32

Viagem #15 Cape Town - Érica Blascovi


Dizem por aí que tudo o que é bom dura pouco. Não sei, apenas sei que hoje trago o último capítulo da viagem da Érica pela África do Sul e acompanhem as suas últimas aventuras.

CAPE TOWN

“Não curto bicho, odeio insetos, não tenho o que fazer na África do Sul”. TEM. E muito! Tudo bem que você vai perder muita coisa legal se riscar da sua listinha tudo que envolver animais, mas Cape Town (ou Cidade do Cabo) é sensacional! Dizem que parece o Rio de Janeiro (meu lugar favorito no mundo inteiro), mas, honestamente, não consegui ver muita semelhança. Compararia Cape Town a Sydney, na Austrália. É uma cidade ampla, moderna, com atrações para todos os gostos – só falta o maravilhoso transporte público que Sydney tem. Mas Uber funciona, então está tudo certo. 

A cidade é enorme e falar sobre ela é assunto para muitos posts. Vamos direto aos pontos principais, pois vocês já leram bastante coisa até aqui.

V&A WATERFRONT: Pense em um lugar que tem tudo. Shopping, restaurantes, bar com música ao vivo, um food market de chorar de emoção, roda gigante, a famosa Cape Wheel, um aquário, Two Oceans Aquarium, o Museu do Ripley, Museu de Rugby (Springbok Experience), feirinha, lojas, shows e apresentações em pontos diversos de sua extensão, passeios de barco, de helicóptero, enfim... dá para passar dias ali e não enjoar. É um dos pontos de referência principais na hora de escolher hotel. O nosso ficava a menos de 10 minutos a pé de lá, achei uma escolha certeira. Mais à frente falo um pouquinho sobre ele.

Algumas observações sobre as atrações principais do Waterfront:
  • FOOD MARKET. Não deixe de comer os waffles belgas enooormes da For The Love Of The Yumminess. Os crepes salgados são ótimos também, tem um com recheio de batata cozida e frango que a princípio parece estranho mas é bem gostoso. Aproveite também para comprar temperos, tem uma lojinha ótima.
  • TWO OCEANS AQUARIUM. É bem pequeno, mas pode ser interessante se você decidir fazer um encontro com pinguins. Também oferecem curso de mergulho e quem já tem o certificado pode mergulhar no tanque principal.
  • CAPE WHEEL. É no mesmo estilo de outras rodas-gigantes grandonas espalhadas pelo mundo, proporciona uma boa visão da cidade. Não perca.
  • FEIRINHA E LOJAS. Se você quer levar bugigangas de lembrança, aqui tem bastante coisa. Prepare o bolso pois bugigangas são caras. Nada de canetas e chaveiros de 1 dólar como você traz dos EUA. 
  • PASSEIOS DE BARCO. Várias opções, nada de muito emocionante mas é legal ir para conhecer.
  • PASSEIO DE HELICÓPTERO. Morrem mais de mil reais aí, mas minha amiga que fez gostou muito. Não fiz, no dia preferi nadar com tubarões.



CITY SIGHTSEEING: Optamos por conhecer a cidade a bordo dos famosos ônibus vermelhos de 2 andares. Acredito que seja o melhor custo-benefício. Escolhemos nosso roteiro de interesse, fizemos as contas e decidimos comprar o 3-day Premium Unlimited Pass (iVenture Card), que dá direito a 3 dias de passeios, já com entradas incluídas para as principais atrações e uma “experiência premium” à sua escolha, entre elas o passeio de helicóptero e o mergulho com tubarões. Há 4 rotas que você pode fazer, passando por praticamente todos os pontos turísticos da cidade. Só fica de fora o Cabo da Boa Esperança, então falarei sobre ele adiante. O que você verá nesse tour:

TABLE MOUNTAIN: Cartão postal da cidade, é uma montanha que tem como característica uma parte do topo plana. Você pode subir de teleférico (no estilo do Pão de Açúcar, no RJ) ou por trilha. Dica: compre o ingresso antes de ir, a fila é imensa. Já está incluído no iVenture Card, caso o tenha.




