25

Simplesmente Acontece (Cecilia Ahern)

FICHA TÉCNICA:
Título: Simplesmente Acontece 
Nome Original: Where Rainbows End
Autor: Cecelia Ahern
País de Origem: Irlanda
Páginas: 448
Ano de lançamento: 2014
ISBN:  9788581635453
Editora: Novo Conceito

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 65º livro lido em 2015 e foi SIMPLESMENTE ACONTECE (Cecilia Ahern). Confesso que comecei a ler este livro em 2013 e lá pela quinta página lida, desisti. Porém, por acaso, assisti o trailer do filme que foi feito baseado neste livro e então me interessei em ler o livro antes de assistir o filme e me arrependo de ter abandonado a leitura a dois anos.

O livro nos traz a Rosie e o Alex na Irlanda, que se conheceram quando tinham 5 anos de idade e se tornaram melhores amigos ainda naquela época. Estudaram juntos, atravessaram a adolescência grudados e mantinham uma amizade maravilhosa. Eram cúmplices, confidentes e insubstituíveis um para o outro. Porém quando Alex está no último ano do ensino médio, a família dele se muda para os Estados Unidos e eles acabam se separando, mas nunca perdem o contato pois trocam cartas, cartões e telefonemas afim de que um coloque o outro a par de sua vida. Rosie então decide ir se encontrar com Alex em Boston e fazer faculdade por lá, porém a vida dela muda totalmente e ela acaba por ficar na Irlanda.

O livro então se desenvolve sobre a vida dos dois, com mais enfoque na vida de Rosie, mas sem perdermos Alex de vista, vemos a amizade dos dois sobreviver aos anos, aos problemas, às escolhas, às desistências. Cada um direciona a sua vida, casam, formam família, têm filhos, sem nunca se separarem, ainda que um oceano esteja entre eles. Vez por outra, se visitam, se reencontram, lembram as aventuras do passado e torcem pelo futuro feliz do outro, mas sempre dentro dos limites que a amizade impõe.

O livro é todo narrado através de bilhetes, cartas, chats, cartões, sms e e-mails. Não apenas entre Rosie e Alex, mas temos acesso à correspondência de Rosie com sua família e suas amigas. Sob esta perspectiva diferente, conhecemos detalhes da vida dos personagens, não apenas dos protagonistas, mas das outras pessoas que movimentam a trama. Rimos com a troca de mensagens e também choramos porque toda uma vida nos é apresentada e enormes contratempos acontecem impedindo que o romance entre os dois se estabeleça.

O livro é fluido, tranquilo, divertido e ao mesmo tempo intenso. Amamos e odiamos. Torcemos e sentimos o coração apertar. Confesso que me irritei profundamente com a Rosie em vários momentos e a julguei sem dó, mas ela amadurece de uma maneira tão crível e consistente no livro que é impossível não amá-la ao final do livro. Todas as situações se desdobram com tanta veracidade que é capaz de se identificar com uma série de coisas contadas no livro. É uma história que pode acontecer com você, com a sua melhor amiga ou com um parente próximo, porque é verdadeira.

Eu gostei demais!!! Fiquei ansiosa para que o romance acontecesse, porém não existe enrolação. A autora não nos engana ou tenta ganhar tempo com sub histórias irrelevantes. Ao contrário disso, tudo o que acontece no desenvolvimento da narrativa é fundamental para a conclusão, mesmo que a vida de outros personagens ganhem muitas páginas. E aqui vale o destaque para uma carta maravilhosa que o pai da Rosie escreveu para ela e para os emails trocados entre Rosie e sua amiga maluca Rubi. São perfeitos!!!

Super recomendo para quem gosta de romance. A forma como nos é contada, sem um voz narrativa comum, assistimos as vidas dançarem nas páginas e isso foi maravilhoso. Não precisamos de datas marcadas para perceber a evolução do tempo dentro da história e percebemos os locais através das conversas. Para quem gosta de um livro que fale de amor, espera, paciência, família, amizade e superação, é um livro completo. É um livro que me divertiu e me fez pensar. Adorei e reafirmo que me arrependo de ter desistido dele em 2013. 

Sobre o filme, a minha opinião é outra. Muitas coisas são diferentes e não só por uma questão de adaptação, mas muito da essência da história se perdeu na tela. O intervalo de tempo é menor e muita coisa foi suprimida. Talvez o filme seja interessante sem o conhecimento da história original, porque salvo isso, o filme é quase medíocre.

Trailer do filme: 
“A nossa vida é feita de tempo. Nossos dias são mensurados pelas horas, nosso salário é mensurado por essas horas, o nosso conhecimento é mensurado pelos anos. Agarramos um minutinho do nosso dia sempre ocupado pra fazer uma pausa pro café. Voltamos correndo pra nossa mesa de trabalho, olhamos pro relógio, vivemos em função dos compromissos. Mesmo assim, quando esse tempo enfim acaba, bem lá no fundo você se pergunta se esses segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos e décadas foram gastos da melhor maneira possível.” página 137
Enfim, eu amei o livro e recomendo sem medo!!!


Um pouco sobre a autora: Cecelia Ahern é irlandesa, alguns dos seus livros publicados no Brasil são:


Comentários
25 Comentários

25 comentários:

  1. Olá!

    Adoro os livros dessa autora e tenho Simplesmente Acontece, mas acredita que não o li até hoje? rs Entretanto, já vi o filme e gostei bastante. E a obra também parece ser igualmente fofa e divertida! Uma pena que o filme não te agradou tanto assim. Ótima resenha!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse livro, já ta na listinha faz um bom tempo. rsrs
    Gosto de livros desse tipo, sem enrolações e que vai direto ao ponto!
    Ótima resenha.

    Beijos!
    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olha tenho que confessar que amei a sua resenha, porque li esse livro também e achei ele muito lindo. Só não curti mesmo o desfecho. Achei que ele ficou meio que sem emoção. E quando assisti o filme eu também achei que foi vago. Deveria ter acontecido várias coisas e não teve. Mas mesmo assim gostei de tudo que abordou sobre o livro. Até porque aborda bem o tema de uma adolescente gravida e de suas dificuldades. É bem legal e um livro bem leve.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-nas-proximidades-do-amor.html

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Li o livro e o filme e concordo com tudo que vc falou.
    Li o livro essa ano por causa do filme a amei demais
    Tbm senti bastante raiva de Rose, quem não, não é? rsrs
    Tbm achei que no filme se perdeu muita coisa
    Amei demais sua resenha

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Ivi,
    Cecelia é uma das minhas autoras favoritas da vida.
    Amei Simplesmente Acontece e acho que partilhamos da mesma ideia ter ficado ansiosa para o romance. Acho que a autora construiu tudo muito bem e esse livro me fez refletir sobre o quanto é importante dizer aquilo que pensa no momento agora. Pois pode ser tarde, no dia seguinte. Também gostei do tema abordado: gravidez na adolescência e amei a história como um todo, apesar de esse livro não bater O Livro do Amanhã.
    Sobre o filme: Também acho que tirar a essência e fiquei um pouco chateada.
    Amei sua resenha.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ivi.
    Eu já li quatro livros da autora e só não gostei de um. Esse eu ainda não li. Na época que lançou estava aquele falatório em volta do livro e não quis ler para não acabar me decepcionando. E depois acabei esquecendo hehe. Gostei de saber sua opinião e uma coisa que chama a minha atenção e que é um diferencial é a forma como ele é escrito. Com não vejo muto isso nos livros, é um fator a se levar em conta.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi ^^
    Ainda não li nada da autora, mas assisti um filme baseado na obra dela, e achei a história bonita, mas bobinha, mas os filmes nunca conseguem captar todas os nunces dos livros.
    Gostei muito da sua resenha, e saber que a autora não tenta ficar nos enrolando já é um ponto super positivo para mim.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu simplesmente AMO os livros da Cecelia Ahern. Esse é o único até agora que ainda não li. Sempre recomendo os livros dela, são excelentes.
    Tava tão ansiosa por esse que acabei assistindo ao filme antes do livro e adorei. Como não tenho problema de assistir antes de ler, não estou triste.
    Bjss

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ive! Menina, acredita que tenho os pés atras com essa autora? Pois é, nunca li nada dela, mas até tentei. Quem sabe começando por este eu goste e pare de coisa com ela né! rs

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  10. Oi flor!
    Ainda não li o livro, acabei pulando para o filme ahahah Eu adorei o filme, muito fofo, suspirei várias vezes e me emocionei em outras.
    Preciso pegar o livro da pilha para ler, rs
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu não tive a oportunidade de ler esse livro, só vi o filme mesmo é gostei. Mas preciso arrumar um tempinho para ler essa história que é realmente é muito linda.
    Bjim!

