30.1.19

O Amante da Princesa (Larissa Siriani)

Ficha Técnica:
Nome Original: O Amante da Princesa
Autora: Larissa Siriani
País de Origem: Brasil
Número de Páginas: 224
Ano de Lançamento: 2018
ISBN-13: 9788576866800
Editora: Verus

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 4º livro lido em 2019 e foi O Amante da Princesa (Larissa Siriani). Depois da excelente experiência com Amor Plus Size da mesma autora, era óbvio que eu leria seu novo livro, agora em um gênero diferente. Comprei este livro na pré- venda, mas só consegui encaixar a leitura agora e já adianto que deveria ter lido assim que ele saiu da embalagem.

O livro nos traz a Maria Amélia de Bragança, princesa brasileira que vive em Lisboa, capital de Portugal. Ela está prometida para o arquiduque da Áustria, Maximiliano Habsburgo e faltando pouco tempo para o casamento, ela está bem infeliz com esse noivado. Maria Amélia não conhece direito seu noivo e acredita que um casamento deve acontecer impulsionado pelo amor e não questões políticas ou razões convenientes. O noivo então chega ao palácio para os preparativos de seu casamento acompanhado de seu melhor amigo, Klaus Brachmann. Porém, o que Amélia não sabe é que Maximiliano também não está apaixonado e esconde um segredo que pode mudar todos os planos.


Pouco depois de chegar ao palácio, Maximiliano precisa viajar para Paris deixando sua noiva aos cuidados de Klaus, por quem a princesa teve uma primeira impressão antipática, mas conforme o convívio se estabelece, as coisas começam a mudar.

A narrativa do livro se desenvolve nesta aproximação entre Maria Amélia e Klaus e isso é contado em primeira pessoa com capítulos alternados na voz dos dois protagonistas, o que nos faz conhecer intimamente cada um deles, mesmo que a escrita da autora seja objetiva e extremamente fluida. Ela nos apresenta quem é quem e conforme os acontecimentos do enredo se desenvolvem, já temos uma imagem bem esclarecida do que esperar da história. 


Porém, ainda que o livro tenha todos os elementos do gênero como o romance em si e essa questão de gato e rato bem característica, conforme avançamos na leitura, percebemos que toda a narrativa é original e extremamente ousada em sua conclusão. Temos cenas sensuais e discussões com diálogos inteligentes e ágeis, mas o grande brilho da história se dá na forma como a autora a encerra, de maneira bem incomum nos romances de época dos livros publicados nos dias de hoje. 

Meu envolvimento com a narrativa foi automático e a partir do primeiro parágrafo eu estava totalmente imersa neste mundo. Não existem descrições cansativas sobre os costumes da época ou detalhes como roupas ou arte, porém, os dois protagonistas são leitores ávidos e isso agregou bastante à minha leitura porque sempre adoro referências diretas aos livros e obras que aprecio.

Da mesma forma, o cenário político também não é muito explorado e eu senti falta disso porque achei que algumas explicações seriam pertinentes, o que não tirou o brilho que esta história trouxe para mim. Algumas estranhezas podem ser sentidas ao longo da leitura porque afinal de contas, Klaus está tentando seduzir a noiva de seu melhor amigo e mesmo que Maximiliano não seja digno de fidelidade, acredito que o romance em si poderia ter se dado de outra forma. Mas vencida esta problemática, eu estava torcendo com todas as minhas forças para que o casal ficasse junto e desfrutasse da felicidade deste amor.

Como no outro livro da Larissa Siriani, esta leitura me trouxe uma satisfação imensa pois o texto é forte, mas fluido. Ela foca nos sentimentos sem ser melodramática e em algumas cenas, podemos sorrir da leveza do alívio cômico que ela inseriu. O desfecho me surpreendeu e eu gostei pela coragem da autora e por ter me emocionado muito. Concluí a leitura em lágrimas, muito tocada pela forma como ela me conduziu e usou os artifícios certos para que eu me importasse com os personagens.

Outro ponto forte do livro é que embora os detalhes políticos e históricos sejam discretos dentro do desenvolvimento da trama, sabemos que são reais e essa liberdade em criar em cima de algo que existiu me deixou curiosa quanto a história real.


Enfim, é um romance de época corajoso, sensual e inesquecível. Para quem gosta do gênero, a leitura deste livro é imperativa. O livro é uma delícia e nos diverte na mesma proporção que nos emociona. Para quem não gosta do gênero, acredito que seja uma excelente oportunidade de mudar de opinião porque esta história apesar de todas as características, é um livro original, que se reinventa a cada página.

Eu adorei!


Um pouco sobre a autora: Larissa Siriani é uma paulistana que nunca fez a menor ideia do que queria fazer da vida - até começar a escrever. É formada em Cinema e além de escrever, é professora de inglês. Comanda um canal no Youtube que leva seu nome e produziu uma websérie inspirada em Senhora, um dos seus clássicos preferidos da literatura brasileira. Vive em São Paulo com a família e sonha em viajar o mundo, conhecer seu príncipe encantado e encabeçar a lista de bestsellers (não necessariamente nessa ordem). Alguns de seus livros publicados são: 

  • O Coração da Magia
  • Te Ver de Novo
  • O Diário [nada] Secreto
  • As Bruxas de Oxford
  • Ardente Perigo
  • Amor Plus Size
  • O Amante da Princesa

9 comentários:

  1. Eu acompanho a Larissa a bastante tempo e já li um livro dela beeem antigo. Estou bem curiosa para conferir esse novo romance dela, ainda mais por ter sido construído em cima de uma história real. Gostei dos pontos que você citou, espero encaixar essa leitura em breve na minha lista.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Conheço a autora por causa de seu livro Plus Size que fez bastante sucesso, porém não havia me chamado a atenção.
    Eu adoro livros de romance de época, e como você citou que o desfecho é diferente dos outros livros, me deixou curiosa para realizar a leitura. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivi,
    também me emocionei bastante com o desfecho dessa história... Foi meu primeiro contato com a escrita da Larissa e uma experiência super positiva que me fez querer ler outras obras dela. De fato, a autora soube construir personagens e uma trama que envolve e cativa o leitor e por isso a considero difícil de esquecer.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu vejo tantos comentários sobre esse livro que estou interessada em conhecer. A autora traz um romance que se passa no Brasil, traz ótimas referências do período e só de ter uma escrita audaciosa chama atenção.
    Acho que vou gostar.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Olá, fiquei super curiosa com esse desfecho, já quero descobrir o que aconteceu. Achei legal a história ter uns toques reais, ainda não li nada da autora mas fiquei tentada a começar por esse.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ivi! Tudo bem?
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro desde que ele foi lançado, especialmente por ter visto muitas pessoas elogiando. Nunca li nada da autora, mas achei muito interessante ela desenvolver uma narrativa tão original e caminha para um lado surpreendente. Confesso que fiquei com medo de ser um final triste e, como ando evitando leituras assim, vou deixar esse livro mais pra frente. No entanto, adorei conferir sua resenha e, sem dúvida, vou querer ler esse livro em outro momento.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Não gosto do gênero romance de época, mas me interessei pela história! Parabéns pela resenha! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você realmente me convenceu a querer ler o livro e saber mais sobre o trabalho dessa autora!

      Excluir
  8. Não conhecia a obra, mas confesso que sua resenha me deixou bem curioso para saber da trama na íntegra. Esse enredo deve ser surpreendente e aguçou demais minha curiosidade. Anotada a dica.

    ResponderExcluir