23

A Linguagem das Flores (Vanessa Diffenbaugh)

Ficha Técnica
Nome Original: The Language of Flowers 
Autora: Vanessa Diffenbaugh
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Fabiano Morais
Número de Páginas: 282
Ano de Lançamento: 2015
ISBN-13: 9788580410174
Editora: Arqueiro

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 88º livro lido em 2016 e foi A Linguagem das Flores (Vanessa Diffenbaugh). Lembro que li a sinopse deste livro e achei original e instigante e  comprei. Porem, ficou um tempão parado, até eu conseguir encaixá-lo nas minhas leituras.
“O ódio pode ser passional ou desdenhoso. Pode nascer da antipatia, mas também do medo.” página 70
O livro nos traz a Victoria Jones, uma órfã que passou a infância e a adolescência, pulando de casa em casa adotiva. Por ser uma criança de personalidade forte e muito intensa em suas emoções, ela nunca conseguia se adaptar às famílias que o sistema social a encaixava e assim, infelizmente, viveu violências, descasos e muita solidão. Porém ainda adolescente, ela foi enviada para Elizabeth, uma mulher que a ensinou sobre o significado das flores.


O livro se desenvolve em dois tempos narrativos, alternando o passado e o presente. No passado, Victoria relembra seu trajeto conturbado de criança abandonada e entregue a um sistema falho e burocrático. No presente, temos Victória amargurada, mergulhada em uma solidão dolorida, mas totalmente justificada pelo contexto em que cresceu e vive. Vemos Victoria entrar na vida adulta, morando na rua, buscando pedaços de comida no lixo e se esforçando para sobreviver em um mundo tão socialmente desequilibrado.

O charme do livro está no fato de que Victória tem um verdadeiro aprendizado sobre a linguagem das flores e o que cada uma delas, com sua beleza e peculiaridade, tem a nos contar. No final do livro, encontramos um dicionário com um vasto repertorio de flores e o que cada uma significa e isso é muito interessante.


Porém, eu não consegui me conectar com a protagonista e por muitas vezes, a minha concentração na história era enfraquecida em função disso. Victória é turrona e amarga e em algumas situações, muito infantil e isso me distanciou de sua realidade sofrida. Eu conseguia entender a sua argumentação, mas não o seu comportamento. 

A escrita da autora é fluida e bonita, algo que eu pensei nas primeiras páginas, que me conquistaria fácil, porém o meu problema foi com a protagonista mesmo. 


Para quem gosta de drama e de uma escrita interessante e bem desenvolvida, o livro agradará de alguma maneira, porque neste aspecto, não tenho do que reclamar. Mas talvez, possam se incomodar com a personagem central que, pelo menos, a mim, não envolveu.

Eu sinceramente, achei que amaria, mas foi apenas uma leitura.


Um pouco sobre a autora: Vanessa Diffenbaugh nasceu em São Francisco. Após estudar pedagogia e escrita criativa na Universidade de Stanford, lecionou arte e redação para jovens de comunidades pobres. Ela e seu marido têm três filhos: Trevon, de 18 anos, Chela, de 4, e Miles, de 3. Atualmente, mora com a família em Cambridge. A Linguagem das Flores é o seu único livro publicado no Brasil.
Comentários
23 Comentários

23 comentários:

  1. Olá
    Eu já conhecia essa capa, mas sua resenha é a primeira que leio a respeito. Não sei se teria interesse em fazer essa leitura, talvez pela premissa não ter chamado a minha atenção. Uma pena que a personagem central não tenha lhe envolvido, e realmente isso pode atrapalhar a concentração. Legal saber sobre o repertório das flores e seus respectivos significados.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que não aguentaria uma leitura com uma protagonista como essa, não sou muito fã de drama mais até que aguento algumas.
    Amei a resenha, mas sinceramente não vou arriscar comprar um livro que não vá me agradar.

    ResponderExcluir
  3. Faz algum tempo que eu quero ler esse livro mas venho adiando a leitura. Acredito que eu até possa gostar mas alguns pontos me desagradam, como por exemplo a personalidade da protagonista que você mencionou. Gostei de ver sua opinião sincera sobre a obra e espero que eu possa curtir a leitura

    ResponderExcluir
  4. Ivi!
    Desde o lançamento desse livro, quando vi que a protagonista tinha uma relação forte com as flores, tenho vontade de ler, porque uma das coisas que mais adoro nessa vida é a vitalidade, as cores e os cheiros das flores.
    Sinto que a protagonista seja tão amargurada por tudo que passou na vida, mas ainda assim, quero ler.
    “Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu sinto muita inveja de quanta cosia você já leu esse ano. Eu só li 42 até o momento kkk. Sobre a obra, eu já conhecia mas acho o que nunca li nenhuma resenha da mesma. Achei bem legal o que me aguarda nesse livro, e protagonistas não tão envolventes marca muito um livro rsrs. Mas que bom mque a escrita da autora é muito boa. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Ivi, quando eu via esse livro eu achava que era algo completamente diferente que estava sendo tratado, mas eu amei saber do que se trata. Quero muito poder conferir esse dicionário das flores e seus significados no final e ver como se desenrola essa história. Ps: 88 livros já lidos? Acho que não cheguei nisso tudo. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro e devo dizer que vou passar a dica..! :) ahah Desta vez, não me agradou...

