0

Um Mais Um (Jojo Moyes)


Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 20º livro lido em 2015 e foi UM MAIS UM (Jojo Moyes). Depois de duas experiências ótimas com a autora, comecei a ler este livro sem saber absolutamente nada da história, mas certa que eu apreciaria.

O livro nos traz a história de Jess, uma mãe batalhadora e amorosa, que se divide em dois empregos para que nada falte ao enteado Nicky e a filha Tanzie. Separada a dois anos do marido, um homem que nunca a ajudou financeiramente e não se esforça para ser um bom pai, ela dribla o dia a dia, economizando o máximo que pode para não depender de ninguém.

Temos ainda  o Ed, um nerd tipico que depois de muito trabalhar, ganhou muito dinheiro no mundo do software, mas que para se livrar de uma namorada pegajosa, comete um erro que pode levá-lo à prisão.

E não posso deixar de falar do Norman, o cachorro de Tanzie, um vira-lata que todos acreditam ser retardado.
"Quando a pessoa dá duro para chegar a um lugar, é muito bom mostrar aos outros de onde ela é."
Estes são os personagens que vão dar vida às 320 páginas de um livro delicioso. Tanzie tem um talento natural para  a matemática, além de gostar, ela consegue desenvolver equações dificílimas e em função disso, ganha 90% de uma bolsa de estudos para um colégio tradicional que poderá direcioná-la no caminho certo, porém os 10% restantes com o qual Jess teria que arcar, estouraria o orçamento da família e o único jeito de Tanzie conseguir o dinheiro restante, é vencer a olimpíada de matemática que será realizada no outro lado do país. Jess não tem sequer dinheiro para as passagens e depois de conhecer Ed, ele se disponibiliza em levar todos para o local da prova.
"Mas posso lhe dizer que pessoas em situações de aperto fazem coisas que são idiotas, impulsivas e insensatas. Vejo isso todos os dias. As pessoas fazem loucuras pelo que julgam ser os motivos certos, e umas se safam, outras, não."
O livro se desenvolve durante a viagem de carro que todos farão para que Tanzie participe da olimpíada de matemática e nesta viagem, uma série de coisas divertidas acontece com eles. Convivendo o tempo todo dentro do carro, eles contam histórias da família, sonhos para o futuro e se divertem com o sistema digestivo do cachorro que é totalmente imprevisível.

Jojo Moyes  mais uma vez brilha maravilhosamente ao construir uma história totalmente crível, com elementos humanos pouco vistos na literatura contemporânea. Personagens que erram, se arrependem e precisam de uma segunda chance. Ninguém é perfeito neste livro e isso torna a própria história perfeita. Diálogos dinâmicos, descrições precisas e frases de efeito que divertem e fazem pensar.

Adorei a leitura e as páginas correram por mim de forma tão fluida que quando percebi que o livro estava chegando ao fim, comecei a economizar os parágrafos, mesmo curiosa para saber como tudo se daria no final. 

Mais uma vez, a autora aproveita com sucesso a oportunidade de fidelizar seus leitores. Desenvolveu uma narrativa despretensiosa, bonita e tão sensível que o sentimento de satisfação é absoluto quando o livro chega ao final.

Eu amei cada página e recomendo para quem gosta de histórias de família quando o vínculo do amor é mais forte que qualquer outro laço ou justificativa. Se você gosta de um romance leve, mas bem argumentado, mesmo que não seja o foco principal do livro, aqui fica a minha indicação para você. O livro é maravilhoso!!!
"— Sabe, você passa a vida inteira sentindo que não se encaixa direito em lugar algum. E aí um dia entra numa sala, seja na faculdade, seja num escritório ou em alguma espécie de clube, e diz simplesmente: “Ah, aí estão eles.” E de repente se sente em casa." página 128

Um pouco sobre a autora: Jojo Moyes nasceu em 1969 e cresceu em Londres, no Reino Unido. Estudou jornalismo e foi correspondente do jornal The Independent até 2002, quando publicou o seu primeiro romance, Sheltering Rain, e resolveu dedicar-se à escrita a tempo inteiro. Seus livros publicados no Brasil são:

Em Busca de um Abrigo
A Última Carta de Amor
Como Eu Era Antes De Você
A Garota Que Você Deixou Pra Trás
Um Mais Um 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014