15

Apenas Um Ano (Gayle Forman)

Ficha Técnica:
Nome Original: Just a Year
Autora: Gayle Forman
Tradução: Ana Paula Doherty
País de Origem: Estados Unidos
Número de Páginas: 348
Ano de Lançamento: 2015 
ISBN-13: 9788581636719
Editora: Novo Conceito

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 17º livro lido em 2017 e foi Apenas Um Ano (Gayle Forman). Li o primeiro livro desta série 2015 e quando finalizei a leitura, fiquei desesperada porque não tinha este livro aqui em mãos. Porém, acabei pegando um spoiler deste livro e perdi a empolgação com a leitura. Por isso, apenas 2 anos depois, resolvi seguir.


No primeiro livro, conhecemos a Allyson, que em uma viagem para a Europa, passa um dia com o Willen e ao amanhecer, se descobre sozinha e abandonada. A partir daquilo, tudo o que Allyson quer, é descobrir o paradeiro de Willen e saber os motivos que o levaram a abandoná-la.
“Justamente os dias que queremos que durem, são aqueles que se vão em um, dois ou três segundos.”
Neste livro aqui, temos então o esclarecimento do sumiço de Willen e entendemos a razão que o fez sumir do lugar em que ele e Allyson passaram a noite e mais que isso, temos a oportunidade de conhecer o Willen e entendê-lo completamente.

Willen quando se deu conta que não sabia nem o nome verdadeiro de Allyson, também decide ir atrás dela, mas com certeza, com muita mais dificuldades que Allyson. Ele literalmente dá a volta o mundo para encontrá-la e nesta busca, também existe um desespero em poder se conhecer melhor e entender porque uma menina o afetou tão intensamente em um intervalo tão pequeno de tempo.


O personagem de Willen é denso, forte e muito interessante. Ele vem de uma família com histórias e dramas não resolvidos e está vivendo um luto que nem por cima, foi falado no primeiro livro. Ele é inteligente, desapegado, honesto e corajoso, porém, sente a necessidade de amar e ser amado como todo e qualquer ser humano.
“Eu me saía espetacularmente bem com as garotas. Talvez sair bem não seja o termo mais correto. Implica algum tipo de esforço, quando, na verdade, era a única coisa em minha vida que não exigia nenhum esforço”
Me arrependo muito de não ter lido este livro a mais tempo. Um dos motivos é porque a versão da Allyson para o seu lado da história, já havia se desbotado na minha mente e eu muitas vezes, fiquei perdida e confusa quanto ao que Willen sabia dela e ela sabia do Willen., Outro motivo que me fez ficar chateada por não ter lido o livro antes, é que o spoiler que eu acabei pegando dois anos atrás, era tão inicial à trama que não faria a menor diferença conhecê-lo ou não.

Esse livro poderia ser considerado um segundo ponto de vista da mesma história, mas como o casal estava separado, se tornou um novo livro, com uma nova história de amor e espera.

Nas últimas páginas, eu estava desesperada pelo final, embora soubesse como seria, uma vez que é o mesmo do primeiro livro, mas queria saber como seria para o Willen reencontrar a Allysson.
“Valentia era fazer algo perigoso sem pensar. Coragem era encarar o perigo sabendo exatamente dos riscos envolvidos”
Em alguns momentos da leitura, imaginei se fosse um livro único e a cada passo que a Allysson deu na América, Willen dava na Europa – ou no México ou Índia, porque ele viajou muito mesmo – e assim, acompanharíamos paralelamente a aventura do casal correr em direção ao outro. Mas como ambas as histórias foi muito bem desenvolvida e argumentada, este livro único seria imenso.


Foi uma leitura ótima. Me envolvi e compreendi o Willen muito bem. Em vários momentos do enredo eu pensava comigo mesma: “faria o mesmo”! E por causa desta identificação, foi um dos melhores personagens masculinos que já pude conhecer. 

Recomendo a leitura dos dois livros para quem gosta de uma história com amadurecimento, superação, amor e paciência. Para quem acredita em alma gêmea e que vale tudo para se estar ao lado da pessoa amada. 

Existe um conto chamado Apenas Uma Noite, que finaliza a série, mas ainda não foi publicado no Brasil.

A escrita da Gayle mais uma vez, foi excelente. Ela tem uma intimidade com as palavras que é impossível não se sensibilizar e emocionar. É uma autora que consegue surpreender com a narrativa adulta, mesmo que os personagens sejam mais jovens.

Eu adorei.

Um pouco sobre a autora: Gayle Forman nasceu nos Estados Unidos e lá se formou em jornalismo. Escreveu muitos artigos para várias revistas e seu primeiro livro foi publicado em 2007. No Brasil, seus livros publicados são:

APENAS UM ANO
Comentários
15 Comentários

15 comentários:

  1. Ola Ivi
    eu já li os dois livros, e quando li foi um seguido do outro. Posso supor o spoiler que você possa ter lido, e é uma pena que não tenha conseguido ler esse antes. vale super a pena né?! Especialmente porque é uma obra que traz muita compreensão para os dois lados.
    beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivi, tudo bem?

