PERDIDA (Carina Rissi)

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Quem assina a resenha de hoje é a Bel Sanz.

Naquela dúvida de sempre de qual próximo livro a ler, Ivi me perguntou se não gostaria de ler esse livro e fazer a resenha para o blog. Olhei a capa do livro e fiquei com um pé atrás por imaginar ser uma história adolescente, afinal uma jovem vestida com uma roupa de gala e tênis All Star não podia ser uma história muito longe disso. Dei uma rápida olhada na sinopse e vi se tratar de uma história de volta ao passado. Ok! Vou ler e fazer a resenha, isso se conseguir ler até o final. Não são todas as histórias adolescentes que me prendem, muitas são chatas, com dilemas desnecessários, conflitos que surgem do nada e tanto mimimi que me cansa.
Peguei o livro e pensei: "Vamos... com boa vontade pode dar pra terminar a leitura". Mas o livro me surpreendeu totalmente, no primeiro capítulo a história já prendeu. Mas espere, nem cheguei ainda no segundo capítulo! Verdade! O livro já prende no primeiro capítulo. A leitura é super fácil e gostosa, a maneira que a autora  vai desenvolvendo o enredo te faz querer saber logo o que vem depois, o que vai acontecer. Como a personagem vai se virar, e quando vi já devorava o livro. Sim, é uma história jovem, os personagens principais tem 20 e poucos anos, porém não tem o nhénhénhé característico de muitos livros para essa faixa etária.
A história é bem desenvolvida, os personagens são descritos ricamente e são envolventes, todos, sem exceção  Não temos vilões, nem mocinhos, temos gente.
A história começa em 2010 e a autora nos apresenta Sofia Alonzo, uma jovem que vive uma vida vazia, como ela mesma define. Vive do trabalho para casa, tem poucos amigos - na verdade só conhecemos uma grande amiga. Não sente prazer no trabalho, não gosta do seu chefe que sempre a irrita. E não tem prazer na vida, não se sente atraída por ninguém, nunca se apaixonou e viveu um grande amor. Não tem família. Filha única perdeu os pais em um acidente. Mora sozinha em um pequeno apartamento que está sempre bagunçado. "Escrava" da modernidade, tecnologia, internet, informática, celulares. Não consegue nem se imaginar vivendo sem tudo isso.
Um dia sai com uns poucos amigos e depois de beber além da conta seu celular cai no sanitário de um banheiro público de um bar. Viver sem celular hoje em dia, quem consegue? No dia seguinte a primeira providencia é comprar um novo e é isso que ela faz. Entra em uma loja e é atendida por uma mulher estranha que consegue lhe vender um celular moderno que garante ter tudo que se espera de um celular e mais um pouco. Quando Sofia sai da loja e liga o celular, ele não funciona e irritada resolve voltar na loja para reclamar, mas algo acontece no caminho, na pressa ela tropeça em uma grande pedra, uma luz tão forte que a cega momentaneamente é emitida através do celular, ela cai e.... está no século XIX, no ano de 1830.
No passado ela conhece Ian Clarke, um jovem que está passando no momento em que ela, atordoada, levanta depois de tropeçar na pedra, sem saber onde está e porque todos os prédios, lojas e o parque sumiram. Ele parece saído dos seus livros preferidos de Jane Austen, um cavaleiro a moda antiga, um príncipe encantado. Lindo, elegante e extremamente educado, que apesar de estranhar a pouca roupa de Sofia, nada estranho para os dias atuais, crê que ela foi assaltada e lhe levaram até suas roupas, ficando apenas com roupa debaixo. Uma garota estranha que fala de maneira estranha, destrambelhada e sem modos. Ele, como um cavaleiro não pode abandonar uma jovem indefesa e a acolhe em sua casa até que tudo se resolva e ela consiga retornar ao seu lar. Algo um tanto improvável nos dias de hoje.
As descobertas de Sofia sobre os costumes e conhecimentos existentes no séc. XIX são muito divertidas. Como viver sem banheiro?! Como usar as roupas desconfortáveis da época? Muitas situações que de tão corriqueiras hoje em dia não conseguimos nem pensar em como as pessoas viviam antigamente. Essas descobertas fazem com que a leitura fique ainda mais prazerosa  Passagens hilárias como a do “pé de alface” faz com que não vejamos mais um simples alface da mesma forma.
Não é um enredo original e o final é previsível, mas o desenrolar da história nos prende totalmente na curiosidade de como vão chegar ao desfecho.
PERDIDA 2 já está a caminho e eu já estou contando os dias para ler.
Se você quer uma leitura leve e divertida, com certeza vai se deliciar com essa história.

