O Lado Sombrio dos Contos de Fadas (Karin Hueck)

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Ficha Técnica:

Nome Original: O Lado Sombrio dos Contos de Fadas
Autora: Karin Hueck 
País de Origem: Brasil
Número de Páginas: 292 
Ano de Lançamento: 2016 
ISBN-13: 9788555790393
Editora: Abril
SKOOB | GOODREADS | Compre na AMAZON

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 105º livro lido em 2021 e foi O Lado Sombrio dos Contos de Fadas (Karin Hueck). Meu interesse pelo livro surgiu quando uma amiga me mandou uma mensagem dizendo que estava lendo o livro e achava que eu poderia gostar também. Para me convencer ela mandou uma fotografia de um trecho do livro e quando li o trecho enviado, tive certea que ia gostar da leitura também.

Os contos de fadas originais são muitos mais cruéis do que você imagina. Este livro examina séculos de mitologia e folclore para explicar as origens misteriosas dessas histórias.

Em O Lado Sombrio dos Contos de Fadas, a autora Karin Hueck nos conduz em uma incursão profunda à floresta encantada – e sombria – dos nossos devaneios de infância.

Nos contos antigos o “Era uma vez” está sempre lá, mas o “viveram felizes para sempre” é bastante inconstante e questionável. E entre um e outro, enredos que envolvem muito sofrimento, canibalismo, estupro, tortura e morte, inclusive de personagens queridinhas. O que levavam as pessoas a contarem e se divertirem com essas histórias macabras?

A autora fez uma pesquisa intensa sobre as obras de Perrault, Grimm, Andersen e companhia, inclusive com investigações in loco, e nos apresenta fatos, explicações e hipóteses construídas numa não-ficção tão deliciosa e instigante quanto uma casa de guloseimas no meio do mato. Para quem quiser se embrenhar mais no assunto, também há muitas menções e referências que são verdadeiros tesouros. 

Imagino o choque que esta obra pode causar em quem foi criado apenas com as versões açucaradas da Disney. Mesmo para quem já teve contato com as histórias originais e análises sobre o tema, a experiência de leitura pode ser bem surpreendente.

Este livro contextualiza os contos de fadas, mostrando que cada história revela um pouco da realidade e dos anseios do povo de uma determinada época e região, não só descrevendo algumas das versões mais antigas, mas também esmiuçando detalhes históricos e sociais muito relevantes que influenciaram tais enredos. Muito gostoso de ler e repleto de boas e interessantes informações.

Eu gostei muito!!!

Um pouco sobre a autora: Karin Hueck é escritora e jornalista. Seus livros publicados são:
  • O Lado Sombrio dos Contos de Fadas
  • Glück
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

45 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Resenhas

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Filmes

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.