Mesa Para Um (Beth O'Leary)

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Ficha Técnica:

Título original: The No-Show
Autora: Beth O’Leary
País de Origem: Inglaterra
Tradução: Paula Di Carvalho
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 336
Ano de Publicação: 2023
ISBN: 978-65-5560-740-6
SKOOB | GOODREADS | Compre AMAZON

Oi gente que ama livros, hoje venho coma resenha do 67º livro lido em 2023 e foi Mesa Para Um (Beth O'Leary). Já li tudo o que a autora publicou no Brasil e até o livro mais fraco da autora, me deixou satisfeita quando conclui a leitura, por isso, minha expectativa para essa leitura estava nas alturas.

O livor nos traz três mulheres que no dia dos namorados, tem um encontro marcado com um mesmo homem.


Siobhan tem um encontro com Joseph, o homem com quem vem tendo encontros casuais — mas ele não aparece para o café da manhã que tinham combinado. Miranda, por sua vez, leva bolo do namorado Carter, que encontraria para almoçar. Por fim, Joseph Carter não aparece na festa de noivado, à noite, em que tinha prometido encontrar Jane, a amiga com quem fingiria ter um relacionamento para livrá-la de um possível constrangimento naquela circunstância social. 

Em paralelo, a autora conta a história destas três mulheres envolvidas com um mesmo homem, criando, desde o início, desconforto pela situação. Se, por um lado, eu me sentia ultrajada ao ver um homem sendo desonesto, por outro, ficava ainda mais angustiada por eu também me encantar por ele. A questão é que a relação de Joseph Carter com cada mulher é única e, isoladamente, entendemos como elas se apaixonam por ele. 


A contradição entre os sentimentos é possível apenas pela habilidosa escrita de Beth O’Leary. Em terceira pessoa, a autora consegue transmitir detalhes que vão pouco a pouco construindo as personalidades de cada personagem e revelando importantes pistas sobre elas, indicando que há mais nelas e no livro do que uma primeira impressão revela. É nos detalhes que percebemos a complexidade de Siobhan, Miranda e Jane, complexidade que reside também na trama do livro. 

A autora precisou ser muito sagaz para construir uma rede intrincada que, quando revelada, gera grande impacto. Mesmo tendo suposto qual seria a primeira grande reviravolta — porque há, pelo menos, três. Fiquei extremamente comovida com as narrativas e derramei algumas lágrimas com uma personagem específica.

Mesmo sendo um livro emocionante e de grande carga emocional, ele é também leve e divertido, mantendo o bom humor ao decorrer das páginas e provocando risos em momentos específicos. E por meio dessa mescla de emoções, aparentemente tão opostas, a autora entrega um romance que aborda temas que vão desde a violência sofrida por mulheres em uma sociedade machista e patriarcal até as diferentes conexões que desenvolvemos ao longo da vida. É um livro que fala da possibilidade de múltiplos amores e das dolorosas consequências acarretadas pelos traumas que carregamos. Acima de tudo, é um livro humano, que demonstra como somos afetados e transformados pelo que vivemos e como somos afetados por aqueles com quem nos relacionamos — e como também afetamos o outro.

Mesa para um foi um prato cheio: uma leitura viciante que me prendeu desde a primeira página e manteve acesa minha curiosidade por entender o que estava de fato acontecendo na história; que me divertiu com sua leveza e bom humor; e que me emocionou por seu impacto e carga emocional. Porém, mais do que tudo, foi um livro que, ao terminá-lo, me deixou em profunda admiração por Beth O’leary, especialmente pela gama de impressões que rodearam minha cabeça por muito tempo depois de eu finalizar a leitura. Eu não só queria discutir tudo que o romance me fez pensar e sentir, mas também reler cada página, dessa vez com a visão de quem conhece o que está nas entrelinhas.


Eu adorei!


Um pouco sobre a autora:
Beth O'Leary estudou Inglês na universidade antes de começar a trabalhar com publicações infantis. Ela vive o mais perto possível do campo, sem se afastar muito de Londres e escreveu Teto Para Dois durante as viagens de trem para o trabalho. Atualmente, ela se dedica em tempo integral à escrita e, se não estiver trabalhando, você a encontrará em algum lugar com um livro, uma xícara de chá e vários casaquinhos de lã (qualquer que seja o tempo). 

Seus livros publicados no Brasil são:
  • Teto Para Dois
  • A Troca
  • Na Estrada com o Ex
  • Mesa para Um 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.