AS VIRGENS SUICIDAS (Jeffrey Eugenides)

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 37º livro lido em 2013 e foi  AS VIRGENS SUICIDAS (Jeffrey Eugenides). Este livro foi lançado em 1993, mas relançado este ano e no ano de 1999 ganhou uma adaptação para o cinema dirigido pela Sofia Coppola.
O título é um grande spoiler porque já começamos a ler sabendo que as virgens irão se suicidar, mas quem são elas? As personagens que dão nome ao livro são as cinco filhas do casal Lisbon, meninas lindas, todas adolescentes que estão vivendo na década de 70. O livro é escrito de uma forma lírica, com poucos diálogos e extremamente descritivo. Lugares, roupas, corpos e sentimentos ganham detalhes e comparações muito bem construídas e o autor discorre entre o fundamental e o desnecessário de maneira poética e ao mesmo tempo, intensa. O livro nos faz pensar sobre moral, religião e família de uma forma tranquila e ainda que a narração fale sobre a perda deliberada da vida de uma forma quase normal, não é em momento algum uma apologia ao suicídio. A questão de não se saber o que levou estas meninas a desistirem de viver é quase sufocante de tão intenso. Além deste mistério, não sabemos quem está nos contando a história porque na narração, em terceira pessoa, percebemos que é alguém que esteve perto, conheceu, conviveu e também gostaria de saber os motivos que fez aquelas meninas se matarem. Enfim, o livro é muito bom porque mesmo você sabendo o que irá acontecer, você não abandona a leitura por nada.
Estas são as atrizes que interpretaram
"as virgens" na adaptação
cinematográfica do livro.
Eu assisti o filme depois de terminar de ler o livro e gostei muito, o filme é maravilhoso também e algumas cenas descritas na narração, são muito bem transportadas para o roteiro.
Uma leitura que agrega ao vocabulário e nos faz pensar. Acredito que este livro tenha praticamente todos os elementos que fazem de um livro, ser completo. Recomendo!


Um pouco sobre o autor: Jeffrey Eugenides é um escritor norte-americano, nascido em Detroit, Michigan in 1960. Seus livros publicados no Brasil são:

  • AS VIRGENS SUICIDAS
  • A TRAMA DO CASAMENTO
  • MIDDLESEX
Comentários
6 Comentários

6 comentários :

  1. Bem apesar da sua resenha ter me instigado um pouco, acredito que o livro seja, para mim, uma enfado. Não suporto leitura parada, sem movimento, mesmo que haja um suspense e tal, gosto de um pouco de ação. Inicialmente, quando fui apresentada a esse livro achei que fosse algo baseado em uma história real e de certa forma até me interessou, mas sei lá. Ainda tem aquele gosto de 'não faz o meu estilo'... rsrs... Simplesmente estou a correr dele... rs

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar dele, mas depois da sua resenha me interessei muito!
    Adoro narrações bem descritivas...não vou assistir o filme para esperar ler o livro!
    Bela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Poxa vida, que invejinha de ti por já ter lido o livro. Eu estou com muita vontade de ler ele e você ainda me fez ficar com mais vontade! Espero conseguir ler o livro antes de ver o filme e que como tenho ele, estou lutando pra não assistir! Muito empolgante a resenha! :3

    ResponderExcluir
  4. Eu vi o livro no skoob e apesar de ter ficado curiosa, fiquei com um pouquinho de medo dele!!!
    Parece ser assustador! Gostei da resenha, mas ainda não sei se leria o livro!!!

    ResponderExcluir
  5. Livros muitos descritivos geralmente são cansativos, mas esse parece ser bem interessante pelo fato de quem estar lendo procura saber o motivo delas terem se suicidado. Vou procurar saber mais sobre o livro, apesar de estar um pouco receosa com ele
    Bela resenha ;)

    Beejo

    ResponderExcluir
  6. Ai que pena, adorei a resenha, mas desanimei do livro quando soube que ele é muito descritivo, eu simplesmente não consigo ler livros descritivos... Mas quanto ao filme acho que vou procurar para assistir, já que ele foi muito bem adaptado, quem sabe se eu não gostar do filme, não me animo com o livro...

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Ivi Campos

46 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Resenhas

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Filmes

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.