HOUT BAY: O mais legal aqui é fazer o passeio de barco que leva para ver as focas (muitas!) no meio do mar. Custa barato e a entrada também faz parte das atrações do iVenture Card.


BOULDERS BEACH: É a praia dos pinguins. Para ter uma boa visão é necessário comprar o ingresso para ter acesso à praia. Mas não se iluda, você não vai interagir com eles. Não é praia para banho e você os verá de uma passarela. 


CAMPS BAY: Região linda, reduto dos endinheirados. A praia é bem bonita, mas o mar é muito, muito gelado. Fica 10km distante do Waterfront, mas tem uns hotéis bem bacanas, então, se puder, vale a pena se hospedar por ali alguns dias.

KIRSTENBOSCH NATIONAL BOTANICAL GARDEN: Jardim botânico lindíssimo! No verão é montado um palco para shows no final da tarde, vale muito a visita.

MUSEUS: Tem vários. Sugiro que busquem na internet e escolham de acordo com os temas que agradem.

WORLD OF BIRDS AND WILDLIFE SANCTUARY: Muitos pássaros e outros animais, mas o legal mesmo são os macaquinhos! Você entra no espaço destinado a eles e quando menos espera eles decidem interagir – leia-se vasculhar sua bolsa e seus bolsos em busca de qualquer coisa para se divertirem. Recomendo deixar as bolsas do lado de fora da atração, porque eles abrem o zíper mesmo, mexem em tudo, até meu elástico de cabelo eles arrancaram! Mas são lindos, relaxe e curta a bagunça. Ingresso também incluído no iVenture card.



ROTA DAS VINÍCOLAS: Há muitas. Fomos conhecer a Groot Constantia, pois nosso iVenture card nos dava direito ao tour guiado e degustação de 5 vinhos. Como choveu, acabamos desistindo do tour e ficamos só para a degustação (não dava para perder a taça que você leva como souvenir!). Depois a chuva parou e fomos por conta própria conhecer as plantações, é uma área grande, gostamos. 

SHARK DIVE: Primeira informação: não, não dá medo. Segunda informação: sim, é seguro. Claro que sempre pode dar algum pepino, como em tudo na vida, mas as chances parecem ser mínimas.



Para quem comprou o iVenture Premium, o mergulho com tubarões pela Marine Shark Dive é uma das opções. Como é em Gansbaai (dá quase 3 horas de viagem), você pode contratar com eles o traslado, pago à parte. Eles te buscam no hotel e te levam primeiro à base deles em Gansbaai, onde é servido um café da manhã cortesia. De lá sai o barco que adentra o mar para esperar a aproximação dos tubarões. São 10 minutinhos com o barco em movimento, nem dá tempo de sentir enjoo. Escolhido o ponto, eles colocam na água uma gaiola acoplada ao barco, com capacidade para 8 a 10 pessoas. Você fica com a cabeça para fora da água, então não precisa nem saber nadar. Há apoio para os pés e você só afunda se quiser. Você veste o traje de mergulho e fica lá na gaiola esperando os tubarões brancos aparecerem. Quando aparecem é demais! Eles passam meio rápido, mas é bem legal vê-los embaixo da água. Um até trombou na gaiola, foi emocionante! Terminada a sua vez, eles oferecem chá e chocolate quente no barco, além de lanches e snacks. 



Não se animou a entrar na água? Fique no barco. Não tem a emoção de estar na água com os “bichinhos” mas a visão deles é até melhor. Mas não há razão para ter medo, se você estiver em Cape Town considere fazer esse passeio. Há pouquíssimos lugares no mundo em que você pode fazer esse tipo de mergulho, então não perca a chance.

CAPE POINT: Faz parte do Table Mountain National Park. Você pode subir até o local onde fica o farol de funicular ou a pé. De lá se tem uma vista bem bonita das redondezas, incluindo os dois oceanos (Índico e Atlântico). Na área denominada “Cabo da Boa Esperança” fica a famosa placa indicando que você está no ponto mais ao sudoeste do continente africano. Por ali podem ser vistos babuínos, não mexa com eles. São bravos.



