0

Detalhe Final (Harlan Coben)

Ficha Técnica:
Nome Original: The Final Detail
Autor: Harlan Coben
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Ricardo Quintana
Número de Páginas: 304
Ano de Lançamento: 2015
ISBN: 978-85-8041-457-8
Editora: Arqueiro

O sexto livro da série de Myron Bolitar é diferente dos anteriores. Dessa vez Myron está no Caribe com Therese e Win vai buscá-lo porque um dos seus clientes (Clu Haid) foi assassinado e a amiga e sócia de Myron Esperanza é a maior suspeita do assassinato. Myron acredita em sua inocência e decide apoiá-la, porém, estranha quando Esperanza não conta nada a ele e todos pedem que ele se afaste da investigação. Clu era bem problemático, lutava para se manter longe das drogas, tinha problemas no casamento e resultado positivo no exame anti-doping afetou sua carreira.

Durante a investigação, Myron encontra um disquete com a foto de Lucy Mayor, desaparecida há anos e filha de Sophia, dona do time em que Clu jogava. Ninguém consegue analisar o conteúdo ou a origem do arquivo (auto deletável), o que gera ainda mais tensão e suspense no livro por confundir a todos. Argumentos que podem motivar (ou justificar) o assassinato de Clu são apresentados a cada página e em determinado momento inclusive Myron pode estar envolvido.
“A vida nada mais é que uma sucessão de causas e efeitos. Existem filósofos que acham que tudo o que fazemos transforma o mundo para sempre. Mesmo os gestos mais simples. Como sair de casa cinco minutos mais tarde, escolher um caminho diferente. Isso pode mudar tudo para o resto da sua vida. Não concordo necessariamente, mas quando se trata de coisas grandes, sim, claro, acho que os efeitos duram”. – página 72
Uma informação importante que afetou a carreira de Clu é descoberta e gera novos suspeitos. Achei curioso o envio de um disquete com informações, mas levando em conta que o livro foi escrito em 1999, o objeto ainda era bastante utilizado e comum na época.  Me pareceu interessante o trecho em que Sophie afirma que confia em Myron e menciona ajuda dele na investigação sobre o desaparecimento de Greg Downing, caso relatado em Sem Deixar Rastros, o terceiro livro da série.

Fiquei comovida pela demonstração de amizade de Big Cyndi a Esperanza, bem justificada pela forma como se conheceram e pelo que Esperanza representa em sua vida. Além de amizade, o livro trata de vingança e demonstra escolhas e decisões no passado que podem trazer sérias consequências a qualquer momento. Relata o quanto a linha entre o certo e o errado pode depender do ponto de vista e da situação em que se está envolvido. O amor entre pais e filhos está sempre presente nos livros do autor, os conselhos do pai e a reação de Myron sobre sua decisão foi extremamente natural. 
“Não saber – disse Sophie Mayor depois de algum tempo. – Isso corrói você. O dia inteiro, a noite inteira, durante doze anos. Nunca para. Nunca vai embora”. – página 165.
Esperava participação maior de Terese na história, a personagem se limitou apenas a ouvir e apoiar Myron. O ponto alto do livro fica com as reviravoltas sobre o assassino de Clu, não imaginei quem era o responsável até o momento em que Myron percebeu o “detalhe final” que interliga quase todos os personagens (inclusive Lucy) de alguma forma. História rápida e inteligente, gostei bastante!

“Existe uma linha tênue entre esperança e ilusão, Sr. Bolitar”. – página 249.
O próximo livro da série tem o título que mais me chamou a atenção, "O medo mais profundo". Curiosa para saber qual será o medo mais profundo do destemido agente / detetive Myron Bolitar. 


Um pouco sobre o autor: Vencedor de diversos prêmios, é o único escritor a ter recebido a trinca de ases da literatura policial americana: o Anthony, o Shamus e o Edgar Allan Poe, todos por livros da série de Myron Bolitar. Suas obras já foram traduzidas para 41 idiomas. Aclamado na França, Coben é conhecido como “o mestre das noites em claro”. Seu livro Não conte a ninguém foi transformado no premiado filme homônimo estrelado por Kristin Scott Thomas e François Cluzet, disponível no Brasil em DVD. Harlan nasceu em Newark, Nova Jersey. Depois de se formar em ciência política, trabalhou no setor de turismo. Hoje mora em Nova Jersey com os quatro filhos e a esposa. Alguns de seus livros publicados no Brasil são:

Série Myron Bolitar:
- Quebra De Confiança
- Jogada Mortal               
- Sem Deixar Rastros    
- O Preço Da Vitória       
- Um Passo Em Falso    
- Detalhe Final
- O Medo Mais Profundo            
- A Promessa    
- Quando Ela Se Foi       
- Alta Tensão    

Série Mickey Bolitar:
- Refúgio
- Uma Questão De Segundos
- A Toda Prova

Livros Independentes:
- Não Conte A Ninguém
- Desaparecido Para Sempre
- Não Há Segunda Chance
- O Inocente
- Silêncio Na Floresta
- Confie Em Mim
- Cilada
- Fique Comigo
- Seis Anos Depois
- Que Falta Você Me Faz
- Não Fale Com Estranhos
- A Grande Ilusão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014