AS AVENTURAS DE MÁRIO MICO (Fernando Mello)

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 63º livro lido em 2013 e foi AS AVENTURAS DE MÁRIO MICO (Fernando Mello). Este livro foi um presente inesperado de um amiga mais que querida, e assim como o livro em si, o seu conteúdo também me causou surpresa e foi a companhia perfeita para a tarde de espera em um consultório médico. Porém foi mais que um passatempo, pois tornei a ler o livro no dia seguinte de uma forma mais reflexiva, ainda que esta não tenha sido a sua pretensão.
O livro nos dá o prazer de conhecer um sujeito pitoresco chamado Mário Mico, com características bem brasileiras, a quem o autor deu vida compartilhando histórias que ele viveu. O livro é composto por 17 enredos independentes, muito bem construídos, alguns extremamente engraçados e originais e a cada história, eu ia conhecendo melhor o protagonista e quando o livro se encerrou eu já me sentia mais amiga dele do que o próprio autor. Cada história, com seu começo, meio e fim elaborados de forma enxuta, me fez imaginar como aquilo de fato aconteceu. Diálogos, impressões, sentimentos e ambientes foram imaginados por mim de uma forma intensa, ainda que o autor tenha sido comedido em todas as suas descrições, acredito eu que com o objetivo de nos contar apenas a essência de cada vivência e nos dando a oportunidade de imaginar cena por cena da história em questão. 
Desde a leitura do livro AS AVENTURAS DE PEDRO MALAZARTE (Eraldo Miranda), livro que eu li na pré-adolescência, eu não me divertia tanto com um personagem tão brasileiro e sim, brasileiro no melhor sentido. Personalidade, convicção e esperteza sem caricaturas exageradas. Cada história escrita de uma forma tão bem sintetizada que me fez imaginar o desdobramento de todas as situações. Como sinopses de bons filmes, ainda que todas tenham suas conclusões, despertaram em mim, o desejam de conhecer o todo.
Ilustrações de Hudson Malta
E se Fernando Mello deu vida ao Mário Mico através das palavras, ele ganhou corpo e movimento através das ilustrações maravilhosas de Hudson Malta, que com um traçado dinâmico, ilustrou cada história de uma maneira tão bacana que eu pude "ouvir" o som da voz do personagem e "perceber" sua grandeza como ser humano.
Acredito que todos temos um Mário Mico na nossa história de vida, tornando nosso dia a dia mais colorido e brilhante, amenizando o peso das tensões e reafirmando que as coisas podem ser boas, ainda que não sejam perfeitas.
Super recomendo a leitura!!!

Quote escolhido: "Nosso herói Mário Mico não era do tipo esperto. E nem queria ser. Julgava que a esperteza era a arma dos que tinham espírito pobre. Defendia que os pilares que regiam a sua vida eram o caráter, a bondade de seu coração e a honestidade com quem se relacionava." página 45


Um pouco sobre o autor: Fernando Mello nasceu no Acre, mas mora no estado do Rio de Janeiro, exatamente em Teresópolis. Formado em Letras, além de escritor, é músico também. AS AVENTURAS DE MÁRIO MICO é o seu primeiro livro publicado.
Comentários
6 Comentários

6 comentários :

  1. Querida Ivi. Surpresa mesmo foi deparar-me com essa resenha gentil sobre o meu despretensioso trabalho. Acredito que a arte, qualquer que seja, só vale a pena se tocar o coração e pelo visto atingi o meu objetivo. Muito grato a você. Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro,mas achei super interessantes, pois deu pra perceber sua animação ao descrever o livro.
    Parabéns ao autor,somente não consegui achar ele para adquirir. Ivi como faço??
    Beijos e aguardo tua resposta!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelli, o livro por enquanto está restrito à Teresópolis, e se encontra nas bancas e livrarias da cidade, mas a ideia é disponibilizá-lo pela net o mais rápido possível, estamos trabalhando nisso. Um beijo e obrigado.

      Excluir
  3. Oi Ivi,eu não conhecia o livro, e achei a estória bem interessante. Já me vi lendo e me divertindo com ele.
    Bjs, ROse.

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas não parece ser do tipo de livro que eu gosto, parece ser interessante, mas me lembrou um pouco Jeca tatu, sei lá, talvez se eu pegar para ler mude de opnião.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar dele também, nós conhecemos mais autores americanos do que os brasileiros, isso é fato.

    ResponderExcluir

Ivi Campos

46 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Resenhas

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Filmes

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.