19

Melancia (Marian Keyes)

Ficha Técnica:
Nome Original: Melancia
Autora:  Marian Keyes
Tradução: Sônia Coutinho
País de Origem: Irlanda
Número de Páginas: 490
Ano de Lançamento: 2009
ISBN: 978-85-7799-165-5
Editora: Bertrand Brasil

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 54º livro lido em 2016 e foi Melancia (Marian Keyes). Este livro, primeiro volume da série Irmãs Walsh, foi a minha segunda escolha para a Maratona de Releituras. Como fã absoluta da autora, achei pertinente ter a resenha deste livro aqui no blog, uma vez que foi através dele, que conheci a escrita da Marian Keyes.

O livro nos traz a Claire, uma mulher de 29 anos, que acabou de ter a sua primeira filha. Ela ainda está na maternidade quando o seu marido James pede o divórcio para ela, alegando que está apaixonado por outra mulher. Claire fica em estado de choque, e quando recebe alta e volta para casa com sua filhinha recém-nascida, descobre que o marido já levou suas coisas do apartamento em que moravam. Totalmente sem chão, ela decide passar sua licença maternidade na casa da família, em Dublin, na Irlanda.


O livro então se desenvolve em Claire superar o golpe emocional que o marido deu nela e tentar visualizar um futuro sem ele, ela sendo a única responsável por sua filha. E durante isso, ela passa por diversas fases: uma tristeza desoladora e um ódio mortal do mundo, até que se cansa da sua própria depressão e tenta se reerguer e neste momento que conhecemos o Adam, um universitário mais novo, que se encanta por ela e ela por ele.

A grosso modo, podemos entender que a história é um grande dramalhão, mas na verdade, é uma verdadeira comédia, pois apesar de o tema abordado ser realmente triste, a escrita da Marian traz leveza e muito bom humor para todas as situações que a Claire atravessa.


A começar pela família maluca que ela tem. É impossível não rir da mãe e do pai de Claire, um casal de meia idade, muito bem desenvolvidos e que tentam colocar ordem na casa. Temos ainda as duas irmãs mais novas de Claire, Anna e Helen. Anna, lunática e usuária de substâncias ilícitas para fins recreativos e Helen, infantil e egoísta, mas com algumas tiradas impagáveis, de tão engraçadas.

Tom Welling, meu Adam!!!
Claro que a parte do livro que eu mais gosto é a do romance com o Adam, porque a forma como a autora desenvolveu o Adam é apaixonante. A descrição física que ela dá para este personagem, para mim, foi impossível não associar com o ator Tom Welling e toda vez que o personagem aparecia no livro, eu sorria, achando que era o ator que estava no livro.

A primeira vez que li este livro, foi em 2010 e na época, caí de amores pelo enredo e pelo bom humor da autora. Eu não conhecia muita coisa neste universo chicklit e fiquei encantada. Porém, ao reler este livro hoje, minha conexão com a história foi diferente. Sigo amando o livro e dentro da série, é um dos meus favoritos, mas consegui sentir a narrativa de uma outra forma.

Veja bem, quando fiz esta leitura em 2010, eu estava passando pelo meu próprio processo de divórcio, então, minha identificação com a Claire foi imediata e intensa. Hoje, anos depois daquela experiência, foi apenas uma protagonista carismática, envolvente, mas um pouco distante da minha atual realidade.

Torno a repetir: AMO ESTE LIVRO e reler, trouxe aquela sensação de nostalgia e saudade. Mais de uma vez, infelizmente, li comentários negativos para com este livro nos grupos literários, e confesso que fico com raivinha, porém entendo que a escrita da autora, não é para qualquer tipo de leitor.


Se você nunca leu nada da autora e gosta de livros com um fio condutor que mescla entre a comédia e romance, este livro traz isso com muita propriedade, mas reconheço que não é o melhor livro da Marian. Todavia, por ser o primeiro livro da série das Irmãs Walsh, creio que começar por ele, seja importante para que você não pegue spoilers dos outros volumes.

Enfim, adorei, adorei e adorei. Relembrei, não que eu tivesse esquecido, porque eu gosto tanto da autora e, desta história em particular.

Considerações sobre a série:

Livro 1: MELANCIA
Livro 2: FÉRIAS
Livro 3: LOS ANGELES
Livro 4: TEM ALGUÉM AÍ?
Livro 5: CHÁ DE SUMIÇO
Livro 6: MAMÃE WALSH

A série é formada por estes 6 livros e cada um dos 5 primeiros, conta a história de uma das filhas da mamãe Walsh, sendo o último livro contado pela própria mamãe Walsh, uma mulher irlandesa que em um único parágrafo onde é descrita, independente das características que serão contadas, já arranca risadas escandalosas dos leitores.

