1

Sem Deixar Rastros (Harlan Coben)

Ficha Técnica:
Nome Original: Fade Away
Autor: Harlan Coben
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Marcelo Mendes
Número de Páginas: 272
Ano de Lançamento: 2012
ISBN: 978-85-8041-090-7
Editora: Arqueiro

No terceiro livro da série, o agente Myron Bolitar é chamado para investigar o desaparecimento de Greg Downing, seu rival nas quadras de basquete que está recém divorciado de Emily, ex-namorada dele. A investigação é duplamente interessante para Myron, já que ele que se sente em dívida com Greg e terá também a oportunidade de voltar às quadras.

Ao entrarem na casa de Greg, encontram sangue no chão e nas paredes do porão, o que gera tensão e suspense logo no início da história. Myron repassa os últimos momentos em que Greg foi visto e consegue informações importantes e desconhecidas sobre ele, com a ajuda da jornalista Audrey e também retoma contato com Emily, que afirma ser capaz de tudo para permanecer com os filhos na disputa judicial com Greg. A atual namorada de Myron (Jessica) também faz parte desse livro, o que me fez torcer pela relação deles, mesmo contrariando a opinião de vários personagens.
“Esporte é folclore – disse Clip Arnstein à plateia repleta de jornalistas – O que povoa nosso imaginário não são apenas as vitorias e as derrotas. São as histórias. Histórias de perseverança. De garra. De dedicação. De decepções. De milagres. Histórias de triunfo e tragédias. Histórias de volta por cima”. – página 39.
A situação fica ainda mais complicada quando percebem que a mulher com quem Greg falou pela última vez antes do desaparecimento está morta. A partir daí, a investigação se divide em descobrir quem a matou e se há relação com o desaparecimento de Greg; em determinado momento até Myron está em perigo como é comum nos livros da série. Todos os personagens estão envolvidos, os secundários também se tornam importantes e devo dizer que a cada acontecimento desconfiava de alguém diferente sobre a morte da mulher com quem Greg conversou.
“Não é apenas uma questão de vingança. Mas de equilíbrio. Da necessidade que todo homem tem de manter os pratos da balança equilibrados”. – página 140.
O livro trata de culpa, vingança, preconceito e principalmente aborda a questão de até onde podemos ir em nome do amor (seja enquanto casal ou entre pais e filhos).  O suspense se mantém até as últimas páginas e fiquei extremamente surpresa com o desfecho, do estilo “nada é o que parece ser”. A motivação inicial da história perdeu destaque e ficou até sem graça, dando lugar ao fechamento de um ciclo importante para Myron ao esclarecer um fato ocorrido há anos. Demonstra acima de tudo a importância de analisar por todos os ângulos e pontos de vista para entender a situação de forma correta e justa.
“É importante a gente gostar do que faz. A escolha da profissão é a decisão mais importante que um homem tem que fazer na vida”. – página 199.
Adorei, ansiosa para o próximo passo de Myron Bolitar em “O preço da vitória”.


Um pouco sobre o autor: Vencedor de diversos prêmios, é o único escritor a ter recebido a trinca de ases da literatura policial americana: o Anthony, o Shamus e o Edgar Allan Poe, todos por livros da série de Myron Bolitar. Suas obras já foram traduzidas para 41 idiomas. Aclamado na França, Coben é conhecido como “o mestre das noites em claro”. Seu livro Não conte a ninguém foi transformado no premiado filme homônimo estrelado por Kristin Scott Thomas e François Cluzet, disponível no Brasil em DVD. Harlan nasceu em Newark, Nova Jersey. Depois de se formar em ciência política, trabalhou no setor de turismo. Hoje mora em Nova Jersey com os quatro filhos e a esposa.

Alguns de seus livros publicados no Brasil são:

Série Myron Bolitar:
- Quebra de confiança
- Jogada mortal               
- Sem deixar rastros    
- O preço da vitória       
- Um passo em falso    
- Detalhe final
- O medo mais profundo            
- A promessa    
- Quando ela se foi       
- Alta tensão    

Série Mickey Bolitar:
- Refúgio
- Uma questão de segundos
- A toda prova

Livros Independentes:
- Não conte a ninguém
- Desaparecido para sempre
- Não há segunda chance
- O inocente
- Silêncio na floresta
- Confie em mim
- Cilada
- Fique comigo
- Seis anos depois
- Que falta você me faz
- Não fale com estranhos
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014