JOGOS VORAZES (Suzanne Collins)

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013


Oi gente que ama livros, hoje venho com a 7ª leitura de 2013: JOGOS VORAZES (Suzanne Collins).
Eu já tinha ouvido falar muito bem de toda a série que é formada por três livros e também já sabia que o livro havia sido adaptado para o cinema, mas não sei porque, ainda não tinha lido. Concluindo: Perdi tempo em não ler porque o livro é perfeito.
Jogos Vorazes conta a história de uma competição anual realizada na nação Panem. Essa nação seria o que sobrou da América do Norte e se encontra em um mundo de verdadeiro caos. Panem é dividida em 12 distritos e sua capital e todos os anos é realizado os Jogos Vorazes. Cada distrito envia um casal de adolescentes de 12 a 18 anos que representarão seu distrito e se um deles vencer, garante para o distrito representado, um ano de fartura. Prêmio muito importante, afinal, a fome e a injustiça social predominam completamente todos os distritos. O que realmente é absurdo nesta competição é que só haverá um vencedor e nós saberemos quem é depois que todos os outros 23 competidores morrerem, ou seja, 24 adolescentes lutarão matando e morrendo, para garantir ao seu distrito, um ano sem fome. E como se isso não fosse tudo, a competição é totalmente filmada e transmitida para toda a nação.
Katnnis é uma adolescente do distrito 12 e ela não iria para os Jogos Vorazes, porém sua irmanzinha de 12 anos é a sorteada e ela troca de lugar com a pequena Prim. Katnnis irá acompanhada de Peeta, outro adolescente do seu distrito, com quem ela nunca teve nenhuma amizade.
A narrativa é em primeira pessoa, então de cara a gente sabe bem quem será o vencedor desta competição sanguinária, porém o livro possui um enredo tão acelerado e de uma escrita que em nenhum momento perde o ritmo, que eu particularmente não desgrudei do livro até a última página. Regras são alteradas, existem interesses escondidos por trás de toda a regulamentação da competição e quando o livro termina, você já tem uma ideia de qual será a premissa que defenderá o segundo livro.
Eu amei esta leitura e a recomendo a todos que apreciam uma boa aventura em plano quase alternativo. Eu digo "quase" porque na verdade, a injustiça que vemos permeando o cenario do livro, existe de forma gritante no nosso mundo real e o mais alienado dos leitores conseguirá fazer esse paralelo sem a menor reflexão.
Quero muito assistir o filme, mas já fui avisada que o filme possui spoilers sobre os outros livros da serie, então, só assistirei após completar a leitura dos dois livros restantes, que eu quero que seja em breve.
Não percam tempo como eu perdi, partam para essa leitura sem medo!


Sobre a autora: Suzanne Collins é uma escritora e roteirista americana. Escreveu programas infantis e é formada em escrita dramática pela New York University. Os livros dela prublicados no Brasil são:
 
- Gregor, o Guerreiro da Superficie
- Jogos Vorazes
- Em Chamas
- Esperança
Comentários
11 Comentários

11 comentários :

  1. Eu já lí todos os 3, e são perfeitos, um melhor que o outro em um crescente.

    ResponderExcluir
  2. Adorei Vanessa!!! Já prepara aí o Em Chamas...

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu já li a trilogia inteira e é uma das favoritas amo muito!!
    Beijos, Giovanna
    http://www.sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ivi!
    Eu também amei Jogos Vorazes. Ainda não vi o filme, quero fazer como você e terminar a trilogia primeiro (falta o último livro).

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Você foi tagueada no meu blog.

    Beijos

    http://memoriasdeumaanonima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adoro uma distopia e para não fugir a regra esse é um ótimo livro do gênero.
    Só achei que poderia ser melhor se deixássemos de lado a parte infanto-juvenil...mas nem tudo é perfeito!
    De qualquer forma amei o livro, amei a trilogia e levo a história comigo sempre...minha gatinha foi batizada de Katniss!Rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu assisti o filme no cinema e me arrependi, achei muito previsível e acabei ficando com receio dos livros da trilogia. Muitos leram e a maioria fala muito bem e vou ler o primeiro pra ver se é realmente tudo o que estão dizendo.