    Não sou mutio desses dramalhões devo dizer.. Que bom que a escrita agrada, mas se a personagem não envolve, não lerei mesmo!! :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ivi,
    Gostei muito da resenha e as fotos ficaram lindas.
    Achei o tema do livro um pouco tenso e pesado, o que já é de se esperar de um drama. O interessante é que ao ver a capa não imaginaria que o livro fosse tratar desses assuntos, pensaria que era apenas mais um romance "menino ama menina".
    Acho que eu não leria o livro no momento pois estou procurando leituras mais leves por agora.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  9. Oi Ivi, olhando para capa e pro título eu nunca iria imaginar que o livro fosse tratar de uma história assim. Acho muito interessante nesses casos, essa troca de tempos entre presente e passado.
    Com certeza entrou para minha lista de 2017
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Dessa vez o livro não me chamou tanto a atenção quanto eu gostaria. A história parece ser bem lenta, mas achei interessante essa coisa de linguagem das flores. Fico imaginando como esse tema de cada flor tem algo a nos contar foi desenvolvido.
    Um abraçO!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  11. Oieee, tudo bem?? Senti a MESMA coisa que você. Li esse livro já faz um tempinho, mas simplesmente odiei a Victória. Acho que mesmo com todos os problemas que ela enfrentou, não foi para tanto. Ela foi egoísta em diversas ocasiões, inclusive com quem sempre lhe deu a mão. Comecei esperando uma super reviravolta e um amor pela história que infelizmente nunca chegou. Como você bem disse:apenas uma leitura! Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Ivi!
    Eu não conhecia o livro, mas lendo a sua sinopse e vendo as suas impressões sobre a leitura, não sei se gostaria tanto da história.
    E é muito chato quando a história é boa, mas a protagonista não ajuda... E a capa não ajuda muito também - bem feia...
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/11/um-livro-ok-o-grande-gatsby.html

    ResponderExcluir
  13. Olá Ivi,
    Apesar de a personagem não ter te agradado e você não ter se conectado a ela, esse livro é sempre alvo de muitos elogios quando outras pessoas falam dele.
    Tenho vontade de ler essa obra, pois acho esse aprendizado da protagonista bem interessante e que me agrada.
    Mesmo sendo um livro com alguns pontos negativos, darei uma chance à obra.
    Parabéns pela sinceridade de sempre.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Eu já li essa história, e gostei muito da trama.
    Foi um dos primeiros livros que li da editora e gostei demais da trama. Linda, delicada e emocionante.
    Um livro que indico para várias pessoas.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  15. Uma pena você não ter gostado da protagonista, é muito difícil a leitura fluir quando isso acontece mesmo. Eu gosto de drama mas não sei se esse livro iria me agradar. Não gostei da personalidade da Victoria, por mais que ela tenha passado por maus bocados, não gosto de personagens amarguradas. Mas gostei muito de saber que o livro tem uma grande relação com flores, apesar de não levar jeito com elas, gosto muito.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi querida,
    Eu gostei da resenha, pois você foi muito sincera nela. Gostei do livro, a diagramação, capa e um dicionário de flores ♥ que é raro você encontrar um livro com tantos detalhes.
    Pena que não foi uma leitura marcante para você. Entendo bem como é, um livro ser maravilhoso e você apostar tanto, mas ser apenas mas um drama :(

    P.S adorei as fotos. Queria muito dizer que gostei do livro, mas infelizmente não leria.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  17. Oii!!
    Gostei da capa do livro. Gosto de livros que envolvam passado e presente. Da para entender o motivo da personagem ter se tornado uma pessoa boa ou ruim. Não sei o que pode ter acontecido com ela para ter ido até morar na rua. Achei bem triste isso. Fiquei com vontade de conhecer mais sobre esse livro, mas como você ressaltou que a protagonista não te envolveu, vou guardar essa ressalva.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. É sempre tão triste quando não nos conectamos com as personagens </3 particularmente odeio quando isso acontece, porque eu perco a graça na história toda, eu tenho que amar o personagem pra amar o livro sabe. Enfim, além disso eu gostei da premissa, mas não sei se leria, não me chamou muita atenção. Sua resenha ficou ótima também!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Ivi

    Esse livro tinha uma outra capa? Eu tenho uma vaga lembrança de um livro com a cara de uma menina e uma flor...acho que a capa era até rosa! Tô ficando maluca? Hahahaha
    Que pena que rolou esse lance com a personalidade da personagem, é meio chato quando isso acontece e realmente atrapalha a fluidez da leitura.

    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Não conhecia o livro, e inicialmente me apaixonei pela capa e pelo enredo, uma pena você não ter gostado da personagem principal, acho que também não irei gostar dessa parte infantil dela, mas irei dar uma chance para esse livro com certeza, irei adora conhecer as flores um pouco melhor.
    Beijos. Lendo Com Ela

    ResponderExcluir
  21. Olá, Ivi!

    Como sou chegada num drama, acredito que irei curtir bastante a história. Principalmente, porque desejo ler esse livro há anos, mas nunca encontro esse livro aqui na minha cidade :( Enfim, já li outras resenhas desse livro e todas foram bem elogiosas com a história, gostei da sua sinceridade, pois assim posso controlar minhas expectativas e ter um aproveitamento melhor da leitura. Adorei mesmo sua resenha!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oiee Ivi ^^
    Diferente de você, eu amei o livro. Mas também não me identifiquei muito com a protagonista, ela sabia ser amarga, né? Acho que esse foi um dos primeiros livros que realmente mexeram comigo. E, devo confessar, quis me tornar floriculturista assim que o terminei...haha' Ainda sonho em ter, sei lá, uma plantação de flores ou algo do tipo e sair por ai...haha'
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Já tinha visto esse livro antes mas ainda não tinha parado para ler a resenha, e gostei da historia, é diferente do que imaginava, mas gostei do tema que a autora utiliza e como ela usa as flores nessa historia, mas infelizmente não foi um livro que me chamou atenção !!

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014