RESTAURANTE GOLD: Queríamos conhecer um restaurante típico e nos recomendaram o Gold. Adoramos! Você paga um preço fixo e todas as opções do menu são servidas. Você pode comer à vontade e pedir para repetir quanto quiser. Mas as porções são tão generosas que não conseguimos comer nem metade. O menu inclui pratos típicos de diversos países africanos e para cada um há uma opção vegetariana disponível para substituição. Para mim, o mais diferente foi provar carne de avestruz e de springbok (um antílope local), além de refrigerante de abacaxi. Tudo aprovado! Durante o jantar você pode conferir algumas performances de artistas locais, eles se apresentam em todas as alas do restaurante. Também passam nas mesas oferecendo pinturas no rosto, nós fizemos para entrar no clima! Para quem quer ir mais além, há aulas de tambor antes do primeiro horário do jantar.


O HOTEL: Ficamos no Protea Cape Castle by Marriot, numa grande avenida bem próxima ao Waterfront (10 minutos de caminhada em uma região super tranquila). O quarto é enorme, tem 2 camas e um sofá cama, tão confortável que dormi nele no modo “sofá”, mesmo. Tem cozinha, o que te permite comprar alimentos no Woolworths que fica ali do lado e economizar no café da manhã. A vista para o Waterfront é linda, do quarto víamos a roda gigante toda iluminada. Nas redondezas há restaurantes, supermercado, liquor store, loja de produtos para casa e uma boa área para caminhada. Recomendo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE CAPE TOWN:
  • Passe pelo menos 5 dias lá. Se puder, fique mais tempo. Tem tanta coisa para fazer que vim embora já pensando quando poderei voltar. 
  • Leve roupas de frio. Não se iluda com as temperaturas acima dos 30 graus durante o dia – venta muito e à noite faz frio de verdade. Fui em Janeiro, em pleno verão, e teve noite em que saí de malha de lã e casaco.
CONSIDERAÇÕES FINAIS, FINAIS: vale cada centavo dos muitos centavos investidos. Não se engane com a moeda desvalorizada: não sai barato. É claro que você pode se hospedar em hostels, em lodges com cabanas e mais afastados do grande Kruger, e certamente terá ótimas experiências, mas para aproveitar o melhor desses locais você vai acabar gastando uma quantia considerável, inclusive em ingressos para as principais atrações. Mas se você sente vontade de fazer essa viagem, se programe e não deixe de ir. Certamente será uma viagem que você vai levar para sempre como uma das melhores experiências da vida!


Um pouco sobre a Érica: Érica Blascovi tem 33 anos e duas grandes paixões: viagens e arte, em suas diversas formas. No dia a dia divide seu tempo entre a nutrição e a dança, sempre com um espacinho para aprender novos idiomas e planejar o roteiro das próximas férias...
Comentários
32 Comentários

32 comentários:

  1. Incrível como há tantas regiões maravilhosas pelo mundo, aos quais a gente pode nem fazer ideia que existam.. Eu adorei poder conferir seu post diante de suas considerações nessas experiências. Imagino mesmo que deve ter muito o que se fazer né?!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, F! O mundo é mesmo tão maravilhoso que dá vontade de conhecer cada pedacinho dele! E a África do Sul é, sem dúvida, um dos "pedacinhos" mais interessantes! Beijos

      Excluir
  2. Oi, tudo bem? Nossa o que achei mais legal nesse post foi a riqueza de detalhes que você colocou. Acho que eu nunca cogitaria antes uma viagem para a África do Sul antes de ler esse post e agora estou encantada.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Tudo bem e vc? Eu tinha uma expectativa bem grande em relação a essa viagem e posso te dizer que foi superada! Certamente você se encantaria também, pode incluir na listinha de lugares a visitar, rs. Bjs!

