29.12.19

Destaques 2019


Oi gente que ama livros, hoje é aquele dia que eu relembro as melhores coisas do ano de 2019 com vocês. Um pouquinho da minha vida pessoal e um montão de coisas legais que aconteceram.

Vamos conferir?

Melhor Momento: Sem dúvida o melhor dia e momento do ano foi o meu aniversário. Eu estava viajando com o meu filho em Santa Catarina e nesta viagem aconteceram coisas incríveis. Começamos o dia animados e fomos para o parque Unipraias onde andamos de teleférico, trenó e tirolesa e foi super emocionante. A noite encontrei com uma amiga de faculdade que eu não via há uns 15 anos e fomos para uma pizzaria em que tudo era temático de super-heróis. TOP DEMAIS!!!! No final da tarde e início da noite eu perdi a minha carteira. Isso quase tirou o brilho do dia para mim, só que não!! Dias depois a pessoa que achou a carteira me devolveu via correio e isso me deixou muito emocionada. Existem pessoas honestas e elas estão por todas as partes, sério!!!!


Melhor Viagem: Foi essa viagem no fim de semana do meu aniversário. Fomos para Balneário Camboriú – SC. Passamos 4 dias perfeitos naquele lugar, incluindo a ida ao Beto Carrero e Parque Unipraias. Passeamos, rimos, nos divertimos demais e ficou aquela vontade de passar o meu aniversário viajando sempre porque tudo foi tão gostoso que a vontade de viver esse momento é imensa.


Melhor Leitura: Flores Para Algernon (Daniel Keyes) foi um livro que me dilacerou. Protelei sua leitura e me afastei das críticas positivas, mas a curiosidade me venceu e assim surgiu a minha melhor leitura do ano. O livro nos traz o Charlie, um homem de 32 anos com um severo comprometimento intelectual. Charlie tem Fenilcetonúria e por conseguinte, um Q.I. baixíssimo, mas uma enorme vontade de aprender e de “ser inteligente”. Sua grande motivação para aprender o torna a cobaia ideal para um experimento desenvolvido por cientistas em uma universidade: uma neurocirurgia capaz de aumentar a inteligência de um indivíduo. A experiência já foi realizada no rato Algernon e os resultados foram excelentes, então Charlie é submetido ao mesmo procedimento. É um livro que deveria ser lido por todo mundo porque nos faz pensar e desejar ser uma pessoa melhor com aquilo que temos: nossa capacidade de empatia e nosso senso de responsabilidade.
Resenha AQUI


Melhor Série: Quando 45 RPM entrou no catálogo da Netflix eu fiquei eufórica. A série trazia um ator que eu adoro apesar de conhecer um único trabalho seu até então, no seriado Merlí. Porém, agora eu teria a chance de revê-lo em outro enredo e isso me deixou mais que animada. O enredo nos traz um produtor musical que acredita que mesmo durante o regime Franco, vale a pena explorar o rock e estilos musicais que incomodam as autoridades. Ele convence o presidente de uma gravadora a deixá-lo procurar por esses talentos e uma equipe é criada: Maribel, uma jovem ambiciosa que ama música e sabe que tem capacidade para ser mais que uma esposa ou secretária e Roberto, um jovem cantor que está descobrindo seu caminho, mas esconde sérios segredos sobre sua vida pessoal. A história preza em apresentar o lado do trio frente à ditadura apresentada na época. Como outras produções espanholas, essa série é maravilhosa e sem dúvida, merecia mais divulgação porque envolve o telespectador e traz diversão e reflexão em uma dose perfeita. Tem apenas uma temporada, é uma história com começo, meio e fim e acho muito difícil ter uma segunda temporada, pois não é necessária. O final é melancólico e me rendeu lágrimas e soluços, mas conquistou totalmente meu coração como acredito que conquistará o seu.


Melhor Filme: Meu interesse por Coringa era zero, afinal o protagonista era o vilão do Batman, super-herói que eu não curto tanto assim, mas meu filho queria muito assistir ao filme, fui acompanhá-lo no cinema e saí de lá impactada. O enredo nos traz Arthur Fleck, que trabalha como palhaço nas ruas fazendo propaganda para alguns estabelecimentos comerciais. Ele cuida da mãe que é bem frágil, adoentada e frequenta sistematicamente um serviço de assistência social com quem conversa e tem suas medicações receitadas, assim entendemos que ele sofre de alguma doença mental que em momento algum é esclarecida. Arthur tenta bravamente sobreviver aos dias tensos e duros que se desenvolvem em sua vida. Ele é hostilizado nas ruas porque não consegue segurar uma gargalhada assustadora e mesmo quando não quer rir, acaba gargalhando, constrangendo a si próprio e as pessoas ao redor. A situação dele se agrava quando o serviço de assistência é encerrado e assim ele fica sem os medicamentos ao mesmo tempo em que descobre segredos gravíssimos sobre o passado da mãe. Violento e de uma efervescência política vibrante, Coringa é um novo capítulo na história do Palhaço do Crime que será lembrado por muitos e muitos anos. Entretanto, independentemente de sua ligação prévia, trata-se também de um filme brilhante pela forma como foi construído: a partir de um fundo psicológico calcado apenas na vida real, de forma que sua transformação seja verossímil não só em Gotham City, mas em qualquer cidade nas mesmas condições de desigualdade social.