Mamãe Walsh teve 5 filhas: 
Claire é a protagonista do livro MELANCIA
Rachel é a protagonista do livro FÉRIAS
Margaret é a protagonista do livro LOS ANGELES
Anna é a protagonista do livro TEM ALGUÉM AÍ?;
E finalmente a Helen, é a protagonista do livro CHÁ DE SUMIÇO.

Todos os livros são independentes e as outras irmãs são apenas mencionadas na história, salvo a Helen que em todos os livros é uma coadjuvante marcante. Cada livro traz uma premissa muito diferente uma da outra, com abordagens sérias, tratadas com leveza e bom humor, mostrando personagens que se enrolam com suas escolhas, que aprendem com os próprios erros, que amam e odeiam com a mesma força e que só desejam ser felizes. Sou fã da autora e indico sempre seus livros e, se você gosta de histórias bem desenvolvidas, originais e com direito a piadas inteligentes, pode ter certeza que você gostará.


Um pouco sobre a autora: Marian Keyes é uma escritora irlandesa. Nasceu em Limerick, em 10 de setembro de 1963. Ela já vendeu mais de 22 milhões de exemplares no mundo todo e foram traduzidos para 32 idiomas. Os livros dela que foram publicados no Brasil são:

Melancia
Férias!
Sushi
Casório?!
É Agora... ou Nunca
Los Angeles
Um Best Seller pra Chamar de Meu
Tem Alguém Aí?
Cheio de Charme
A Estrela Mais Brilhante do Céu
Chá de Sumiço
Mamãe Walsh
A Mulher que Roubou a Minha Vida
Comentários
19 Comentários

19 comentários:

  1. Olá
    faz muito tempo que li esse livro e com certeza seria uma ótima ideia reler, pois sua história é maravilhosa. Adoro a escrita da autora e já li quase todos os seus livros publicados por aqui. Gosto de como ela mistura o romance com as cenas engraçadas e também fico com certa raiva quando vejo alguém comentando mal. É bem como você afirma: não é para qualquer tipo de leitor. Enfim, adorei sua resenha!

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Pelo visto a sua maratona de releituras está indo meu bem, não é?! Fico feliz em saber que você está se divertindo com a maratona. Eu conheço algumas obras da autora, mas nunca li nenhuma. Melancia é uma obra que sempre vejo nas livrarias, mas eu não sabia que se tratava de uma comédia mesclada por uma "drama". Eu gosto muito de acompanhar os personagens se erguendo depois de um desastre, e pelo que entendi, a protagonista passou por isso. Como você citou na resenha, eu nunca vi nenhum comentário negativo sobre o livro, então até o momento, eu leria o livro.
    OBS: reler um livro depois de um bom tempo é muito bom, nós nos surpreendemos com detalhes que antes não tínhamos notado.

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Hey! É o primeira postagem que leio sua aqui no blog, e pode ter certeza que ganhou uma nova seguidora. Vi que está fazendo uma Maratona de Releituras, como funciona isso? Ler o máximo de livros que você já leu em determinado período de tempo? Fiquei bem curiosa.
    Quanto ao livro, sempre ouço falar muito bem dele, e cada vez que vejo fico ainda mais curiosa para dar uma olhada. Parece que, mesmo tratando de um assunto sério, por assim dizer, tem bastante comédia e eu sou apaixonada por livros assim. Além de a capa ser suuuper fofa :D Entrou para a minha listinha de futuras compras.

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Hey, não conhecia o livro e nem a autora e quando vi o nome do livro achei que seria uma história de comédia pura, o que infelizmente eu não curto muito. Mas quando eu vi que tinha uma pitada de drama, me interessei na hora. A resenha me deu uma certa curiosidade,quero saber em detalhes como a Claire passou por tudo isso. Gostei muito, parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu simplesmente adorei! Vai para a minha lista de leitura. Eu tinha uma ideia diferente do livro e nem pesquisei para saber, pensei que era algo infantil. Adoro histórias com um toque de comédia... Muito legal falar dos outros livros também. Enfim, parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Eu lembro-me de ver este livro citado aqui no blog varias vezes... :) ahah Que bom que este livro te abriru a escrita de uma autora que passaste a adorar!! :) ahah

