O PALÁCIO DE INVERNO (John Boyne)

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha da 23º leitura de 2013 e foi o livro O PALÁCIO DE INVERNO (John Boyne). 
Sou assumidamente admiradora deste autor e tenho certeza que dele eu poderia ler até a lista de compras e ficaria maravilhada com a habilidade que ele tem de construir personagens e desenvolver um enredo fictício sobre um plano de fundo real. Foi isso o que aconteceu com este livro, ele usou um cenário histórico, fatos verdadeiros e escreveu uma história linda, que me conquistou do primeiro ao último parágrafo. 
Confesso que "economizei" na leitura deste livro. Li lentamente e paralelo à leitura, fui pesquisando os fatos citados e aprendendo bastante sobre a Rússia, local que o autor começa sua brilhante narrativa.
O livro nos trás Geórgui Jachmenev, no começo do século XX, que após um ato impulsivo, é tirado da miséria no interior da imensa Rússia e levado como servo para viver em São Petersburgo, dentro da moradia oficial do então czar Nicolau II e assim convive com a família real de forma direta.
A Rússia está em guerra e uma série de fatos estão acontecendo e Georgui se apaixona e é obrigado a deixar seu país como um exilado e a firmar residência na Europa.
A vida dele prossegue e agora, já com idade avançada, ele assiste um câncer devastador ir levando a mulher que ele amou durante toda a sua vida. Ele relembra os fatos que o trouxeram para os dias de hoje, lembra-se das perdas e dos medos. Recorda as conquistas e felicidades que experimentou durante seu trajeto e não existe uma única página que não tenha me emocionado bastante.
O final não nos coloca diante de uma surpresa intensa, mas é maravilhoso também e ao terminar o livro, me senti uma perita na história da Rússia, porque conforme falei,  fiz algumas pesquisas sobre a dinastia Romanov e sobre os motivos de seu término.
O livro é perfeito, com um ritmo delicioso e envolvente. Mergulhei nesta leitura de uma forma tão dedicada que senti o frio da neve e o balanço do trem. Super recomendo. John Boyne continua a ocupar o topo do meu simplório ranking de autores!!!

Quote escolhido: "Vocês não acham que é uma ironia que todos aqueles garotos concebidos num grande transbordamento de amor e desejo, quando a GRANDE GUERRA terminou, estarão na idade certa de combater quando começar a próxima? É quase como se Deus só tivesse feito essas criaturas para lutar e morrer. Para ficar na frente dos rifles e tomar tiros que voam até eles. É realmente uma piada."




Um pouco sobre o autor: John Boyne nasceu na Irlanda em 30 de abril de 1971. Seus livros publicados no Brasil são:
  • O menino do Pijama Listrado
  • O Garoto do Convés
  • O Palácio de Inverno
  • Noah Foge de Casa
  • O Pacifista
Comentários
6 Comentários

6 comentários :

  1. Quero muito ler esse livro, também sou fã do John Boyne, e o fato de ser criado em cima de uma história verdadeira me deixa ainda mais interessada.
    #SorteiodeSorte

    ResponderExcluir
  2. Adoro os livros do John Boyne, não vejo a hora de ler esse livro, porque ele realmente me parece ser bem interessante. E sem contar que ainda não encontrei nenhuma resenha negativa dele. Adorei o quote que escolheu. KKKK

    ResponderExcluir
  3. Também sou suspeita para falar dele..leio e sempre fico com um pouco dos livros dele em mim...
    Adorei a resenha...o livro é ótimo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, sempre tive curiosidade sobre a dinastia Romanov e fico contente por ter um livro falando sobre o assunto. E pelo que diz a resenha, deve ser um livro MUITO emocionante mesmo, mas estou bem curiosa.
    Você falou tão bem do livro, que vou tentar comprá-lo o mais rápido possível.

    Beejo

    ResponderExcluir
  5. Amo neve hahaha tambem quero senti-lá ;)

    ResponderExcluir
  6. Nunca rinha ouvido falar... Mas parece extremamente legal... Principalmente pelo Fato de ele ser um de seus autores preferidos...

    ResponderExcluir

Ivi Campos

46 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Resenhas

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Filmes

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.