Melhor Música: Todo mundo sabe que eu sou louca pelo Ricky Martin e este ano ele lançou com Maluma, outro ser que eu amo mais que muito, a música No Se Me Quita. Foi amor ao primeiro acorde e assim que ouvi a música, já estava apaixonada pelo ritmo. Semanas depois veio o clipe e eu pude curtir a música admirando a beleza do Ricky e do Maluma que me fez amar ainda mais a canção. Ouçam e apreciem:


Melhor descoberta no Youtube: 2019 foi um ano em que me mantive fiel aos canais que adoro (Minha Vida Literária e Cinema com Rapadura), mas também foi o ano de me aventurar por mais canais literários. O Entre Livros e Personagens da Pollyana Campos é maravilhoso. Simples, gostoso e com gêneros literários que tem muito a ver comigo. E um canal que ganhou todo o meu amor e minhas gargalhadas foi o Deboche Astral. Eu não acredito em signos ou astrologia, mas sou viciada em todos os vídeos que eles fazem, colocando os signos para enfrentarem diversas situações. É divertido e muito original.

Esses foram os meus destaques em 2019 e começo o ano de 2020 bem animada e acreditando que será um ano excelente.

Torcendo para que o ano de vocês também seja assim: ÓTIMO!!!

Beijos

16 comentários:

  1. Olá Ivi, tudo bom?
    Primeiramente, não poderia deixar de dizer o quanto eu fiquei emocionada e extremamente feliz em ver meu canal na sua lista, em meio a tantos momentos e coisas incríveis!
    Quando criei o canal era para me ajudar a superar algumas coisas e ele passou a ser uma parte muito importante para mim. Saber que consigo passar o amor que sinto por esse cantinho é indescritível! Muito obrigada pelo apoio e pelo carinho, de coração mesmo! ♥
    Aproveitando o ensejo, quero dizer que já anotei a dica do Flores Para Algernon, que parece ser realmente sensacional e 45 RPM, da qual nunca tinha ouvido falar.
    Coringa também foi meu melhor filme do ano! Também fui sem expectativa nenhuma e saí impactada!
    Que 2020 venha repleto de momentos incríveis e de leituras maravilhosas para todos nós... e claro, de muito Ricky Martin para você ♥ rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a série 45 RPM e agora estou bastante curiosa, tenha certeza que essa semana mesmo dou uma olhada nela. Realmente sua aniversário foi pura alegria, aliás, que postagem gostosa de ler. Trazer bons momentos, dias felizes com quem amamos é a melhor coisa.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Nossa, eu estou totalmente curiosa a respeito de Coringa, as críticas foram extremamente positivas e eu adoro a história dele. Assim que surgir a oportunidade irei correndo assisti-lo.
    Santa Catarina parece ser uma cidade linda, meu sonho ir ao Beto Carrero, esse ano já tenho uma viagem programada, mas quem sabe ano que vem?
    Um ótimo 2020 para nós!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Que bacana esse "balanço geral" de 2019. Não conhecia o livro Flores para Algernon, mas fiquei bem curiosa para ler. O Beto Carrero é tudo de bom, né?

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Pela sua descrição sua viagem para SC, foi incrível e me fez ficar com vontade de visitar esses lugares. Outro ponto que me chamou a atenção foi o fato de você ter perdido a carteira e a pessoa que encontrou tenha lhe devolvido pelo correios, achei isso espetacular, pois a esperança de pessoas boas no mundo. Em relação ao seu livro favorito, série e filme eu ainda não conhecia ou não assistir, mais pretendo.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, menina! Que saudades que meu deu de Santa Catarina.
    Eu tenho família lá e costumava ir todos os anos! Adoro a praia das Laranjeiras, que fica do outro lado do teleférico do Unipraias! Rs... Fico super feliz em saber que você curtiu! E só mesmo lá para encontrar alguém pra te devolver a sua carteira pelo correio! Que incrível!
    O ano de 2019 foi bem estranho para mim porque ao mesmo tempo foi muito triste e muito feliz. Perdi minha sogra no começo do ano, mas fiz uma viagem maravilhosa para a Turquia e Israel no segundo semestre...
    Que 2020 seja ainda melhor!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Que viagem maravilhosa! E é realmente emocionante quando nos deparamos com pessoas que fazem o bem.

