5

Entrevista com Fernando Mello


Oi gente que ama livros, hoje em função da Ação, EU VALORIZO A LITERATURA NACIONAL, trago pra vocês uma entrevista com Fernando Mello, o autor do livro AS AVENTURAS DE MÁRIO MICO, um dos livros mais divertidos que eu li em 2013.
Curiosos? Após a entrevista, podem ler a resenha aqui.


ENTREVISTA

MAPL: Como foi seu primeiro contato com a leitura?
Tenho contato com os livros desde que eu nasci. Meu pai teve a maior biblioteca do estado do Acre com cerca de 5 mil volumes, doada para a Universidade quando mudou para o estado do Rio.
MAPL: Na infância, qual era sua relação com os livros?
A melhor possível. Além dessa imensa biblioteca, meu pai tinha conta na livraria e éramos todos (inclusive ele) viciados em histórias em quadrinhos. Isso estimulou muito a minha leitura e a de todos os meus irmãos.
MAPL: Quando você começou a escrever?
Desde criança, na escola. Minhas notas em Redação eram sempre muito boas e todos os meus professores sempre me incentivaram muito a escrever. 
MAPL: Quais são suas inspirações para escrever?
Histórias do cotidiano, principalmente. Histórias do povo, das pessoas humildes, e das lições que a vida oferece gratuitamente todos os dias.
MAPL: Tem algum autor como referência?
Alguns. Machado de Assis principalmente. Mas gosto do realismo fantástico de Garcia Marques e da genial literatura de Guimarães Rosa.
MAPL: Quais são as dificuldades para que um autor consiga ser publicado e conhecido no mercado literário brasileiro?
Penso que o mercado literário vive uma transformação com o evento da informática. Mas a distribuição ainda é o principal problema. 
MAPL: Como você vê a literatura brasileira atualmente? Quais são suas expectativas quanto a ela?
Existem excelentes escritores no Brasil. Penso que a internet tem trabalhado a favor do mercado, democratizando-o e oferecendo espaços nunca vistos, de forma que a tendência é aparecer novos e bons autores. 
MAPL: Sei que essa pode ser uma pergunta difícil, mas você tem um livro favorito? Qual seria?
Muito difícil, mas "Memórias Póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis e "Macunaíma" de Mário de Andrade certamente estão no topo da minha lista. 
MAPL: Qual livro nacional você recomenda? Por quê?
Recomendo os dois acima citados. "Memórias Póstumas..." porque é um livro que possuí nas entrelinhas uma filosofia maravilhosa dita da forma mais poética possível. E "Macunaíma" é um livro fantástico e divertido que quebra as noções de tempo-espaço e lida o tempo todo com elementos profundamente brasileiros.
MAPL: Quais dicas você pode dar para quem gostaria de seguir a carreira de escritor?
Escreva diariamente, e reescreva sempre. Escrever é a arte de reescrever.
MAPL: Você está atualmente trabalhando em um novo projeto literário? Conte-nos um pouco sobre isso.
Sim. Tomando coragem para publicar um livro de poesias. Um projeto bem mais ousado. A prosa é mais tolerante e democrática, a poesia exige muito mais do escritor. Desejem-me sorte.
Um pouco mais sobre o Fernando Mello: Ele nasceu no Acre, mas mora no estado do Rio de Janeiro, exatamente em Teresópolis. Formado em Letras, além de escritor, é músico também. AS AVENTURAS DE MÁRIO MICO é o seu primeiro livro publicado.

Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Obrigado pelo espaço que me concede no teu blog, Ivi Campos. É sempre muito louvável e muito bem vinda qualquer atitude em prol da literatura e dos livros. E nisso você é campeã. Agradeço de coração e conte comigo sempre. Bj.

    ResponderExcluir
  2. Que ótima entrevista! Fiquei impressionada logo na primeira pergunta, crescer com tantos livros assim deve ter sido uma experiência impagável! Tô participando de um sorteio pra ganhar o livro dele, e se conseguir ganhar vou ler e volto pra dizer o que achei :)

    ResponderExcluir
  3. .o. chocada.. eu amaria ter uma biblioteca assim em casa..
    Mas me contentei com a da minha escola na infância :3

    ResponderExcluir
  4. Grande biblioteca não? Pois isso com certeza contribui para apreciar tanto a cultura brasileira....
    Ja li alguns livros d Machado d Assis.. mas para a escola mesmo, e um deles foi memorias póstumas é realmente bom.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia, mas fiquei muito feliz em conhecer.
    A dica de escrever diariamente é ótima, tem pessoas que escrevem uma vez por semana e querem ser O ESCRITOR, tem que treinar né =)

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014