E SE FOSSE VERDADE... (Marc Levy)

sábado, 8 de fevereiro de 2014


Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 6º livro lido em 2014 e foi  E SE FOSSE VERDADE... (Marc Levy). Desde que soube que o filme de mesmo nome havia sido baseado em um livro, senti vontade de ler porque eu havia apreciado bastante a história na telona e estava curiosa para conhecer a história original.
O livro nos apresenta Lauren, uma jovem médica muito dedicada ao trabalho, com pouca vida social e com fama de durona. Ela pretende passar o fim de semana com alguns amigos no interior da Califórnia, mas antes mesmo de enfrentar a estrada, ela sofre um acidente de carro e muito ferida, entra em estado de coma, deixando poucas esperanças para a mãe. Porém, 6 meses depois do acidente, conhecemos o Arthur, um arquiteto solitário, comprometido com o trabalho, que descobre que tem um fantasma em seu apartamento: Lauren. Na verdade, Arthur alugou o apartamento onde Lauren morava e ela, de forma sobrenatural, sai do próprio corpo que está doente no hospital e volta ao apartamento. Ninguém consegue ver Lauren, apenas Arthur. Ninguém consegue conversar com ela, apenas Arthur e assim, ele entende o que está acontecendo: Lauren precisa de ajuda, a sua mãe está sendo convencida que ela não retornará do coma e ela será submetida a uma eutanásia. Arthur então decide sequestrar o corpo dela do hospital e com a ajuda de um grande amigo, ele se aventura nesta missão.
O livro tem uma narrativa quase poética, de tão bonita e sublime. Reflexões temperadas com uma veia discreta de humor e em alguns pontos da história, uma profunda melancolia. A presença de Lauren na vida de Arthur o leva a voltar ao passado e abrir uma serie de portas que ele fechou quando era criança e perdeu a sua mãe para uma doença terrível. Arthur reencontra cartas que a mãe deixou para ele e então passa a entender várias coisas que ele deixou calado dentro do seu coração. Na verdade, ele precisa ajudar Lauren a não morrer,  mas ela o ajuda intensamente a se conhecer melhor.
Com uma narrativa em terceira pessoa e descrições bacanas, a leitura foi extremamente prazerosa e me fez pensar sobre várias coisas na vida. Personagens fortes e ao mesmo tempo sensíveis, mergulhados em um enredo muito bem escrito.
Entretanto o final do livro foi frustrante para mim. Quando concluí a leitura, desacreditei que o autor tivesse feito aquilo e me deu um desespero grande porque muitas coisas não são explicadas, mas apesar deste meu desapontamento, o livro é muito bom e merece ser lido. Este é um daqueles casos em que a adaptação para o cinema alterou uma serie de coisas no enredo, mas no meu ponto de vista, não me fez gostar menos do filme, apesar das inúmeras adaptações e mudanças. Como o filme foi um grande sucesso na época e vez por outra é reprisado na televisão, acredito que todos já tenham assistido, mas se você é uma das pessoas que ainda não viu, recomendo que leia o livro primeiro, até porque alguns personagens possuem uma amplitude maior que no filme.
Gostei muito, ainda que o final tenha sido revoltante, o livro é muito bom!!!
A dúvida e a escolha que se impôe são as duas forças que fazem vibrar as cordas das nossas emoções. Lembre-se de que apenas a harmonia dessa vibração conta. página 220
O trailer oficial do filme:




Um pouco sobre o autor: Marc Levy nasceu na França em 1961. Em janeiro de 2000, após a publicação do seu primeiro livro, passou a dedicar-se à literatura e a contar histórias para o seu filho. Estes são alguns dos seus livros publicados no Brasil:
  • Da Próxima Vez
  • E se Fosse Verdade
  • Encontrar Você
  • Meus amigos, Meus Amores



Comentários
14 Comentários

14 comentários :

  1. Ahhhhh!!! Eu não sabia que era livro *_* Sou apaixonada por esse filme... que perfeito! Vou querer ler com certeza *___*

    ResponderExcluir
  2. Eu morria e não sabia que era livro !!! Eu preciso lê-lo urgentemente !!! Mesmo que me decepcione com o final também ! Ler esse livro é uma necessidade !! Amei a resenha e a descoberta de que o file é baseado no livro !!
    Beijos , Uma vida nos livros !

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto demais do filme e quero ler o livro. Parece que tem algumas diferenças entre eles, no filme ela sofre o acidente ao ir pra casa da irmã e não o fim de semana com amigos, aliás ela qs não tinha amigos.
    Gostei da resenha, acho que será minha próxima leitura.

    ResponderExcluir
  4. Eu já assisti esse filme e gostei muito, mas eu já tinha ouvido falar que ele é realmente bem diferente do livro, que parece ser bem melhor e reflexivo, mas fiquei receoso com esse final, porque é muito ruim você gostar do livro todo e se frustar com o final, que é a parte que tem que surpreender!

    ResponderExcluir
  5. Não tinha ligado o filme ao livro. O filme eu gostei muito, já vi umas 2 vezes, mas o livro não li ainda.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Ah eu quero muito ler ao livro, vi o filme e amei a historia é muito linda e tenho certeza de que o livro é mais lindo ainda, e eu amei saber que o livro tem uma narrativa quase poética, já estou amando antes mesmo de ler.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Já assisti algumas vezes o filme, mas não sabia que tinha sido inspirado em um livro, o enredo é bem legal do filme então a do livro deve ser também mesmo tendo sofrido algumas alterações, fiquei com bastante vontade de lê-lo *--*

    ResponderExcluir
  8. Esse filme é maravilhoso!! Não sabia que se baseava em um livro e, como você, agora também quero ler! Parece muito bom e tem uma história emocinante mesmo!
    Amei a sua resenha!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  9. Eu já assisti ao filme e não sabia até agora que ele era uma adaptação de um livro, e só por isso já quero ler. Também amei o filme assim como você e tenho certeza que vou gostar do livro.
    Muito obrigada pela dica.
    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro nem o filme, mas ambos parecem ser bem interessantes. Gostei bastante do trailer, ele me fez ficar curiosa para assistir. Pela resenha, esse livro parece ser ótimo, bem reflexivo, e romântico, mas não gostei do que você disse do final, que ele te frustrou, tenho problemas com finais que não atendem minhas expectativas, geralmente fico frustrada com o livro todo quando o final me decepciona, foi isso que me aconteceu quando li A Culpa é das Estrelas e A Esperança. Não creio que vou ler esse livro, mas vou procurar pelo menos o filme para assistir.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Eu não sabia que o filme tinha relação com o livro. Eu gostei bastante do filme, a resenha ficou ótima.
    O trailer do filme, o enredo e tudo mais, são ótimos. É tudo muito bem feito. Geralmente, o filme tende a ser inferior ao filme, mas vou ler o livro e descobrir :D
    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  12. Não tem como não ter visto esse filme ainda, é tão hiper mega ultra lindo *-*
    Não tive a oportunidade de ler o livro ainda, mas nem tenho tanta vontade assim, acho que para não perder o encanto do filme. Por enquanto eu não vou ler rsrs

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que já assisti esse filme e se ainda não assisti tenho a intenção de remediar isso em breve. O livro me parece agradabilíssimo, e como eu tenho ele aqui em casa cabou de entrar na minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  14. CARA EU NÃO SABIA QUE O LIVRO ERA DO FILME.
    SOU APAIXONADA PELO FILME.
    Necessito do livro agora mesmo KKKKK Tenho um livro do autor mas ainda não li, comprarei esse em breve.

    ResponderExcluir

Ivi Campos

46 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Resenhas

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Filmes

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.