    Flores para Algernon está na minha lista de leituras para este ano. Estou cheia de expectativas e espero que se torne um dos meus preferidos também.

    Eu sigo o canal da Polly e é realmente um cantinho maravilhoso, gosto muito dos vídeos dela.

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Amei conhecer um pouco sobre seu ano de 2019, fico feliz por ter vivido momentos tão especiais <3
    Anotei a dica do livro do Daniel Keyes e também amo o Minha Vida Literária!
    Bjão

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Adorei conferir os seus destaques de 2019. Sempre acho legal esse tipo de post, poi adoro conhecer mais o gosto das outras pessoas. Fiquei curiosa para ler o livro e ver a série que você destacou. Quanto a música nem tenho muito o que dizer, pois também gosto dela.

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Que legal ver um post com a sua retrospectiva de 2019! Eu tenho muita vontade de conhecer Santa Catarina, esta na minha listinha de metas fazer uma viagem para lá, eu ainda não conhecia o livro e nem a série que você citou acima, mas vou procurar saber mais a respeito, e o que falar de Curinga? Um filme maravilhoso e que merece todos os premios que recebeu e que ainda vai receber.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Ficou legal a sua retrospectiva, eu por exemplo tenho vontade de conhecer Santa Catarina, deve ser um estado lindo. O livro Flores para Algernon é tudo de bom, mas bem triste ao mesmo tempo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Oi Ivi! Eu amo posts de retrospectiva! Vi Joker a pouquíssimo tempo, mas com certeza um dos melhores filmes do ano passado para mim. Eu amei muito dois livros que li no ano passado, Stepsister e Um Casamento Conveniente. Eu não lembro qual a melhor série porque devo ter assistido mais de 30. Já música eu gostei do álbum O Grande Encontro 20 anos.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ivi! Que ótimas realizações e acontecimentos de 2019! Eu ainda quero conhecer Santa Catarina, me falam que é muito bom, só ñ tive oportunidade. Fiquei curiosa sobre seu livro de 2019, vou colocar na minha lista de desejados, parece ser daqueles que dilaceram a gente! Não consegui assistir muitos filmes em 2019, pra falar a verdade, ando sumida dos cinemas, mas tenho muita curiosidade pelo filme do Coringa. Aposto que ganha o Oscar.
    Espero que em 2020 vc tenha um ano tão maravilhoso quanto 2019!
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    É tão gratificante quando temos recordações como datas de aniversário, guardamos e torna momentos inesquecíveis parabéns pelo seu aniversário!
    Eu não li esse livro Flores Para Algernon, mas pelo seu depoimento parece ser muito bom, vou adicionar a minha lista. Não conhecia essa série da Netflix, porque acho que a minha lista só tem filmes e séries de terror que adoro, mas qualquer dia vou conferir sua sugestão da série e assistir Coringa é só sair na tv, outra coisa adoro Ricky Martin, ele é inesquecível e fez e faz muito sucesso, já conferi o clipe. Eu ainda não fiz os melhores do ano de 2019, mas pretendo fazer também, parabéns pelo post e obrigado por suas sugestões. Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Olá Ivi, que fotos maravilhosa! Elas transmitem o clima alegre e descontraído dessa viagem, fico feliz que você tenha curtido momentos tão incríveis ao lado do seu filho. Não tinha lida nada ainda sobre "Flores para Algernon" mas sua descrição da história despertou meu interesse instantaneamente, me identifico muito com seus gostos literários e não poderia deixar de anotar uma dica como esta. Quanto ao filme Coringa, admito que não estava interessada em assisti-lo, mesmo depois de ler e ouvir tantos elogios, minha irmã caçula inclusive me indicou ele incansavelmente desde que assistiu. Agora, no entanto, estou revendo minha decisão e cogitando a possibilidade de assisti-lo.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  16. Oie amore,

    Faço o mesmo - com o potinho da gratidão!
    Qu delícia viagem, que bacana o temático de super heróis.
    Muito rato devolverem uma carteira, mas isso nos faz acreditar que ainda existem pessoas boas!
    Anotei a dica do livro já!
    Adorei a sua ideia de melhores coisas do ano!


    Beijokas!
    www.facedeumacapa.com.br

    ResponderExcluir