18.5.18

O que eu diria para a Ivi de 15 anos


Oi gente que ama livros, hoje é meu aniversário e eu decidi fazer uma viagem no tempo e bater um papo com a Ivi de 1991, uma adolescente bagunceira que tinha muitos planos e sonhos para o futuro.

Decidi dar a ela de presente alguns spoilers da sua vida. Somente 15 fatos e apenas sobre a sua vida. Nada de falar que o PT ganhará quatro mandatos à presidência ou que o Brasil será pentacampeão de futebol. Também não falarei sobre a internet e o quanto isso revolucionará a vida humana. Só falarei coisas pertinentes a sua vida e que sinceramente, eu gostaria de ter tido conhecimento quando tinha 15 anos.

1. As broncas e proibições que seus pais impõem hoje te livrarão de muitas encrencas.

2. Você será mãe! - real e oficial - Será coruja, mas exigente. Vai mimar, mas também vai disciplinar. De todas as coisas que você se tornará ao longo da vida, nada será mais importante do que ser mãe. É o que você vai mais amar ser.

3. Você não gosta e não tem paciência com crianças hoje, mas no futuro, depois do evento chamado "ser mãe", você amará estar cercada pelos sobrinhos e pelo seu filho. (Sim, sobrinhos e filho… vem meninos por aí).

4. Pare de brigar com o seu pai AGORA. Ele vai morrer em breve e não estará presente em TODAS as suas realizações da vida adulta, por isso, aproveite o dia a dia simples de hoje com a presença dele, porque isso não será para sempre. 

5. Ainda sobre perdas, você terá que se despedir precocemente de outras pessoas que você ama ou amará na vida. Por isso tente se lembrar de aproveitar a presença de todos ao seu redor. Valorize, ame, deixe claro o que você sente por elas. As pessoas não são eternas. 

6. Você terá cabelos lisos e quer saber? Não é tão bom assim… 

7. Você será gorda e quer saber da melhor parte? Não é tão ruim assim. 

8. O Ricky Martin voltará a fazer sucesso, deixará o mundo atordoado com uma música chamada Living la Vida Loca. Em 2010, contará ao mundo que é gay. Nesta época já estará bem óbvio, por isso, esse é o momento de você começar a abrir sua cabecinha oca. Você seguirá fanática por ele e digo com propriedade, mais ainda do que é hoje.

9. Você nem lembrará o nome das melhores amigas que tem hoje., então não se desgaste tanto achando que é para sempre, porque não é. 

10. Você se apaixonará um milhão de vezes e será feliz na grande maioria delas. Viverá situações incríveis e verdadeiras aventuras. Também sofrerá e amargará algumas dores de cotovelo, mas nada anulará a parte positiva de amar e ser amada. Não esqueça disso!!! 

11. Você publicará livros e algumas pessoas vão elogiar suas histórias, mas não se iluda, pois não conseguirá sustentar sua família com isso. Então, continue com a cara enfiada nos estudos porque valerá a pena. 

12. Você terá a sua biblioteca particular e se orgulhará muito dela. Essa vida de livros emprestados da biblioteca municipal acabará e a leitura será o seu grande lazer na vida adulta.

13. As dúvidas engolirão a sua fé e sim, você não vai mais conseguir acreditar em Deus. Será complicado em alguns aspectos, mas libertador nos mais importantes. Então relaxe, isso não te definirá, apenas será mais fácil não ter que se desgastar tanto para acreditar em algo que não te inspira.

14. Vai demorar algumas décadas, mas você realizará o sonho de saltar de pára-quedas e será ainda melhor e mais intenso do que você imagina. Então, se algumas realizações demorarem, apenas espere o tempo certo para que cada uma delas aconteça.

15. Vai demorar um pouquinho, em alguns dias parecerá até que está demorando muito, mas você chegará em um ponto da vida em que olhará ao seu redor e para si mesma e terá a certeza que tudo está no lugar certo. Trabalho, família e amigos, tudo organizado e em paz, a felicidade não será apenas uma sensação. Esta parte da sua vida em alguns momentos lhe parecerá inatingível, mas vai por mim porque eu sei do que estou falando: a felicidade não será apenas uma sensação. E sabe como terá certeza disso? Porque mesmo com as imperfeições do dia a dia ou dos problemas que sempre estarão presentes aqui ou ali, nada poderá alterar a sua paz e a certeza que é amada por muitas pessoas Essa será uma grande conquista e discretamente, como se ninguém percebesse, você se orgulhará muito disso.

