1

Filme da Vez #48 O Círculo

Ficha Técnica:
Título Original:  The Circle
Ano de Produção: 2017
País de Origem: Estados Unidos
Lançamento no Brasil: 22 de Junho de 2017
Duração: 109 minutos
Gênero: Suspense
Classificação: 12 anos
Direção: James Ponsoldt
Elenco:  Emma Watson, Tom Hanks, John Boyega, Bill Paxton, Ellen Wong, Karen Gillan, Ellar Coltrane.
Sinopse: The Circle é uma das empresas mais poderosas do planeta. Atuando no ramo da Internet, é responsável por conectar os e-mails dos usuários com suas atividades diárias, suas compras e outros detalhes de suas vidas privadas. Ao ser contratada, Mae Holland (Emma Watson) fica muito empolgada com possibilidade de estar perto das pessoas mais poderosas do mundo, mas logo ela percebe que seu papel lá dentro é muito diferente do que imaginava.
Não conhecia esse filme, mas fiquei bem animada pela sessão de cinema incluída em um evento da empresa em que trabalho. Mae Holland (Emma Watson) consegue o emprego com o qual sonha na empresa “O Círculo”. O principal produto da empresa é a SeeChange, uma câmera pela qual os usuários compartilham momentos com o mundo.

Aqueles que trabalham na empresa tem um chip pelo no qual constam todos os seus dados, que são comparados com os demais funcionários. Ao se destacar no trabalho, Mae é convidada pelo fundador da empresa Eamon Bailey (Tom Hanks) a usar a câmera em tempo integral e percebe que talvez não seja a melhor decisão, já que seus pais se incomodam pela falta de privacidade e seu melhor amigo Mercer (Ellar Coltrane) também se afasta.  O encontro com Ty (John Boyega), o criador da rede social utilizada pela empresa a surpreende e a afeta, assim como o estado da companheira de trabalho Annie (Karen Gillan).


Mae me pareceu bem imatura e seus argumentos para promover os produtos como “só fazer o que é certo se estiver sendo observado” me pareceram absurdos, mesmo que ditos sob orientação de seu chefe. Na divulgação de um novo produto (localizador), Mae não pensa nas consequências e colabora para uma cena bem dramática.


A mensagem do filme é bem atual, demonstra a importância da privacidade versus a necessidade das pessoas de expor sua vida nas redes sociais atualmente. Automaticamente nos faz questionar se tanta tecnologia e exposição nos levará a ser totalmente monitorados no futuro ou se a nossa privacidade (ou a parte que decidimos não expor) ainda será preservada.  

O final é inteligente e justo, eu gostei bastante! Ao pesquisar sobre o filme descobri que é baseado em um livro: “O Círculo” de Dave Eggers. Acredito que seja uma leitura bem interessante, pretendo ler em breve.

Trailer Oficial: 

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Já quero muito esse filme desde que começaram a circular as notícias sobre ele. Elenco incrível e boa história... Tem promoção em diversas salas de cinema de São Paulo.

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014