15.10.18

Meus Professores Literários Favoritos


Oi gente que ama livros, hoje é o DIA DO PROFESSOR, com certeza a profissão que eu mais admiro no mundo e acredito que seja a mais importante de toda e qualquer sociedade e por causa desta minha paixão por professores em geral, venho hoje com um post especial e compartilho com vocês os meus professores favoritos da literatura.

Vamos conferir?

Extraordinário (R.J. Palacio)
A grande maioria dos leitores ama o Auggie, o menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Sua família o protegeu em casa, sua mãe foi sua professora até ele atingir a idade de entrar para o Ensino Fundamental II, a mãe se sentir limitada em seguir dando aulas para ele e por isso o mandam para uma escola regular. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. Nesta difícil realidade, o jovem protagonista conta com a ajuda do incrível professor de inglês Sr. Bowne, que ensina as crianças como construir atitudes de gentileza através de cada pensamento que traz para a sala de aula todos os meses e propõe as crianças que escrevam os seus próprios no final do ano. Sem dúvida, o professor do Auggie foi um agente positivo em todo o seu processo em enfrentar o bullying e se sentir mais seguir no ambiente escolar.
Resenha AQUI

As Vantagens de ser Invisível (Stephen Chbosky)
Este livro que é todo escrito de forma epistolar nos traz um adolescente iniciando o ensino médio. Charlie é um garoto comum que só quer ter amigos e viver em paz, mas, na verdade, traz uma bagagem emocional bem complicada e embora não lembre exatamente as coisas que lhe aconteceram, sente que de alguma forma tem uma certa culpa na morte de uma tia querida. Quando ele ingressa na escola nova, conhece o professor Bill que é aquele tipo de professor que investe ao máximo quando enxerga potencial em seus alunos. Ao perceber a inteligência e timidez de Charlie, passa a influenciar diretamente a vida do aluno, não só recomendando grandes leituras e o incentivando na escrita, mas também dando conselhos pessoais. Todo o livro é muito intenso e com algumas partes bem melancólicas, mas essa parte da interação do Charlie com o professor Bill é tão deliciosa de acompanhar porque além de vermos um professor responsável e comprometido com seu trabalho, temos excelente indicações de livros para conhecer.
Resenha AQUI

Outra Vez (Ivi Campos)
Que marmelada eu indicar meu próprio livro não é mesmo? Mas não posso deixar de compartilhar com vocês que além do fato de eu amar a profissão de professor, também desenvolvi protagonistas e toda uma história que se passa em um colégio onde conhecermos o professor Pablo, um homem apaixonado por sala de aula e que acredita que o mundo será um lugar melhor através da educação e de uma boa formação. No livro existe uma situação de violência grave envolvendo um grupo de alunas e ele instintivamente tenta defendê-las arriscando a própria vida. Além desta situação extrema, o vemos preocupado com suas aulas, tentando ser criativo e original ao máximo, desenvolvendo aulas interessantes que despertem a curiosidade nos alunos para que eles tenham vontade de buscar mais informações por motivação própria. Pablo foi uma homenagem minha a todos os professores excelentes que passaram pelo meu caminho e mesmo eu sendo muito suspeita para elogiá-lo, acredito de verdade que ele é uma boa referência de professor inesquecível dentro da literatura.
Hoje o e-book está gratuito na Amazon, por isso aproveite clicando AQUI

Esses são os meus professores favoritos no universo dos livros. Como sei que existem muitos que não citei, quero que vocês deixem nos comentários qual é o seu professor favorito na literatura porque se eu ainda não tiver lido o livro em que ele se encontra, com certeza correrei para ler.

Aos leitores professores, meu desejo sincero que tenham um dia maravilhoso e que encontrem a mais pura felicidade na profissão.

Beijos

10 comentários:

  1. Oie,
    super bem lembrado! A gente faz homenagem aos professores que estão ali no dia-a-dia e esquecemos dos literários que de uma forma ou outra podem existir na pele de um professor de verdade.
    O Bill me lembrou uma professora minha, que me deu aulas de Português no ensino médio ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ivi! :D
    Adorei as indicações. Tenho o livro "As Vantagens de Ser Invisível" há um tempão, mas acabei colocando outros na frente na leitura, por isso ainda não pude lê-lo, mas quero muito. Vi o filme e gostei da participação que o professor representa na vida do Charlie. Estou querendo comprar um Kindle para ler e-books porque no notebook acho muito ruim, daí vou querer conferir seu livro, sim! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adorei as indicações, inclusive do seu livro. Parece ser um professor muito querido. Mas meu preferido no momento é o Sr. Browne, ele é incrível e as mensagens que ele passa para os alunos é linda e repleta de ensinamentos para nós adultos também refletirmos.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  4. Estou com extraordinário na minha lista de leituras, em 2019 e quero assistir ao filme, pois essas histórias nos passam uma lição de vida incrível.

    ResponderExcluir
  5. Que lindo seu post Ivi, concordo com você quando vc diz que os professores é a profissão mais importante, pois é graça a eles que hoje em dia somos o que somos, independente da profissão.

    Não li nenhum desses livros que você comentou, mas já li bastante resenhas sobre os dois primeiros e realmente eles são emocionantes e a imagem do professor neles é de suma importância.

    Putz cheguei tarde aqui no post e n garanti o seu livro :( , mas vi aqui que ele tem no Kindle Unlimited, e vou add na minha lista de leitura. Adorei ele, e aproveito para ler algo do tipo, já ue nunca li nada que venha como protagonista um professor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ivi,
    O Professor Browne é incrível, sou perdidamente apaixonada por ele.
    Infelizmente, não gosto muito do Professor Bill e nem de As vantagens de ser invisível (sim, devo ter lido errado).
    Estou louca para ler o seu livro - que garanti na Amazon - e conhecer o Pablo, acho que vou gostar dele ♥
    Não me recordo de nenhum outro livro com professor que tenha me marcado :(
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ivi.
    Adorei essa sua autoindicação!!
    Pode rolar marmelada, goiabada e bananada, a gente adora! kkkkkkkkk
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ivi, tudo bem?
    Eu ainda não li nenhum dos três livros, mas tenho curiosidade com todos eles. O seu livro me desperta interesse e ver você falando assim sobre ele me deixa ainda mais interessada em ler, adorei o fato de o Pablo ser uma homenagem aos professores.

    ResponderExcluir
  9. Olá Ivi, tudo bom?
    Adorei a lista e saber um pouco sobre seus professores literários favoritos! Desses eu conhecia os dois primeiros e simplesmente adoro Sr. Bowne e a forma como ele ensina para as crianças, como lhes mostra como empatia e gentileza tem poder de mudar ainda que um pouquinho o mundo a nossa volta. Quanto ao Pablo, eu ainda não o conheço, mas espero poder fazê-lo em breve! Já estou super curiosa para ler o seu livro ♥♥
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Tá super permitida essa marmelada de colocar o próprio livro principalmente porque eu nao o conhecia e já fiquei super interessada. Eu AMO o professor de As vantagens de ser invisível, ele é um amorzão.

    ResponderExcluir