      Excluir
  3. Achei tudo incrível, infelizmente não acompanhei todas as postagens mas esse post está muito bom. Rico em detalhes, fotos maravilhosas, realmente me pareceu uma ótima viagem, a Africa do Sul é linda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula! Que bom que gostou! Você pode conferir as outras postagens aqui mesmo no blog, na página inicial você já encontra os títulos. Bjs

      Excluir
  4. Que lugar incrível! Cada passeio deve ter valido muito a pena. Mas eu nunca que iria conseguir nadar com os tubarões 'o' kkk Sou muito medrosa.
    A África do Sul é linda, e imagino que tenha sido uma experiência única.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula! Não tenha medo, é tão legal! A água fria certamente dá mais "medo" do que os tubarões (detesto água gelada kkkk). Beijos!

      Excluir
  5. Olá,
    Eu jamais imaginaria. A primeira foto me lembrou um pouco o Píer de Santa Mônica na Califórnia. Adorei saber mais sobre a África do Sul, é impressionante como a visão é distorcida, achando ser apenas animais, selva e safari rsrs.
    Muita coragem para entrar no mar com tubarões e dentro de uma gaiola, ufa, que medo.
    Adorei.
    Beijos
    Sorteio do Livro Louco por Você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gisele! Realmente nessa foto, com a roda gigante, lembra um pouco o pier de Santa Mônica. Mas o Waterfront é bem maior, essa imagem não faz jus ao seu tamanho. Até hotel tem lá. Sobre os tubarões, não dá medo, não! É muito legal! Foge um pouco do estereótipo de animais selvagens que normalmente nos remetem à África, rsrs. Beijos!!

      Excluir
  6. Oi, tudo bem? Que post mais lindo, eu amei. Cada passeio deve ter sido maravilhoso, nunca tinha tido interesse nesse destino mas agora passei a ter, deve ser legal os macaquinhos ahahah. Fiquei curiosa com os tubarões, deve ter sido muito legal.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Manuh! Tudo bem, e você? Fico feliz que tenha gostado! Os macaquinhos são sensacionais, aprontam todas mas são tão lindinhos que a gente acaba só rindo! E os tubarões são incríveis, ver de perto é muito interessante! Beijos

      Excluir
  7. Olá!
    Que lugares MARAVILHOSOS! Eu fiquei babando com cada imagem e local. Com toda certeza eu iria e gostaria de aproveitar o tanto quanto você. Concordo com você quando diz que vale cada centavo gasto, por foto e texto eu já acho isso, imagine vivenciando ♥
    Um beijo, RE
    http://romanceerotic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna! Que bom que gostou! Valeu mesmo, foi uma viagem que uniu diversão a um aprendizado imenso, recomendo muito! Beijos!

      Excluir
  8. Adoro que você dá várias dicas e fala um pouquinho de cada coisa, dá pra gente ter uma ideia de tudo. Eu iria adorar os museus, e o Jardim Botânico. Quem sabe um dia eu faça uma visita, mas deve demorar um pouquinho, pois minha intenção é terminar de conhecer a Europa primeiro.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! Que bom que gostou! A Europa tem muita coisa linda, mas a África do Sul também merece fazer parte dos planos... tem muito a oferecer! Beijo

      Excluir
  9. Oiii, tudo bem??

    Adoro esse povo que esfrega na cara da gente as viagens maravilhosas, ahuahauhau, brincando.
    Um dia eu chego lá.
    Nossa sonho em conhecer a Africa do Sul. Que lindo, agora a vontade só aumentou.
    Adorei.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafa! Tudo bem e você? Espero que realize esse sonho logo, na minha opinião é um dos destinos mais interessantes para conhecer. Beijos!

      Excluir
  10. Adoro os posts de viagem daqui, haha!
    Claro que já fiquei curiosa pra conhecer esse lugar, e fiquei mais ainda pra fazer esse mergulho com tubarão, embora eu acho que, por mais que você tenha dito que não dá medo, na hora eu com certeza vou ficar, mas parece MUITO divertido!
    E que fofo o macaquinho!!!! Anotada a dica de deixar as bolsas de fora, haha.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Pode acreditar, não dá medo mesmo! E que bom que anotou a dica de deixar as bolsas de fora, é uma dica valiosa, pode ter certeza hahaha! Beijo!