Quotes escolhidos: “Viver em função de uma só pessoa, como se sua vida apenas tivesse sentido se ela estivesse por perto? Acordar e olhar para a mesma pessoa todo santo dia? Sexo com uma única pessoa pelo resto da vida? Ter que cuidar da casa, do marido, dos filhos, do cachorro, trabalhar... Não era um tipo de sentença de escravidão, pelo menos? Eu não entendia o que levava uma pessoa lúcida a se casar. Se bem que a maioria delas não parecia gozar de sua plena sanidade quando estavam apaixonadas.” (página. 13)

“A banda – ou seria orquestra? – começou uma música animada. O violino vibrante contagiou as pessoas, que se puseram em fila, homens de um lado, mulheres de outro. Fiquei olhando com incredulidade, esperando que alguém gritasse: Óia a cobra! É mentira! Mas é claro, ninguém fez isso. A dança era familiar, meio parecida com a quadrilha que eu conhecia, só que séria, sem brincadeiras.” (página. 250)


“Rezei para que, quando eu voltasse acontecesse um milagre e, como nos filmes, eu simplesmente esqueceria tudo que vivi ali. Porque eu queria esquecer o que vivi com Ian, esquecer suas falsas juras de amor, esquecer seus sorrisos, seu cheiro, nossas conversas, o que vivemos.... esquecer tudo!” (página. 272)


Um pouco sobre a autora: Um pouco sobre a autora: Carina Rissi nasceu em Ariranha - SP. Ela é uma leitora voraz, sempre lê a última página do livro antes de comprá-lo e tem um fascínio inexplicável pelo tema "Amores Impossíveis". Tem na s obras de Jane Austen uma fonte de inspiração.Seus livros publicados no Brasil são:

Comentários
12 Comentários

12 comentários :

  1. Sempre leio comentarios positivos do trabalho da carina, mas sempre fiquei cismada também com as capas um tanto nada a ver. Já deixei de ler muita resenha achando que era mais um romance adolescente. Fiz como a Bel e de boa vontade li a resenha e me parece interessante, adoro livros com viagem no tempo... quem sabe um dia eu leia :)
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh, eu também fiquei encantada com esse livro. Eu sempre quis ler esse livro e, apesar de ser clichê eu amei a forma como ele foi escrito... encantador!

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é muito perfeito e eu super recomendo a leitura desse livro. É um nacional que está na lista dos meus preferidos.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse é um livro que eu quero muito, mas muito mesmo ler! Eu baixei ele em pdf só pra ver com era mesmo e ler alguma coisa quando tivesse sem internet (porque odeio ler assim), li o primeiro capítulo e foi quase impossível parar. Morri de rir com o negócio da maquina de escrever haha! Parei, porque ele merece ser lido pelo livro (coisas da minha cabeça rs) não vejo a hora de comprar e terminar logo!
    Adorei a resenha, beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Nossa,
    estou mega, hiper, ansiosa pra ler esse livro :]
    Já li varias resenhas dele, o que aumenta cada vez mais a minha curiosidade ..

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros de adolescer mas também sem ''nhénhénhé''. Só de ver a capa eu também pensei como você, que seria mais um história de adolescente, mas depois de ler as resenhas eu fiquei com muita vontade de ler o livro. Mesmo o final sendo previsível, eu adoro isso! hahaha

    ResponderExcluir
  7. Eu sou mega apaixonada pela capa desse livro...
    Final previsível :(
    Não sabia que era uma série... Procuro fugir de séries, mas como não querer ter uma capa dessa na minha estante??

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Awmmmmmmmmmmmmm quero tanto ler esse livro :) Sério... Os livros da Carina estão entre os meus desejados e é uma pena serem carinhos =/ Mas em breve comprarei né, pois estou tão ansiosa para lê-los, cada dia mais :)

    ResponderExcluir

  9. Lindo! Divertido! Perfeito! Recomendadíssimo!!!! E como diria Sofia: Valeu!

    ResponderExcluir
  10. Qual é a faixa etária do livro? responda-me por favor

    ResponderExcluir
  11. O livro tem uma pegada "New Adult". Acredito que seja recomendado para maiores de 18 anos.

    ResponderExcluir

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.