    Menina, eu nunca havia me interessado em ler nada da autora. Sempre que via os livros dela, imaginava que não fariam meu tipo. Que boba eu, não é? Tudo o que você trouxe sobre a trama me deixaram incrivelmente curioso com o livro e agora estou aqui morrendo de curiosidade para saber mais sobre o Willen. Não consigo expressar o quanto a sua resenha mudou minha opinião, sério. Obrigada mesmo!
    Vou colocá-los na minha lista de desejados, com certeza.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivi, que chato isso né. Odeio quando vejo algum spoiler, sempre tira a magia né. Vou dar uma pesquisada e ver se me interesso pelo primeiro livro.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Confesso que fiz a leitura da sua resenha por alto com medo de pegar algum spoiler, mas o pouco que você nos contou sobre a trama do primeiro livro, já foi o suficiente para que eu me interessasse na série. Eu não a conhecia e creio que para mim seria uma leitura bem agradável. Adicionei o livro na minha lista de desejados e vou procurar fazer a leitura o mais rápido possível, adorei sua resenha! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ivi!
    Não gosto de spoiler's. Gosto de descobrir tudo durante a leitura. ^^
    Li esse livro já faz um bom tempo. Gostei bastante do primeiro livro, mas esse não me conquistou muito. Eu o achei muito lento. Não sei explicar muito bem. Mas adorei o casal Allyson e Willen. Eles combinam demais!
    Quero muito ler "Apenas Uma Noite" e ver esse encontro. Uma pena a Novo Conceito não ter se interessado em lançar. :/
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Eu já li os dois livros dessa história e adorei! E não vejo a hora de ler o conto para finalizar, preciso saber como foi a conclusão para esse casal. Inclusive, eu adoro cada uma das histórias da autora, sempre tem algo delicado nas tramas.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura, fiquei curioso...

    Na verdade, estou há um tempo para ler algo da autora, e gostei desse paralelismo da aventura entre o casal...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ivi,
    Já li algumas obras dessa autora, uma gostei e outras não. Tenho vontade de ler essa "duologia", mas não sei o que esperar dela, pois tenho medo de não gostar.
    Achei legal que a leitura tenha sido ótima para você e que a história é sobre amadurecimento e superação.
    Vou tentar seguir sua dica e ler o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie! Tudo bem?

    O único livro que consegui ler da autora foi: O que ha de estranho em mim? Um suspense maravilhoso, diferente dos romances que eu não sai do chão! Tenho vontade de dar uma segunda chance para os outros livros da autora, mas não neste momento! A dica foi anotada, mas irei demorar bastante para realizar a leitura, mas fico feliz que você tenha gostado dela!

    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Olá!!
    Nunca li nada dessa autora,acho muito drama pra uma pessoa só e como não curto muito esse gênero sempre deixei passar todos os livros dela.
    Dos livros dela só vi o filme do Se eu ficar e achei bem razoável!
    Então por enquanto passarei essa dica de litura.

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/03/resenha-rainha-das-trevas-trilogia-as.html#comment-form

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Eu li Apenas um Dia há um bom tempo já e fiquei receosa de ler Um Ano depois, por medo de ficar entediada talvez, não sei. Mas fico feliz de saber que foi uma leitura boa para você e que Willen foi um dos melhores personagens masculinos que se deparou. Talvez eu leia algum dia, beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Acredita que não li nada ainda da autora? Tenho SE EU FICAR e
    PARA ONDE ELA FOI, assisti o filme e me acomodei, não lendo o livro. Preciso consertar isso, pois teremos a autora na Bienal do RJ e não quero apenas autografar os livros, quero poder conversar sobre eles. Esse livro também quero comprar, fico contente que tenha apreciado a leitura, isso instimula a gente. Valeu pela resenha.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ivi

    Que bom que o spoiler que você pegou era bem inicial, menos mal. Eu gosto muito de histórias sobre amadurecimento, superação e tudo o mais que você escreveu, mas infelizmente eu não curto a autora, acho que ela força a barra, então perdi a animação pelos livros dela.

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Oláa!
    Ao contrário de você, infelizmente não tive uma boa experiência com a autora, li o Se eu ficar e a continuação, achei bem maçante, só queria que o livro terminasse logo. Mas tenho vontade de dar uma nova chance e acho que vai ser essa série mesmo que eu vou pegar, achei muito interessante. Vamos ver o que vem por aí ;)
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu já li alguns livros da autora e alguns me agradaram, mas confesso que não fico muito animada com as obras dela.

    Beijos :*

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014