazido para o combate. Depois de receber um presente de natal que a mãe enviou, meias novas acompanhadas de uma carta relatando as novidades, ele simplesmente decide ir embora, sair daquele terror violento e sem pensar muito, ele avança floresta a dentro pensando em tudo o que ele já ouviu sobre desertores, soldados que fogem do campo de batalha e dos pacificadores, aqueles que decidem simplesmente se desarmarem e não ajudarem no combate. Ele pensa em tudo o que pode acontecer quando derem por sua falta e pensa em como seria sua vida a partir daquela decisão inconsequente.

A história é sintética e o autor aproveita a oportunidade para relembrarmos o soldado Bancroft, o Will do livro O PACIFISTA e também cita o soldado Summerfield do livro FIQUE ONDE VOCÊ ESTÁ E ENTÃO CORRA. Através deste conto o autor deixa claro sua opinião crítica para com a guerra e de uma forma quase engraçada, cômica, leve, nos mostra que as pessoas que foram para as batalhas eram apenas pessoas comuns que muitas vezes não faziam a menor ideia do que ia acontecer onde quer que tivessem que ir. Uma certa alienação de local e data é mencionada pelo soldado Hawke e quando o conto termina, a sensação que o autor queria escrever muito mais fica no ar e podemos entender que muito mais sobre as guerras será escrito por ele e claro, ele sempre encontrará uma forma original de abordar o assunto.

O conto está disponível para download gratuito no site da AMAZON. Vale muito a pena ler e conhecer mais um pouquinho deste grande gênio da literatura contemporânea.
Super recomendo!

Um pouco sobre o autor: John Boyne nasceu na Irlanda em 30 de abril de 1971. Seus livros publicados no Brasil são:
Comentários
7 Comentários

7 comentários :

  1. Dale John Boyne.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Nem comento mais sobre... eita vício...

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito dos livros de John Boyne esse novo livro dele parece ótimo, fiquei doida pra ler!

    ResponderExcluir
  3. Seu vício pelo Boyne é claro Ivi kkkk Continuo sem ter lido nada dele ainda, to na expectativa. beijão

    ResponderExcluir
  4. Muito legal ver sua paixão por ele, e está sendo ótimo conhecer o autor...
    Não li nada dele, mas a vontade aumenta a cada resenha que você posta...
    Vou procurar este conto!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha!! Vou baixar agora mesmo, sempre bom um livro cheio de conhecimento assim!!

    ResponderExcluir
  6. Oiee Ivi!
    Que presentão o Boyne deu para os fãs ano passado,eu não curto muito contos mas sei que você que adora ele surtou com isso.E é ótimo saber que ele transformou uma situação intensa em algo divertido e interessante,só o nome já é meio cômico.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Raramente eu dou atenção a contos, mas fiquei interessada por este, teve algum fator que me atraiu. Obviamente eu não vou comprar o livro tão cedo, mas me pareceu uma leitura imperdível, e espero que até o fim do ano surja a oportunidade de lê-lo.

    ResponderExcluir

Ivi Campos

46 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Resenhas

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Filmes

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.