Por que eu não converso mais com pessoas brancas sobre raça (Reni Eddo-Lodge)

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Ficha Técnica:
Nome Original: Why I'm No Longer Talking to White People About Race
Autora: Reni Eddo-Lodge 
País de Origem: Inglaterra
Tradução: Elisa Elwine
Número de Páginas: 204 
Ano de Lançamento: 2019 
ISBN-13: 9788595302990
Editora: Letramento 

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 93º livro lido em 2021 e foi Por que eu não converso mais com pessoas brancas sobre raça (Reni Eddo-Lodge). O nome do livro me chamou muito a atenção, mas o que me fez realmente ler foi a resenha no canal do VinoSerie, que aumentou consideravelmente a minha curiosidade.

“Quando eu tinha quatro anos, perguntei para a minha mãe quando eu ficaria branca, porque todas as pessoas boas da TV eram, mas todos os vilões eram negros e pardos. Eu me considerava uma boa pessoa, então pensei que ficaria branca eventualmente. Minha mãe ainda se lembra do olhar desanimado em meu rosto quando ela me deu a má notícia.” 
Com um título intrigante que possivelmente deixaria muitos desconfortáveis, o livro foi escrito entre 2014 e 2017, em meio a muita pesquisa e reflexões da jornalista após a postagem de um texto de mesmo nome e as repercussões em seu blog.

Dividida em sete capítulos, a obra foi lançada em 15 de novembro de 2019 no Brasil e conta com apresentação da youtuber brasileira Gabi Oliveira (a Gabi de Pretas, do canal De Pretas).

O livro é uma mensagem antirracista excelente que traz estatísticas, análises de pesquisas, contextualização histórica e socioeconômica, além de uma profunda pesquisa bibliográfica sobre questões raciais. E claro: a problematização de uma jornalista negra cheia de potência e vontade de impactar a mente de quem a lê. 

Os capítulos são estampados com as ideias: Histórias, O sistema, O que é privilégio branco, Medo de um planeta negro, A questão do feminismo, Raça e Classe, Não há justiça, há apenas nós. Em cada página, problematizações necessárias para a luta antirracista que não deveriam partir somente de pessoas negras, mas de toda a sociedade.

Em 2014, a premiada jornalista Reni Eddo-Lodge escreveu sobre frustrações a respeito da forma como as discussões de raça e racismo no Reino Unido eram lideradas por aqueles que não eram afetados por isso. Ela postou um texto em seu blog com o título: Por que eu não converso mais sobre raça com pessoas brancas. O post viralizou e chegaram comentários de outras pessoas compartilhando as próprias experiências. Impressionada com essa explícita necessidade de uma conversa franca, ela decidiu se aprofundar na fonte desses sentimentos. Explorando questões desde a erradicada história negra até o propósito político da dominância branca, do feminismo branqueado até a intrínseca relação entre classe e raça, Reni Eddo-Lodge proporciona uma oportuna e essencial estrutura nova de ver, reconhecer e combater o racismo.

O livro é excelente e leitura obrigatória a todo ser humano!


Um pouco sobre a autora:
Negra, britânica, jornalista e escritora. Reni Eddo-Lodge nasceu no dia 25 de setembro de 1989, em Londres, na Inglaterra. Filha de mãe nigeriana e pai britânico. Graduou-se em Literatura Inglesa pela Universidade de Lancashire Central, em 2011. Ao trabalhar como freelancer, escreveu publicações para os veículos The New York Times, The Guardian, The Independent, The Daily Telegraph, The Voice, BuzzFeed, Vice, iD e Dazed & Confused. E, como escritora, seus escritos têm como foco principal a questão do feminismo e do racismo estrutural. No Powerlist de 2020, Reni foi considerada no Top 100 pessoas de ascendência africana/afro-caribenha mais influentes no Reino Unido.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

45 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Resenhas

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Filmes

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.