21.5.21

Rádio Silêncio (Alice Oseman)

Ficha Técnica:

Nome Original: Radio Silence
Autora: Alice Oseman
País de Origem: Inglaterra
Tradução: Carolina Caires Coelho
Número de Páginas: 448
Ano de Lançamento: 2016
ISBN-13: 9780007559244
Editora: Rocco
SKOOB | GOODREADS | Compre na AMAZON

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 33º livro lido me 2021 e foi Rádio Silêncio (Alice Oseman). Meu interesse pelo livro surgiu na lista de melhores livros do Resenhando Sonhos e ao ler a sinopse, imaginei que a leitura seria satisfatória.

O livro nos traz Frances Janvier, uma adolescente focada inteiramente nos estudos, que tem como única válvula de escape, desenhar fanarts para o seu podcast favorito, Universe City. Sua vida vira de cabeça para baixo quando ela descobre que o criador anônimo do podcast de sucesso na internet, é, na verdade, seu vizinho, o tímido e excêntrico Aled Last. O livro se desenvolverá em Frances conhecer e desenvolver com Aled uma linda história de amizade, em que duas vidas extremamente diferentes encontrarão um no outro apoio e acolhimento para suas inseguranças.

A escrita da autora é maravilhosa, do tipo que começamos a ler e quando percebemos já lemos mais de 50 páginas e não queremos mais parar. Ela consegue passar todas as emoções sentidas pelos personagens sem passar do limite do dramático. Constrói cada um deles de forma verossímil, pois eles têm defeitos e falhas e ainda assim, queremos que os dois façam parte da nossa vida.

O livro aborda de forma responsável, mas leve, temas como saúde mental. Ter personagens que lidam com a ansiedade e depressão e dialogam abertamente sobre isso é muito importante, principalmente nos dias de hoje. O estigma da saúde mental ainda é muito presente e é importante ter histórias que possam dar a devida importância para esses temas.

Frances e Aled dividem o protagonismo do livro de forma a não colocar a trajetória de um sobre o outro. Frances é inteligente e observadora e Aled é o tipo de personagem que queremos proteger do resto do mundo e ainda assim, ele leva Frances a ter reflexões importantes sobre a vida e futuro.

Precisamos falar sobre a mãe de Frances, uma personagem secundária que merecia sua própria história, pois conquistou o meu coração inteiro com respostas assertivas e bem-humoradas, bem como posicionamentos essenciais para a segurança da filha e de quem estivesse perto dela, em um contraponto direto com a mãe de Aled, o centro de todas as incertezas dele.

No livro, vemos também um retrato de como os jovens de hoje sofrem com as pressões impostas pela sociedade e até mesmo pelas próprias famílias. Até mesmo Frances, com a mãe que a apoia bastante sofre com a pressão de ser uma boa aluna e está sempre em busca de seu futuro. Esse é um dos motivos para amar tanto a amizade dela com Aled, já que é a partir dessa amizade que Frances percebe que existem outros caminhos para a felicidade.

O livro traz uma narrativa de amizade que reflete sobre o presente e o futuro e nos coloca em perspectiva sobre a vida de diversas pessoas que estão ao nosso redor e como seu dia a dia perfeito pode não refletir seus medos mais profundos.

Eu adorei!


Um pouco sobre a autora:
Alice Oseman nasceu em 1994, em Kent, na Inglaterra. Ela se formou em Letras na Durham University, em 2016, e atualmente trabalha como escritora e ilustradora. Alice normalmente pode ser encontrada encarando telas de computadores, questionando o significado da vida ou fazendo qualquer coisa para evitar um emprego de escritório. Radio Silêncio é o seu único livro publicado no Brasil.

2 comentários:

  1. Amo a temática, ainda não conhecia o livro. Já anotei a indicação, amei a resenha!

    http://www.meblog.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ivi!
    Esse livro foi o meu primeiro contato com a autora e me apaixonei de primeira. Adorei a sensibilidade da narrativa e a discussão de temas tão importantes como você mencionou.
    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir