A Assombração da Casa da Colina (Shirley Jackson)

terça-feira, 25 de outubro de 2022

FICHA TÉCNICA
Nome original: The Haunting of Hill House
Autora: Shirley Jackson
Tradução: Débora Landsberg
País de origem: Estados Unidos
Número de páginas: 200
Ano de Lançamento: 1959
ISBN13: 9780143039983
Editora: Alfaguara

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 87º livro lido em 2022 e foi A Assombração da Casa da Colina (Shirley Jackson). Conhecido como um clássico do terror e base para algumas adaptações de sucesso, esse livro foi a minha primeira escolha para outubro, meu mês de terror e horror e parti para esta leitura muito animada.

No início do livro, a casa da colina é definida como nada sã. Essa é uma definição perfeita para a mansão que já foi objeto de disputa entre parentes, palco de algumas tragédias e eventos sobrenaturais. No livro acompanhamos a descida à insanidade de uma mulher mentalmente enfraquecida.


Com a ideia de presenciar e catalogar eventos sobrenaturais, o Doutor Montague convida pessoas que já se envolveram com fenômenos desta natureza para morar temporariamente na casa da colina. Além de Luke Crane, futuro herdeiro da casa, são convidadas Eleanor e Theodora. Eleanor é uma mulher que dedicou boa parte de sua vida adulta a cuidar da mãe doente, sem ter vivido para si mesma. Já Theodora é uma mulher alegre e confiante.

O destaque do livro é realmente a casa em si. A autora consegue descrever a mansão de forma a passar uma sensação de estranheza e de que há algo fora do lugar. Seja por meio da estrutura irregular da residência, com ângulos defeituosos e janelas que não dão para onde se espera, seja por meio sensações estranhas como locais de temperatura mais baixa. É como se a casa fosse realmente um organismo vivo e maligno. É passada uma sensação palpável de desconforto ao se imaginar  naquele local.


A narrativa da autora é requintada, mas não é difícil. Dá para perceber que ela faz uso de expressões e palavras diferenciadas para deixar sua prosa mais elegante, mas isso não compromete a fluidez da leitura. As cenas de assombração e terror não me assustaram, mas existe uma peculiaridade sobre a personagem de Eleanor que me chamou a atenção no início da leitura e se confirmou com o desfecho dela dentro da trama. Isso me deixou bem satisfeita com o livro porque me pareceu que a autora tinha uma intenção objetiva com ela e sua jornada dentro da narrativa foi ao encontro daquilo.


Não é um livro de dar medo e as cenas que podem promover isso são um pouco clichês, mas a leitura foi extremamente válida pelo desenvolvimento dos personagens e do quanto a sugestão de medo pode de fato evidenciá-lo.

Eu gostei!


Um pouco sobre a autora:
Shirley Jackson (1916-1965) é considerada uma das mais influentes escritoras norte-americanas. Herdeira da grande tradição do gótico americano, iniciada com Edgar Allan Poe, teve uma vida curta – tal como Flannery O’Connor, outra das grandes escritoras da sua geração –, mas foi uma autora prolífera. Obteve imediato sucesso e fama com suas publicações. Os livros de Shirley Jackson receberam inúmeras distinções e prêmios e estão amplamente divulgados nas principais línguas. Em Portugal a sua obra era ainda inédita.

Alguns dos seus livros publicados no Brasil:

    • O Homem da Forca
    • Contos Clássicos de Terror
    • Sempre Vivemos No Castelo
    • A Assombração da Casa da Colina

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

46 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Resenhas

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Filmes

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.