    Bem, eu nao tenho relido nada mas acho que vou fazer como tu e dedicar algum tempo a elas... Deixa sempre alguma nostalgia mesmo!! :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Ivi, eu li há muito tempo atrás férias e na época que eu li eu estava internada e uma amiga minha levou para eu lesse. Lembro que curti a leitura do livro mas não lembrava da autora e nem sabia que era uma série. Agora vendo seu post revivou minhas lembranças. Menina acredita que me deparei do pai dos meus filhos quando minha sefjnda filha nasceu? Nem preciso dizer que me identifiquei com a personagem neh? E fiquei curiosa para ler o livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oie...
    Ver essa resenha por aqui só me fez desejar ainda mais ler essa série das Irmãs Walsh, parece ter um conteúdo tão gostoso de se ler e todos esses elogios me fizeram desejar o livro AGORA!
    Só não comprei a série ainda, porque, os livros são bem carinhos, né?
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Olá Ivi,
    Adorei sua resenha, está incrível!
    Tenho muita curiosidade de ler Melância e adorei saber um pouco mais da história. Fico imaginando como a protagonista se sentiu ao ser abandonada enquanto estava na maternidade. Acho que a história é incrível e espero ter a oportunidade de ler muito em breve o livro, pois acredito que eu vá gostar demais da trama.
    Parabéns pela incrível resenha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Também sou fã da autora e acho incrível essa capacidade que ela realmente tem de tratar de assuntos sérios e tristes com bom humor e leveza. Gosto de reler exatamente por essa possibilidade de sentir a história de outra forma, vamos passando por mais coisas, vivendo novas experiências e, por isso, conseguimos ver as coisas com um olhar diferente. Adorei você ter listado a ordem dessa série e todos os livros da Marian que já saíram por aqui, vou conferir os que faltam para a minha coleção... hehe...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Olá
    O que dizer dessa série que eu tenho um grande amor, mesmo nem tendo lido o livro 1 todo. Estou leno Melancia e intercalando com uma outra leitura e já posso garantir que a autora me conquistou, livros que me fazem rir são os melhores rsrs. Adorei a sua resenha e também gostei de saber que ela foi uma releitira que vc fez. Não sou muito adepto a reler livro, até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  12. Olha eu nunca li esse livro e as resenhas que eu já vi dele não eram tão legais, devido a essas resenhas eu nunca me interessei, mas a sua resenha me pareceu que a história é ótima e finalmente eu consegui sentir o interesse de ler.
    Eu adoro livro que sejam engraçados, o humor na medida certa deixa a história mais empolgante.
    E que raiva dessa marido... abandonar a mulher no momento mais importante da vida dela, fico feliz que ela tenha conseguido passar por tudo.
    bjs.
    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu nunca li nada da autora mas suas obras sempre me chamam muita atenção. Esse livro me desperta um grande interesse e vendo que você gosta tanto, só me deixa ainda mais curiosa. Acho que a leitura será muito bem aproveitava e que eu vou gostar tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  14. Oii Ivi, tudo bom? Eu também sou uma mega fã da autora! Tive meu primeiro contato com sua escrita com o livro A Estrela Mais Brilhante do Céu. Da serie das irmãs Walsh eu li apenas o Tem Alguém Aí e o Chá de Sumiço, sendo esse último meu favorito da autora, apesar de todos os outros que li também figurarem entre os favs <3 Quero muuuito ler Melancia, ainda mais depois da sua resenha, e enfim ler a serie bonitinha do começo ao fim. <3 Espero fazer isso em breve, pois já estou com saudades da Keyes.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu quero muito ler esse livro!
    Eu comecei a série pelo livro "Tem alguém ai?" e adorei! Foi meu primeiro contato com a escrita da autora e eu achei maravilhosa!
    Esse livro parece ser tão divertido quanto os outros, já tô ansiosa para lê-lo. E acho que vou amar o romance da personagem com o Adam <3
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. OI,

    Eu sempre achei a capa deste livro linda, e estou aguardando um espaço na minha lista de leitura para ler esta obra maravilhosa. Imagina você acabar de ter bebê e ser abandonada pelo marido? Uma dor incrível. Sua resenha me fez querer ler demais este livro e já coloquei como prioridade na lista de livros para serem lidos.

    Beijos,

    Jucimara Pauda

    http://blogs.acidadeon.com/blogs/livrosemfrescura/

    ResponderExcluir
  17. Oi Ivi!
    Sempre vejo muitos elogios a escrita de Marian Keyes. Li Melancia há muito tempo e foi ótimo relembrar essa história. Impossível não se apaixonar pelas situações engraçadas e um tanto trágicas também.
    Pelo visto, você adorou!
    Parabéns pela resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  18. Oiii!!

    Então sei como é gostar de uma autora e não curtir as críticas hahaha.
    Eu li a obra há um tempo e não curti muito.. a escrita é ótima é fácil, o enredo era interessante maaaas deu muitas voltas, acabei perdendo a paciência 😢
    Mas fico feliz em saber que curte tanto o livro.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Confesso que nunca li esse livro, mas pela premissa parece ser sim muito divertido, quero dizer se for prestar atenção, por que de cara e superficialmente eu tinha achado realmente que era dramatico... gostei da sua resenha e que bom que foi uma releitura gostosa de se fazer, vou levar a dica a serio e quem sabe ler kk
    Beijocas...
    westfalllivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014