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é PERFEITO mesmo.É ação do começo ao fim,com uma pitada de romance só pra dar uma leveza básica. É incrível como a autora,Susanne Collins, não perde o ritmo da leitura em nenhum momento.Bjos ;)

    ResponderExcluir
  9. Quando comecei a ler o 1º livro não sabia o que esperar, a história me fez passar noites em claro, pq mesmo após parar de ler ficava pensando e pensando nela...
    Devorei os 3 livros e o final foi como eu esperava!
    Recomendadíssimo!!!

    ResponderExcluir
  10. Um dos melhores livros que li...Amei demais....Não tem palavras para descrever está historia, simplesmente demais =)

    ResponderExcluir

Ivi Campos

50 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Instagram

Lidos 2026

Séries

  • E. R.
  • X Files
  • Early Edition
  • Friends
  • Smallville
  • Felicity
  • Gilmore Girls
  • The Big Bang Theory
  • Gray's Anatomy
  • Revenge
  • The Fall
  • Orange is The New Black
  • Fuller House
  • Stranger Things
  • Bloodline
  • This is Us
  • One Day at a Time
  • The Fosters
  • Lucifer
  • Atypcal
  • The Handmaid's Tale
  • Young Sheldon
  • Alexa & Katie
  • Merlí
  • Rita
  • The Ranch
  • Sex Education
  • O Método Kominsky
  • Reunião de Família
  • Vis a Vis
  • No Good Nick
  • 45 RPM
  • The Good Doctor
  • Big Little Lies
  • Ninguém Está Olhando
  • The Morning Show
  • Fleabag
  • Whisky Cavalier
  • Eu Nunca...
  • Em Defesa de Jacob
  • Doces Magnólias
  • Little Fires Everywhere
  • 3%
  • Cobra Kai
  • Love Victor
  • Zoey e Sua Fantástica Playlist
  • I May Destroy You
  • Pessoas Normais
  • The Flight Attendant
  • Os Bridgertons
  • Os Bridgertons
  • Transplant
  • Love Life
  • Resident Alien
  • United States of Al
  • Call Me Kat
  • Round 6
  • With Love
  • Suspicion
  • Head of the Class
  • Ruptura
  • No Limite
  • Bel Air
  • Uncoupled
  • Uma Advogada Extraordinária
  • As Garotas do Fundão
  • Smiley
  • Machos Alfa
  • Abbot Elementary
  • The Last Of Us
  • Dear Edward
  • The Flatshare
  • Treta
  • Ted Lasso
  • Ainda Não estou Morta
  • Linha Direta
  • Falando a Real
  • Uma Questão de Química
  • Palm Royale
  • Eric
  • Tracker
  • Acima de Qualquer Suspeita
  • The Bear
  • Baseado Em Uma História Real
  • Disclaimer
  • Georgie e Mandy
  • Paradise
  • The Pitt
  • A Dona da Bola
  • As Quatro Estações
  • Pablo e Luisão
  • Os Sobreviventes
  • Àngela
  • Leanne
  • A Garota que Colecionava Foras
  • The Big C
  • Pluribus
  • Bem Vindos a Derry
  • Muito Esforçado
  • All Her Fault
  • Juntas e Misturadas
  • Margô está em Apuros
  • Os Testamentos
  • Prazer Máximo Garantido
  • Off Campus
  • O Segredo de Window Bay
  • Stuart Não Consegue Salvar o Universo
  • Elle
  • Sterling Point
  • Filmes

    Meus Livros

    Viagens

    Youtube


    Arquivos

    Mais lidos

    Facebook

    Link-me

    Meu amor pelos livros
    Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
    Tecnologia do Blogger.