20

Inverno Negro (Stefano Sant'anna)

Ficha Técnica:
Nome Original: Inverno Negro
Autor:  Stefano Sant'anna
País de Origem: Brasil
Número de Páginas: 352
Ano de Lançamento: 2016
ISBN-13: 9788567191195
Editora: Empíreo
SKOOB
Compre AQUI

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 40º livro lido e foi Inverno Negro (Stefano Sant'anna). Este livro chegou para mim pela parceria com a editora Empíreo e desde que a capa do livro foi divulgada nas redes sociais, fiquei bem curiosa para conhecer sua história.
O livro nos traz o Leonan, um adolescente de 15 anos que tem uma vida bem complicada: ele é alvo de bullyng na escola e a mãe dele é uma tremenda relapsa. Não dá a mínima para o garoto. Leonan acredita que seu pai morreu em um acidente de caminhão e tenta seguir a vida, sem exigir muito de si mesmo ou das circunstâncias que o cercam.
“As pessoas te desprezam por não conseguirem te atingir.”
Até que um dia, Leonan passa mal na escola, ele tem um mau súbito que é interpretado por todos como se fosse um ataque epilético e depois disso, a sua vida vira de cabeça para baixo. Ele descobre que existem caçadores, seres fantásticos de um universo desconhecido, o perseguindo e, atrelado a isso, percebe que a sua vida até aquele momento era uma grande mentira. Sua vida pacata, pobre e bem sem graça, o faz ter uma curiosidade absurda de quem estaria atrás dele.


O livro então se desenvolve na aventura eletrizante de Leonan descobrir quem ele é de verdade, de onde ele veio e qual a sua missão para que uma maldição lançada por um vilão lendário, não destrua a terra de Leonan: a Starlândia. Ele precisa reencontrar o pai, que nunca esteve morto e toma conhecimento que tem uma irmã, porém tanto o pai quanto a irmã, estão desaparecidos e encontrá-los, é fundamental para o sucesso de sua missão.

Desde o primeiro parágrafo do livro, eu me encantei pelo Leonan. Porque mesmo ele sendo um clichê ambulante e tendo muitos argumentos para embasar um mimimimi no estilo coitadinho, ele não fez isso. As primeiras páginas do livro nos jogam em uma aventura frenética e muitos seres mitológicos dentro de um universo desenvolvido com inteligência, nos engole em uma corrida que não é apenas do Leonan, é nossa também.


Os personagens secundários que acompanham o protagonista nesta busca, são muito carismáticos também. Samyra e Pittson me ganharam na simpatia e movimentaram o texto com eficiência. A característica de escrita do autor é marcante desde o início, com um enredo enxuto, com descrições na medida certa e com uma dose de aventura importante para que eu adorasse a leitura, mesmo o livro não sendo de um gênero que eu aprecie muito. Eu mergulhei na escuridão que o autor propôs, imaginei os seres, senti medo, alívio, corri, sofri e em troca disto tudo, recebi um final magistralmente bem desenvolvido.

A arte gráfica do livro está maravilhosa também. A folha de guarda preta nos insere em uma história que terá muitos momentos obscuros. O livro também traz um mapa que nos ajuda a entender a situação e não nos perder dentro da aventura.


Eu tinha uma boa expectativa para com a obra, mas minha satisfação foi muito maior do que eu esperava. Recomendo o livro para todo tipo de leitor porque apesar de ser fantasia, o livro tem um texto inteligente, fluido, consistente. O enredo é é bem desenvolvido e é impossível não se envolver na trama. Quem é amante do gênero, o livro é um banquete e, para quem não costuma ler muita coisa dentro deste perfil, irá se encantar com a narrativa.

Eu adorei, de capa a capa.


Um pouco sobre o autor: Stefano Sant’anna, o grande Têffo, é formado em Jornalismo (FACHA-RJ) e tem especialização em Produção Editorial (UNESP). Têffo estudou estrutura literária com o best-seller Eduardo Spohr, aprimorando a narrativa do Inverno Negro. Colunista do Potterish, Têffo já contribuiu com textos para diversos blogs de conteúdo nerd, literário e cultura pop. Inverno é o seu único livro publicado
Comentários
20 Comentários

20 comentários:

  1. Oi Ivi, adoro essas ambientações fantásticas. Eu já tinha lido a divulgação desse livro, mas a sua resenha é a primeira que leio sobre. E não imaginava que seguiria esse rumo. Fiquei bem intrigada sobre o personagem central e suas descobertas durante a aventura envolvendo missões e afins. Deve ser eletrizante! Suas impressões me deixaram bem curiosa para conferir. Obrigada pela indicação!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi, flor.

    Eu não conhecia o livro, muito menos o autor, mas gostei bastante da premissa da obra. Eu gosto bastante de fantasia e esse seria um livro que eu ia gostar. Fiquei curiosa pra saber o que o protagonista enfrentou até conseguir saber quem ele é. Pelo que vc mostrou, a diagramação do livro está realmente linda. Espero ler em breve!

    Beijos,
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ou Ivi!
    Então, adorei a tua resenha além dessa dica ótima!
    Não costumo ler tantos livros de literatura fantástica mas a maioria dos que já li, gostei muito. Esse, me chamou a atenção!
    Um beijo!
    Lua.

