23.9.18

Respire Fundo (Camila Marciano)

Ficha Técnica:
Nome Original: Respire Fundo
Autoras: Camila Marciano
País de Origem: Brasil
Número de Páginas: 273
Ano de Lançamento: 2018
Compre na AMAZON

Conheci os livros da Camila por “O próximo homem da minha mulher sou eu” em 2016, mas só pude conhecê-la pessoalmente nesse ano, durante a Bienal do Livro. Adorei conhecê-la e fiquei empolgada ao saber sobre o livro novo, que seria lançado em Setembro (melhor mês do ano!)

Respire Fundo é narrado por Andréia Borges, empresária de sucesso que assina um termo em que entregaria todos os bens ao marido (agora ex) Fabrício em caso de traição e perde tudo. O fato é que Andréia não traiu Fabrício e luta para sustentar e dar uma vida digna a Amélia, sua filha. Tem vários empregos no período após a separação (sete anos), até que uma série de problemas em seu trabalho como motorista da Uber a levam a vender bolos nas ruas, com a amiga e vizinha Giovana. Após alguns dias como vendedora, é contratada como motorista da mãe de Bento Castro, empresário e arquiteto, tem uma conversa inesperada e um convite que a leva a trabalhar na empresa de Bento.
“É questão de provar a mim que eu podia cuidar da minha menina. E transformá-la numa criatura única, especial, ajudá-la a ser o que ela quiser, mesmo que seja a minha vez de esquentar a barriga no forno fazendo pãozinho enquanto ela abre uma cafeteria numa garagem”. – posição 135.
Andréia é ótima mãe, esforçada, trabalhadora e inteligente, sabe se impor e se valorizar no momento certo. Giovana é exemplo de amizade, daquelas com quem você pode contar, a qualquer momento e em qualquer situação. Amélia é uma criança super fofa, compreensiva e de raciocínio rápido, sua lógica sobre a rainha da Inglaterra faz muito sentido!

Bento é um arquiteto dedicado, empresário que se importa com os funcionários, mas não sabe o que ocorre na parte financeira de sua própria empresa e sua mãe, Angelina, é mais esperta e perspicaz do que aparenta. O relacionamento de Bento e Andréia é previsível, mas ocorre de forma natural e linda, com respeito, apoio e admiração em todos os sentidos.
“Se assinei um contrato perigoso de tão imbecil, foi por amor. E das coisas que faço por amor, não me arrependo. Mesmo com consequências tão cruéis”. – posição 190.
O real motivo da separação de Andréia e Fabrício é relatado, sendo possível perceber o quanto isso ainda a afeta em vários aspectos. Fiquei muito surpresa e animada ao perceber que uma personagem da família Ferreira faz parte do livro e inclusive apoia Andréia em uma situação bem tensa.

Fui envolvida pela história e me senti conversando com Andréia, quis ser amiga de Giovana, ter uma equipe de trabalho como a delas e admirei as atitudes de Bento em vários momentos. A conversa de Andréia com o ex-marido foi um momento muito esperado por mim e reconheço que fiquei orgulhosa de sua "adultice", como ela mesma disse.  O livro trata de superação e valorização da mulher em todos os aspectos, mas também de amor, amizade, família e confiança, mostrando o quanto é necessário acreditar e se esforçar por dias melhores mesmo quando tudo parece perdido.
“Um homem só vale a pena ser descrito e admirado depois que vemos como trata sua mãe. Aprendi essa depois de muita paulada na cabeça. Se um homem não tem decência suficiente para tratar a mãe, o que é que a gente, mulher comum, pode esperar?” – posição 622.
O último capítulo é narrado por Bento, que me fez lembrar os integrantes da família Ferreira pela admiração e valorização da própria história, com momentos divertidos e sinceros, pela humildade em  perceber que ainda podem evoluir muito. Adorei a referência e o convite para o dia 05 de Setembro (data do lançamento do livro), muito original! Super recomendo!
“Os vilões ganham a proporção que nós damos”. – posição 2414
“E se eu aprendi alguma coisa sobre homens que merecem ser nossos, é que eles estão sempre um passo atrás. Eles podem caminhar do lado se quiserem, mas para eles, é importante que a gente vá na frente”. – posição 3921.

Um pouco sobre a autora: Camila Marciano começou a escrever por diversão e para treinar, escreve sobre homens brandos e mulheres duras, porque cansou de homens duros e mulheres brandas. Seus livros são:

- Família Ferreira:
O Próximo Homem da Minha Mulher Sou Eu (versão disponível também no wattpad),
O Único Homem da Minha Mulher Sou Eu,
O Último Homem da Minha Mulher Sou Eu
Coração Vadio (Bônus da Manu).

- Série Quia:
Quia Nominor Leo
Quia Nominor Uir
Quia Nominor Libertas

- Respire Fundo

Os livros da Família Ferreira e Respire Fundo estão disponíveis como e-book na Amazon e a série Quia está disponível pelo Wattpad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário