Uma Rosa no Concreto (Anggie Thomas)

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

FICHA TÉCNICA
Nome original: Concrete Rose
Autora: Anggie Thomas
Tradução: Regiane Winarski
País de origem: Estados Unidos
Número de páginas: 308
Ano de Lançamento: 2021
ISBN13: 9780062846716
Editora: Galera Record
SKOOB | GOODREADS | Compre na Amazon

Oi gente que ama livros, hoje venho coma resenha do 2º livro lido em 2022 e foi Uma Rosa no Concreto (Anggie Thomas). Como os outros livros da autora me agradaram muito, um deles se tornando favorito da vida, eu sabia que eu tinha que ler este livro aqui e que mais uma vez, seria uma leitura muito proveitosa.

O livro nos traz Maverick Carter, um jovem negro que sabe que um homem de verdade cuida da própria família. Como filho de uma ex-lenda da gangue King Lords, Mav faz isso da única maneira que conhece: vendendo drogas. O dinheiro serve para ajudar a mãe que trabalha em dois empregos para sustentar a casa enquanto o pai está na prisão. 

Com apenas 17 anos, Mav sabe que sua vida não é perfeita, mas com uma namorada de tirar o fôlego e um primo superprotetor, Mav acredita que tem tudo sob controle. Isso até ele descobrir que é pai de um bebê de três meses fruto de uma noite de sexo casual com Iesha no dia em que ele e Lysa, sua namorada, haviam brigado.

Mav então se vê cheio de responsabilidades e tenta equilibrar tudo da melhor maneira mas com a imaturidade e com a pressão, ele acaba caindo em novos e velhos erros e ao perder um amigo de forma brutal, começa a alimentar uma vingança dentro de si que pode destruir a vida de toda a sua família.

Maverick é o pai de Starr, a protagonista do livro O Ódio que Você Semeia, o meu livro favorito da autora e uma obra prima em formato de livro. Aqui temos a história de um jovem que erra tentando acertar e que acredita que não tem mais opções na vida e aceita o que aparece na sua frente, tendo pouco discernimento entre certo e errado. Um jovem que e levado pelo impulso e pelos hormônios, mas que tem boa intenção.


Em grande parte do livro o protagonista me irritou muito porque apesar dele sofrer o preconceito que o racismo impõe, ele se mostrou machista em diversos aspectos e não tem como ter empatia por personagens assim. Mas de um modo geral, dava pra perceber que uma longa desconstrução estava para acontecer e o amadurecimento do personagem ia surgir.


A escrita da autora é forte, intensa, convincente e não dá pra ficar longe do livro até ter a sua conclusão. Foi uma leitura envolvente, de aprendizado e reflexão.

Amei!!!


Um pouco sobre a autora:
Angie Thomas nasceu e foi criada em Jackson, no Mississippi, o que se percebe pelo seu sotaque. Quando adolescente, era rapper e sua maior conquista foi ter escrito um artigo sobre si mesma na Revista Right On. É bacharel em escrita criativa pela Belhaven University e possui um diploma não oficial em Hip Hop. Ela ainda sabe fazer rap, se for preciso. Seu livro de estreia, O Ódio Que Você Semeia, foi o primeiro a vencer o Walter Dean Meyers Grant, em 2015, na categoria We Need Diverse Books. O romance foi adaptado para o cinema, pela Fox, e chegou ao primeiro lugar da lista do New York Times na semana de seu lançamento. 

Seus livros publicados no Brasil são:

    • O Ódio que Você Semeia
    • Na Hora da Virada
    • Uma Rosa no Concreto
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

46 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Resenhas

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Filmes

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.