É isso aí, apenas alguns toques para alguém que ainda não sabia nada da vida, mas que queria devorá-la insanamente. Foi uma conversa complicada porque a Ivi de 15 anos quase não acreditou em alguns destes spoilers, considerou alguns como verdadeiros plost twists, porém, foi interessante. Se eu tivesse que dizer mais coisas, cairia no clichê e aconselharia a aproveitar mais, se amar mais, ousar mais.

Mas o passado já passou e, apesar da sua importância, por ter efeitos nos dias atuais, o melhor caminho é pensar daqui para frente. Se você parou para pensar no que você diria para si mesmo no passado, meu conselho para você é apenas um: Viva intensamente!

Deixo a dica para que façam essa viagem no tempo e se encontrem com vocês mesmos na adolescência e dêem alguns toques, isso os fará perceber que alguns erros cometidos lá atrás serão incorrigíveis, mas que sempre há tempo de ser alguém melhor.

Para finalizar, FELIZ ANIVERSÁRIO para mim!

8 comentários:

  1. Bom, Feliz aniversário Ivi. Felicidades mil pra ti.
    Eu não sei o que direi pra mim do passado, a não ser: ouça seus pais. Não faça nada de cabeça quente e pare de tentar irritá-los. Sabe a Dry, aquela menina bacana que conheceu na escola? Gruda nela como um carrapato. Vocês serão as melhores amigas que você sempre leu nos livros.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente parabéns pelo aniversário Ivi, que Deus te abençoe sempre. Adorei a ideia da lista e acho que se tivesse tido esses spoilers lá naquela época talvéz a vida tivesse sido mais fácil. Gostei muito dos fatos escolhidos e que eles tocaram em mim, pois como toda adolescente de 15 anos também tive meus medos e receios. Acho que hoje, aos trinta eu continuo sem saber nada, mas assim como você, acredito que tudo está no lugar certo. Adorei, parabéns.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ivi.
    Sei que já faz alguns dias, mas mesmo assim, Feliz Aniversário!
    Adorei essa sua conversa com a Ivi de 15 anos!! Eu também curto lembrar do passado nos meus aniversários e sempre vejo que gastava energia demais com coisas que não eram importantes, o que me faz sempre pensar no que estou gastando energia hoje em dia!!! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Ivi, feliz aniversário! Achei seu texto maravilhoso! Quem dera pudéssemos mesmo, voltar e dar algumas dicas valiosas para nosso eu do passado.. Evitaria muita dor e dúvida.. Fiquei com lágrimas nos olhos ao ler sobre seu pai.. Se a gente tivesse esse entendimento de que as pessoas não são eternas, seria tão diferente.. Desejo que você tenha ainda mais sucesso, que a biblioteca cresça e que a felicidade sempre apareça na sua vida! Um beijo!



    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Primeiramente, feliz aniversário (mesmo que um pouquinho atrasado). Muita felicidade e sucesso sempre!
    Eu adorei o post e como eu gostaria de dar alguns desses conselhos para a minha versão adolescente. Em especial, o de valorizar os momentos com quem se ama. Gostaria de falar para a Malu de 15 anos para visitar o avô com mais frequência, pois ele não ficaria em sua vida por muito tempo mais. Porém, como você disse, não dá para viver pensando no passado. É preciso seguir em frente e aproveitar a vida intensamente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. OIii tudo bem??

    Gostaria de poder fazer isso com a Rafaella do passado, mas não com a intenção de avisa-la, mas sim para poder mudar meu futuro. Poderia ser dez milhões de vezes melhor se eu tivesse feito mais.
    Até me emocionei com sei post.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Parabéns Ivi!
    Que texto incrível. Legal poder ver a trajetória e revisitar esses itens deve ter causado um misto de sentimentos.
    Entendo perfeitamente o quesito tempo e nossos familiares. As vezes acontecem algumas coisas que estão muito acima da gente né. Se tivesse oportunidade certamente pediria pra que o tempo passasse mais devagar pra que pudesse ter aproveitado mais a companhia da minha mãe, mas o destino resolveu levá-la cedo demais na minha concepção. Então fica a saudades!
    Que nos próximos 15 anos você consiga aproveitar e ter uma vida muito feliz.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Olá Ivi, como vai?

    Que texto tocante e encantador. Foquei aqui e pensei o que diria a mim com 15 anos. Muitos conselhos e avisando tudo de ruim ou de bom que eu iria passar. Fiquei tocado com suas respostas e verdadeiramente: parabéns .

    ResponderExcluir