    Tammy
    livreando.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Não tive a oportunidade de ler o livro, mas vi o filme e amei! Quanto à trama, meus amigos que leram, acharam muito enrolada. Eu particularmente só leria pra comparar com o filme. Esse livro, com mais de 500 páginas, com certeza enrola em algum momento.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Nunca li nada dessa autora, quando vi o trailer desse filme também fiquei curiosa em ler, mas ao contrário de você acho que vou ver o filme... estou cansada de mocinhas me dão nos nervos em livros, então to correndo de leituras às cegas ultimamente... rsrs.
    Se eu curtir o filme é bem possivel que eu leia o livro.... vamos ver no que vai dar...
    rsrs

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  14. Oláá
    Nossa, eu amo esse filme, todas as pessoas que conheço não gostam, mas eu adoro haha já tenho o livro aqui e quero muuuuito ler, espero adorar de paixão pois gosto muito da autora haha ótima resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ivi
    Eu também amei esse livro e gostei do estilo da narrativa. A história do casal e toda a evolução pode mesmo ser sentida com naturalidade. Apesar de também ter achado que o filme foi um pouco diferente, acho que isso é normal em uma adaptação. Mas mesmo assim gostei do filme também. Bela resenha, parabéns.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olááá!

    Eu li esse livro e assisti o filme e sobre o livro eu gostei dele, mas achei que a autora se enrolou deeemais para narrar o enredo mas é um livro com uma mensgaem muito bonita sobre a amizade!
    O filme, é algo paralelo. Ele é bonito, mas não tem nada a ver com o livro. Até comentei que se fosse a autora tirava meu nome dele. Porque é totalmente nada a ver;


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Ivy, eu sou super fã da autora, até hoje não li uma obra dela que não tenha gostado, e infelizmente não li ainda Simplesmente Acontece. Mas assisti ao filme recentemente e não posso reclamar, o filme me cativou e me ganhou, então imagina quando eu ter a oportunidade de ler o livro!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  18. Oiee ^^
    Eu também gostei muuito desse livro ♥ achei o final do livro muito triste, por ter se passado tanto tempo até que aquilo acontecesse, então gostei de terem encurtado esse período no filme :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oii,

    Estou com esse livro na minha estante para ler, e confesso que estou ansiosa para começar. Ouvi falar maravilhas sobre ele. Sem contar que gostei muito da escrita da autora, quando li o A lista.

    Priscila
    http://resenhandobma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler nada da Cecilia, porém tenho vários amigos que são apaixonados na escrita da autora. Eu não sou uma grande fã de livros de romance, mas eu acabo lendo um ou outro, e confesso que a historia deles me chamou a atenção. Acredito que esse séria um livro que eu leria.

    ResponderExcluir
  21. Oi Ivi, sua linda, tudo bem
    Eu ia justamente perguntar sua opinião sobre o filme, já que leu o livro também. Já ouvi esse comentário, de que o livro é melhor do que o filme. Eu fui direto ver o filme, não tenho o livro e achei ele água com açúcar, bem leve, só para distrair. Mas pelo visto o livro é bem melhor e emociona até. Dica anotada.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá!!
    Esse livro está em minha lista de desejos a um bom tempo, mais infelizmente ainda não pude comprar, mais agora lendo sua resenha fiquei com muito mais vontade de ler, e olhe que eu já sabia que era lindo e que ia me emocionar bastante, mais agora sei que vou amar os personagens que eles são fofos e que vão me inspirar e me fazer acreditar no amor, ai eu quero , quero muito ler esse livro estou precisando de algo assim.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Eu sempre quis conhecer essa história, pelo trailer do filme parece ser muito boa.
    A história me parece ser emocionante e nos fazer entrar no drama que os personagens vive. Adorei a sua resenha e acho que vou ver o filme hoje mesmo.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014