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ivi, que delícia de resenha.
    Eu ainda não conhecia o livro e ver sua opinião tão positiva sobre a obra me fez ficar interessada. Achei o enredo muito atraente e é bom saber que os personagens são carismáticos. Eu gostei do mapa, gosto quando os livros tem mapas =D

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Amei a temática do livro, ela realmente me chamou atenção.
    Cheguei a ficar bastante curiosa sobre como ela vai descobrir todas essas criaturas mágicas e acho que o livro trás uma ótima resposta para isso.
    A capa do livro é linda e acho que ele deve apresentar uma trama bem forte, se o foco continuar em Leonan e suas características inicias.

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    É tão bom quando somos surpreendidos com o livro! Fico feliz em saber que gostou do livro, e vou anotar essa dica para conferir futuramente. Como estou com uma pilha enorme de livros, vou deixar ele para outro momento. Mas não vou descartar esse livro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Oie! Eu sou apaixonada assumida por fantasia, mas no momento estou tentando manter distância de histórias juvenis que sempre têm o mesmo enredo: o jovem que possuía uma vida normal, mas que de repente vê tudo virar do avesso e precisa lutar contra alguma força maligna. De qualquer forma, desde que vi o anúncio do lançamento estou simplesmente apaixonada por essa capa e essa diagramação! A ideia de colocar mapas nos livros é maravilhosa. Mas, independentemente de a capa ser linda ou não, você falou tão bem do livro que fiquei curiosa para conhecer mais da trama envolvendo o menino e seres mitológicos. Também quero descobrir o que aconteceu com a irmã e o pai do menino e como será a busca por eles. :3

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  8. Amei a premissa!
    Gostei de saber que a trama superou suas expectativas. Que legal que o autor deu espaço aos personagens secundários, amo quando o autor tem esse cuidado.
    Ótima resenha!
    Espero ter a oportunidade de ler em breve!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  9. Oi, li esse livro, penas que não achei isso tudo que você disse: acabei me confundindo em diversas partes dos livros. Porém concordo com alguns pontos abordados, principalmente, o fato de o Léo não se fazer de coitadinho. Uma boa resenha.

    Http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Eu estou quase no final do livro e estou quase sem folego rsrs, a historia é maravilhosa e o autor escreve muito bem. Eu adorei a sua resenha e com certeza o livro é maravilho rsrs

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia o livro e nem o autor e mesmo não sendo um gênero que leio muito, confesso que fiquei mega curiosa em ler o livro, a historia parece ser eletrizante,gostei de saber que você se surpreendeu com a historia, isso acabou me dando mais vontade ainda de ler o livro...

    ResponderExcluir
  12. Terminei segunda a leitura, e simplesmente amei a história! Fantasia incrível e muito bem escrita. Gostei de tudo! O trio principal é muito amorzinho. Eu quero muito uma continuação, espero que tenha logo!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Olá... a capa é realmente linda e eu amei, gostei da sua resenha, ela me chamou bastante a atenção para esse livro que parece realmente intrigante e me deixou super curiosa para saber oque vai acontecer com Leonan que parece ser bem bacana... Obrigado pela dica Literária...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi oi, que livro é esse!!
    Amei o livro com certeza e vou comprar. Livros com histórias de fantasia e com o enredo leve e cativante, acabam me chamando a atenção. Eu fiquei louca para conhecer Leonan, e quero saber se ele vai encontrar o pai e a irmã.

    XoXo, Alice
    www.blogmixbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Ivi
    Estou terminando a leitura e assim como você achei Inverno Negro incrível.
    Amei todo o universo criado e a escrita é maravilhosa.
    Com certeza Leonan ficará na memória.
    Bom saber que você também gostou.
    Adorei suas impressões.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  16. Me apaixonei loucamente pela capa do livro por conta de um gif da produção da mesma, gostei da proposta do livro (a louca da fantasia aqui) e o que o menino é um clichê ambulante, pois os heróis vem de um clichê, tipo a famosa passagem da jornada do herói.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. OI Ivi! Nossa eu amo livros que tenham mapas assim para que agente possa se atualizar sabe? Porque quando a história é muito densa é mais fácil. Eu ia dizer que ia ser meio clichê mas não pareceu nada com isso e olha que a capa é um glamour só. Só achei os nomes um pouco complicados, mas para um mundo secundário não poderia ser diferente mesmo.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Ivi, sabe que eu não sou muito da fantasia, mas pelo que você disse eu acredito que irei gostar do livro. Você apontou tantos pontos positivos que é impossível passar despercebida pela obra, adorei a resenha e adorei conhecer o livro!

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/05/resenha-branca-de-neve-os-contos.html

    ResponderExcluir
  19. Gente, socorro. Protagonista MASCULINO enfrentando problemas de bullying na adolescência e o foco do livro não é a sexualidade dele? Já quero.
    O mundo precisa de mais protagonistas masculinos nos livros, principalmente nos romances. Mulher quero esse livro, tô amando o investimento que as editoras tem feito nos livros nacionais, essa capa, essas imagens ♥ socorr.
    Tayletitshine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas a capa e a sua resenha me conquistaram! Não sou muito fã de histórias de "descobrir quem realmente é" e de aventuras, mas fiquei bastante curiosa para conhecer o Leonan, e saber que o livro te trouxe tantas emoções me deixou ainda mais animada para conferir. A capa está linda, e eu adorei o mapa ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014