10.12.20

E Se Tocássemos o Céu? (Leo Oliveira)

Ficha Técnica:
Nome Original: E Se Tocássemos o Céu?
Autor: Leo Oliveira
País de Origem: Brasil
Número de Páginas: 127
Ano de Lançamento: 2019
ISBN: B0822WJNDY
Editora: Kindle

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 101º livro lido em 2020 e foi E Se Tocássemos o Céu? (Leo Oliveira). Essa novela foi lançada ano passado e desde então tenho alimentado a curiosidade em ler e assim conhecer a escrita do autor que ´o dono do canal Um Leitor a Mais, um dos canais literários que eu mais a=gosto no youtube literários que eu mais gosto.

A história nos traz Joaquim, um jovem negro de classe media, filho de dois pais e que saiu recentemente de um relacionamento tóxico com um menino que emocionalmente, abusava dele. Joaquim está preste s a realizar um dos seus maiores sonhos: conhecer o Chris Hemsworth, ator mundialmente conhecido por interpretar o perfeito Thor na franquia de filmes da Marvel. Um dia, por acaso do destino, Joaquim conhece um menino na fila do supermercado e um novo sentimento passa a dominar seus pensamentos.

Temos uma história simples e enxuta, porém com uma série de nuances deliciosas. Joaquim é um personagem sensível e muito crível, desenvolvido a despertar a empatia do leitor ainda que sua realidade seja muito diferente de qualquer outro personagem que você tenha encontrado. Temos um rapaz que é cercado por amor e vive com estabilidade em diversas esferas da vida, mas, ainda assim, se encontra inseguro com muitas outras questões e isso nos aproxima do personagem porque embora a gente não esteja passando pela mesma problemática, entendemos o que ele pode estar sentindo.

Existem alguns elementos que agregam muito ao texto e um deles é a forma simpática que o autor descreve São Paulo, A maneira como ele descreve a metrópole que nunca para é com olhos de carinho e admiração e eu me identifiquei muito com isso porque tenho o mesmo olhar para com a cidade que me acolhe todos os dias e que me apresentou tantas pessoas maravilhosas.

O ponto alto para mim, no entanto, foi o encontro de Joaquim e seu ídolo. Descrevendo a CCXP com detalhes que me fizeram sentir estar lá, adorei sentir o personagem empolgado por realizar um sonho que na visão da maioria das pessoas é algo supérfluo e sem sentido.

Enfim, foi uma leitura rápida, envolvente que trouxe reflexões e também alguns pontos de leveza. A escrita do Leo é fluida e dinâmica, com muitas referências a cultura pop e que fazem o tempo passar rapidamente com uma história bem desenvolvida. 

Espero ler mais coisas do autor, porque realmente gostei muito!!!





Um pouco sobre o autor: Leo Oliveira nasceu no Rio Grande do Sul, mora em São Paulo e estudou Comunicação Social — Jornalismo na Universidade de Passo Fundo. Foi locutor por alguns anos até encontrar sua verdadeira paixão: a escrita. Nas horas vagas você pode encontrá-lo lendo livros de fantasia, assistindo a seriados de super-heróis ou gravando vídeos para o YouTube. Suas histórias publicadas são:
  • E se tocássemos o céu?
  • O maior espetáculo da Terra
  • Todos nós vemos estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário