28

Harry Potter e o Cálice de Fogo (J. K. Rowling)

Ficha Técnica:
Nome Original: Harry Potter and the Goblet of Fire
Autora: J. K. Rowling
Tradução: Lia Wyler
País de Origem: Inglaterra
Número de Páginas: 536
Ano de Lançamento: 2013
ISBN-13: 9788532527875
Editora: Rocco

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 90º livro lido em 2016 e foi Harry Potter e o Cálice de Fogo (J. K. Rowling). Como podem ver, o projeto para ler Harry Potter está de vento em popa e este livro aqui, estava entre as leituras que eu queria fazer ainda em 2016. Além de cumprir com a meta, foi uma leitura cheia de aventuras e muito satisfatória.

O livro nos traz Harry Potter em seu quarto ano em Hogwarts e neste volume, as aventuras do bruxinho e seus amigos, começam a ficar mais obscuras e tensas, o que já era previsto, porque é óbvio que Voldemort está se recuperando e sua volta é uma questão de tempo. O grande vilão, que antes só fazia aparições onipresentes ou enfraquecidas, renasce através de uma magia negra desconhecida e volta para se vingar daquele, cuja maldição ricocheteou o atingindo.


Apesar desta sombra maligna pairando sobre os bruxos, a vida continua e há muitas novidades nesta nova aventura como a Copa Mundial de Quadribol. É neste livro que nos deparamos mais uma vez com Cedrico Diggory, que acompanha os Weasley, Harry e Hermione, neste evento mundial, um evento lendário, onde vários times jogam entre si, como a Copa do Mundo de Futebol, dos trouxas. Outra coisa interessante neste volume, é a existência de Comensais da Morte, que nada mais são que os seguidores do Lord Voldemort. E uma das boas descobertas de Harrye nest livro, é descobrir a existência de outras escolas de magia que estão espalhadas por todo o planeta.

Mas a aventura principal deste livro está em Hogwarts, porque a escola sediará o Torneio Tribuxo e de forma muito intrigante, Harry será escolhido para participar deste torneio de provas misteriosas e perigosas.

Na minha opinião, Harry Potter e o Cálice de Fogo é o grande divisor de águas da série. A seriedade das situações em que o Harry e seus amigos serão inseridos e a personalidade das pessoas ao redor deles, torna este livro forte, tenso, e com um final melancólico e obscuro.

Das primeiras páginas até o fim do livro, foi surpreendente a diferença entre o livro e a adaptação cinematográfica, porque muita coisa acontece de forma diferente e em ordem cronológica alterada e claro, no livro tudo é muito mais aprofundado e argumentado. Embora seja um dos meus filmes favoritos da série, é impossível não dizer que o livro é sobremaneira melhor que o filme em muitos aspectos. A grande pegada deste quarto livro, comparando a adaptação cinematográfica, é que não fica tudo em torno do Torneio Tribruxo. São grandes os prazos entre as tarefas, e por isso, nos vemos focados também na rotina dos garotos em Hogwarts, trazendo a competição como apenas mais um evento pelo qual eles tem que passar. 

Mais uma vez, tive o prazer de fazer esta leitura com o meu filho, lendo um capítulo por dia e nos fins de semana, lendo dois capítulos. Porém, minha ressalva é que nem sempre essa leitura funcionou muito bem, porque existem capítulos muito longos e para uma criança de 9 anos, em vários momentos, a aventura se tornou um pouco cansativa. Mas ainda assim, ao concluir o livro, ambos estavam muito satisfeitos pelo desenvolvimento da história, bem como, em poder ficar mais próximos de personagens tão bem construídos. Fizemos a leitura na edição de colecionador, aquela de capa branca, e as páginas são extremamente finas e as letras bem pequenas, mas a empolgação na história não tirou nosso entusiamo em ir até o fim com a história.


Como na resenha do livro anterior da série, me sinto um pouco idiota em falar de um livro que todo mundo já leu e leu mais de uma vez, porém, preciso deixar claro aqui que foi um livro muito bom. A história não tem furos, os personagens se fazem amar e odiar do início ao fim e, a forma como esta aventura se encerrou, apesar de triste, fez sentido para com as histórias anteriores e para com o que ainda vem em seguida.

Como não podia deixar de ser, amei!!!


Um pouco sobre a autora: J.K.Rowling, é uma escritora britânica de ficção, autora dos sete livros da famosa e premiada série Harry Potter, e de três outros pequenos livros relacionados a Harry Potter. Seus livros, traduzidos para 64 línguas, venderam mais de 450 milhões de cópias pelo mundo todo, e renderam à autora por volta de 576 milhões de libras, mais ou menos 1 bilhão de dólares, segundo estimativa da Forbes em fevereiro de 2004, tornando-a a primeira pessoa a tornar-se bilionária (em dólares) escrevendo livros. Seus livros publicados no Brasil são:

1997 Harry Potter e a Pedra Filosofal
1998 Harry Potter e a Câmara Secreta
1999 Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
2000 Harry Potter e o Cálice de Fogo
2001 Animais Fantásticos e Onde Habitam
2001 Quadribol Através dos Séculos
2003 Harry Potter e a Ordem da Fênix
2005 Harry Potter e o Enigma do Príncipe
2007 Harry Potter e as Relíquias da Morte
2008 Os Contos de Beedle, O Bardo
2012 Morte Súbita
2013 O Chamado do Cuco
2014 O Bicho da Seda
2015 Vocação para o Mal
2016 Harry Potter e a Criança Amaldiçoada
Comentários
28 Comentários

28 comentários:

  1. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro, especialmente por ser Harry Potter. Fico feliz que você está fazendo a leitura da série e que esteja curtindo também. QUe bom que você amou, acho impossível não amar, e não deixe de finalizar os outros <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Eu não li os livros mais já assisti aos filmes, e Harry Potter é mesmo incrível.
    Amei a sua resenha.
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Cálice de fogo é o meu filme preferido do HP, ainda não li o livro mas a minha meta para 2017/2018 vai ser ler todos os livros do Harry Potter e assistir de novo todos os filmes, espero que dê certo pra mim haha, boa sorte com os próximos livros.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ivi.
    Sou apaixonada por HP. Li o primeiro quando tinha 11 anos. O segundo foi lançando quando eu tinha 12, o terceiro quando eu tinha 13 e assim respectivamente. A mesma idade do harry nos livros. Ou seja, cresci com ele.
    Perdi as contas de quantas vezes li os livros, parei de contar na décima sexta releitura.
    Acho lindo você estar lendo com seu filho, pretendo fazer o mesmo quando tiver um.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ivi.
    Sou apaixonada por HP. Li o primeiro quando tinha 11 anos. O segundo foi lançando quando eu tinha 12, o terceiro quando eu tinha 13 e assim respectivamente. A mesma idade do harry nos livros. Ou seja, cresci com ele.
    Perdi as contas de quantas vezes li os livros, parei de contar na décima sexta releitura.
    Acho lindo você estar lendo com seu filho, pretendo fazer o mesmo quando tiver um.

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Eu infelizmente participo da porcentagem que nunca leu nenhum dos lírios dessa série que é tão aclamada em todo o mundo. Eu já vi todos os filmes mas não lembro direito de detalhes da história, além de que ele é um bruxo cerilepe que apronta todos com seus amigos kkkk. Eu não tenho muita vontade de acompanhar a serei, mas acho um luxo as edições dessa série. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oie!!!
    Que bom que seu projeto está em franco andamento! Essa sua ideia é inspiradora, pois conecta você ao seu filho e ele aos livros e a leitura!!!!
    Quando comecei a ler os livros desta série já estavam publivados os quatro primeiros e o primeiro gilme estava sendo lançado, mas ainda não havia previsão de lançamento dos próximos e inclusive foi por este atraso que li na época que a autora tomou uma multa da editora! Mas acho que o atraso fez bem a ela! Os próximos livros foram muito bem escritos e integram-se perfeitamente e é claro que a cada livro o universo vai ficando mais sombrio.
    Não sei se você sabe, mas após o lançamento do último filme a autora criou um site de relacionamento com os fãs chamado Pottermore. Neste site que é interativo você e seu filho podem ser sorteados por um questionário e descobrir de qual casa fazem parte e recomendo que vocês ao final do último livro leiam as irinhas onde ela dá um final a certos personagens. É muito bacana!
    Neste site ela expandiu o número de escolas de magia pelo mundo e inclusive criou uma do Brasil (Castelobruxo)! Atualmente com o lançamento do filme "Fantastic Beast and Where to Find Them" a escola dos Estados Unidos, "Ilvermorny", está sendo bem falada, mas é bem legal ver e saber mais das outras! Desculpe se escrevi demais, mas amo este universo e como vi na sua resenha que você destacou a existência de outras escolas, imaginei que você, se já não souber, acharia legais essas informações!
    Não se sinta deslocada! Todos os dias novos leitores começam a ler vários livros que muitos já leram! Sempre digo que nunca é tarde pra ler essa série que pra mim é muito querida!
    Mil beijinhos!
    ;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  8. Harry Potter é o típico livro que eu amo quando vejo que alguém está lendo e pode ter certeza que essa leitura nunca é tarde para ser realizada! Pode se sentir bem vinda ao mundo dos Potterhead, aqui a gente sempre aceita mais e mais pessoas <3 Achei legal o fato do destaque quando falou de outras escolas e ainda mais agora com todo o sucesso de Animais Fantásticos e Onde Habitam, então continue lendo e espero que possa gostar mais e mais!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  9. Tenho que já começar observando que achei fofo e incrível seu projeto de ler em conjunto com seu filho!!! E quanto a esse livro, pretendo começar a ler a saga em formato físico ano que vem, espero conseguir rs E nem tenho muito o que falar sobre HP, simplesmente amo! E não é besteira você resenhar este livro, muitos já o leram, mas tem muitos que ainda não.

    |amorlivresco. wordpress.com|

    ResponderExcluir
  10. Só li o 1°, acho que deixei passar o tempo, apesar de ter gostado muito, não fiquei com aquela louca vontade de ler as continuações, mas espero ler ano que vem esse e os outros.

    ResponderExcluir
  11. Ivi!
    Não tem como não se apaixonar pelos livros do Harry, a autora teve uma criatividade enorme ao criar as personagens e os plots de cada livro.
    Aqui o Torneio Tribruxo é bem explorado, bem como outros fatos que no todo completam o enredo, fenomenal.
    “Desejo a você e a sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!”
    (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  12. Oi Ivi, sua linda! Não se sinta idiota não, pq quem ama essa saga, fica louco pra saber opiniões póstumas rrrs
    Eu li a série toda mas faz tempo e não lembro da história por livros e que legal que vc tenha gostado, eu realmente gostei muito tanto que li o último que não da JK, mas ela autorizou né?
    Gostei da resenha e veio bem na hora, tem gente relendo depois de HP e a criança...
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ivi!
    Estou precisando fazer como você e começar imediatamente a ler a série HP, mas, sempre me desanimo porque também já assisti todos os filmes e meio que já sei o que vai acontecer, e curiosamente, O CÁLICE DE FOGO é o filme que mais gostei de toda a série <3
    Vou ver se planejo ler em 2017!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá. É muito legal isso de você ler com seu filho e ainda mais sendo uma série que eu amo. Eu também acho que esse livro eh um divisor de águas e temos um Harry que começa a se inserir no mundo adulto. As aventuras se tornam mais sérias.

    Ps: 90 livros. Parabéns. Será que consegue os 100 antes do fim do ano.

    ResponderExcluir
  15. Olá Ivi,
    Harry Potter é uma série que é atemporal, não importa o tempo, ou a idade que você tem, se você não leu, precisa ler.
    Gostei de saber que esse livro te agradou e também o considero um divisor de águas. Você vai ver que, nos próximos volumes, os personagens estão ainda mais maduros.
    Acho sua experiência de ler com seu filho incrível, quando tiver um quero fazer isso com ele.
    Espero ler as próximas resenhas!
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  16. Lá vai a fã babona comentar hahaha
    Mas então, eu estou adorando saber que seu filho de 9 anos está lendo com você e gostando. Me encho de orgulho em ver novos leitores da saga. Quando ao livro Cálice de Fogo, é realmente um livro incrível e o fato de não girar tudo em torno do Torneio Tribruxo é muito legal e é realmente bem diferente, em alguns aspectos, se comparado com o filme. Super concordo que ele é um divisor de água, nos próximos os personagem já estão bem evoluídos, fica cada vez mais sombrio, justamente por causa da volta da ameaça.
    Quando a essa coleção, eu ODEIO, a capa é super frágil, as letras pequenas demais, a folha branca não me incomoda tanto, mas se fossem amareladas, seria muito melhor. Eu tenho só o último livro dessa coleção e o meu está numa situação horrível, quando os outros, que é da primeira versão, estão lindos, maravilhosos e em ótimo estado.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Faz algum tempo que li esse livro e gostei muito da historia, depois de anos só assistindo aos filmes, finalmente li e adorei descobrir mais sobre essa historia, com certeza esse livro e muito mais detalhado e explicado do que o filme e adorei os alguns a mais da historia que encontramos no livro, e também acho que essa quarta historia foi sem duvida um grande divisor de águas, depois desse livro a serie toda ganhou um caráter mais sombrio e foi se moldado para o grande final !!

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho essa mesma edição de Harry Potter, e pretendia ler todos os volumes, mas quando vi essas páginas brancas e finas me arrependi de ter comprado, e deixei meu projeto de ler todos os livros de lado. Sei que nunca li todos, mas não sei quais pulei... Rs... Que bom que no livro tudo é mais aprofundado, achei legal não focar tanto no Torneio Tribuxo. Espero poder ler logo, mas pra isso vou querer comprar todos os volumes em uma edição que torne a leitura mais confortável.

    ResponderExcluir
  19. Oi Ivi, tudo bem?
    Acredita que eu nunca li nenhum dos livros do Harry Potter?
    Eu sei, preciso mudar isso o mais rápido possível. Está entre minhas metas para 2017.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Mais uma resenha sobre HP que acho a coisa mais linda do mundo e vou dizer novamente que amo saber que faz a leitura com seus filho! Uma pena que alguns capítulos sejam longos a ponto de se tornarem cansativos para ele. O importante é que foi bem satisfatório para ambos.
    Ainda não tive coragem de iniciar a leitura dos livros, mas adorei saber suas impressões e quem sabe em 2017 eu tome vergonha na cara e resolva encarar.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. De toda a série, esse é o meu segundo favorito. Adoro a parte da copa mundial, os gêmeos acertando a aposta achei super divertido. E o torneio "quadribruxo" eu ri demais nas cenas da skeeter. Ler a sua resenha me deu até uma vontade de reler toda a série.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem?
    Concordo contigo quando você diz que este quarto volume foi o grande divisor de águas da série, tudo mudar a partir dos acontecimentos do torneio tribruxo.
    Você vê a evolução de Harry a partir daí, e toda a maestria da autora para deixar tudo ainda cheio de reviravoltas. Adorei conferir suas visões da história.

    ResponderExcluir
  23. De todos os livros da saga o que eu menos gosto é o Calice de Fogo, e nem sei se realmente tenho motivo para isso, só acredito que o livro não tenha sido tudo aquilo que eu esperava na época... Eu gostei bastante da sua resenha, e concordo com algumas coisas que citou nela, acredito que é nesse livro que vemos Harry, Hermione e Rony como adolescentes, e o amadurecimento deles e bem gostoso de acompanhar... Parabéns pela resenha, ficou maravilhosa.

    ResponderExcluir
  24. Olá!!
    Harry Potter é muito amor gente!! Amo deeemais todos os livros não tem como definir qual o melhor mas o filme desse quarto livro pra mim foi o pior!!
    Preciso reler (de novo)essa serie ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/12/resenha-dez-formas-de-fazer-um-coracao.html

    ResponderExcluir
  25. Oi Ivi.
    Estou com um projeto pessoal de ler os livros de HP ao longo do ano que vem, porque ainda não li nada, mas assisti a alguns filmes. O Valdemort é o vilão que mais me dá medo.
    Que bacana você ler com seu filho. Essa é um prática que seria muito boa se todos os pais pudessem fazer o mesmo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Oiee Ivi ^^
    Eu só cheguei a ler o primeiro livro, mas acabei não gostando muito da escrita da autora, confesso que esperava bem mais, pela forma como o pessoal sempre falava dela. Por isso nem quis ler os outros livros *-* mas eu adoro os filmes (não é a mesma coisa, eu sei), e "Harry Potter e o cálice de fogo" é um dos meus favoritos, apesar de ser também um dos mais tristes.
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  27. Esse é um dos meus livros preferidos do Harry Potter! Realmente ele é um divisor de águas na história. E isso é tão nítido que é possível sentir desde o momento em que a história começa. Bem, pelo menos para mim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Eu AMO de paixão Harry Potter e ainda me encanto com as resenhas que vejo. O primeiro livro de Harry Potter eu li para o meu namorado, mais ou meno como você leu para o seu filho. Foi uma experiência muito legal.
    O quarto filme também é o meu favorito, e concordo com você em dizer que o livro é bem mais profundo, a JK tem esse dom de encantar.

    Beijos,
    Tabatha Cuzziol
    Blog e Canal Floretizas - http://floretizas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014