      Excluir
  11. Olá Érica,
    Adoro essa coluna de viagens por aqui, pois vocês fazem relatos que me faz sentir presente no lugar, viajando com vocês.
    Não conhecia Cape Town até ler seu post, mas já acho que é uma experiência que vale super a pena.
    O que mais me deixou curiosa para conhecer é o "nado com tubarões", adoro essas coisas mais radicais e iria, correndo perigo, ou não rs.
    Vou adicionar Cape Town a minha listinha de futuras viagens.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna! Que bom que gostou! Espero que tenha uma ótima experiência em Cape Town, e que veja muitos tubarões!! Beijos!

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?
    Toda vez fico babando nesses seus posts sobre viagens, porque é meu sonho sair viajando por ai e suas dicas são maravilhosas. Eu confesso que nunca pensei muito em ir para a África, mas vendo seu post agora fiquei doida para ir para esse Table Mountain.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! Tudo bem e vc? É um destino que vale muito a pena conhecer, é uma das atrações principais é, sem dúvida, a Table Mountain. Beijos!

      Excluir
  13. Olá, tudo bom?
    Minha mãe costuma dizer e está mais que certa: cada centavo gasto em uma viagem é um investimento, porque faz bem pra alma!
    Essa sua viagem me deixou babando, morrendo de vontade de fazê-la! Ainda que eu tenha um certo problema com insetos, acho que valeria muito a pena sim! (ainda mais depois do que você escreveu no início desse post! rs)
    Cape Town parece ser incrível! Quanto ao passeio dos tubarões, acho que ficaria de boas no barco! haha Já tive a oportunidade uma vez na República Dominicana e vamos dizer que não deu muito certo! haha
    Amei as fotos, os relatos e todos os posts da viagem! Que você tenha muitas viagens assim e conte tudo para gente! rs

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pollyanna! O que houve nessa sua tentativa na República Domenicana? Espero que não tenha sido nenhum susto com os tubarões rsrs. Fico feliz que tenha gostado dos posts, também te desejo muitas viagens, melhor coisa da vida, né? Beijos!

      Excluir
  14. Mergulho com tubarões? Não, muito obrigada hahahaha. Filmes de terror me deixaram em pânico com isso, que coragem a sua...
    Adorei o fato de as pessoas não "invadirem" a praia dos pinguins, admirando apenas de longe.
    Conhecia o lugar só de nome, mas fiquei encantada com as suas aventuras. Não estava no meu roteiro (dos sonhos) de viagem, mas agora vou considerar visitar um dia, claro, se estiver disposta a gastar muitos dinheirinhos hahahaha.


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Os filmes foram injustos com os tubarões, eles são lindos, rs. Junte sim muitos dinheirinhos e vá, não se arrependerá hahaha! Beijos!

      Excluir
  15. Ahhh mais um dos seus posts lacradores que me faz morrer de vontade de conhecer os lugares por conta das fotos e detalhes incríveis!!!
    Que lugar lindo esse!!!! Adorei as fotos e cara, você fez coisas únicas, que demais!!! Amei esse seu contato com os animais marinhos... que lindo gente!

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que gostou! É lindo mesmo, um destino que me faz ter vontade de ir novamente! Beijos

      Excluir
  16. Adoro conhecer sobre lugares novos. Gostei muito de suas descrições dos lugares, mas novamente... Senti falta de fotos. Sei que nem todo lugar é permitido fotografar, mas seria legal poder, além de ler sobre eles, vê-los!

    Gostei muito das fotos do final do post! Quero brincar com as focas, huahuaua!E gente,meu sonho nadar com os tubarões!!! Mas achei a gaiolinha meio frustrante XD do jeito que sou, queria ficar mais livre para conseguir ve-los melhor.

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  17. Oiee Érica ^^
    OMG EU AMO PINGUINS! Adorei as fotos! Acho que eu já mencionei em uma das suas postagens, mas sou DOIDA para conhecer a África, principalmente os animais ♥ apesar de morrer de medo de ser atropelada por um rinoceronte ou algo do tipo...haha' a sua viagem parece ser sido maravilhosa!
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014