Madame Bovary (Gustave Flaubert)

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Ficha Técnica:
Nome Original: Madame Bovary
Autor: Gustave Flaubert
País de Origem: França
Tradução: Fúlvia Moretto
Número de Páginas: 360
Ano de Lançamento: 1857
ISBN-13: 9783423143431
Editora: Nova Alexandria
SKOOB | GOODREADS | Compre na AMAZON

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 16º livro lido em 2023 e foi Madame Bovary (Gustave Flaubert). Como todo livro clássico, eu tinha um pouco de medo de ler esse livro e não absorver sua relevância, por isso adiei essa leitura, mas quando decidi fazê-la, estava disposta a entender porque o livro é tão aclamado.

O livro traz a história de Charles Bovary, um menino pobre que com muita luta se torna um profissional da saúde. Sem grandes ambições e com desejo de levar uma vida tranquila com uma família, casa-se com uma viúva pela qual não é apaixonado. Em uma visita a um paciente doente, conhece sua filha, Emma, uma mulher educada em colégio católico, que toca piano e é responsável pela casa desde o falecimento da mãe e se apaixona por ela. Quando sua esposa morre, a decisão de Charles casar-se com Emma vem naturalmente. Emma também se encanta por Charles e sonha em ter a vida que sempre encontrou nos romances que leu.


Entretanto, Emma sente-se infeliz com a vida pacata, pois sonhava com grandes paixões e uma vida movimentada, semelhante aos romances que lia avidamente. Sua vida muda quando vai a um baile em um castelo, dança com um visconde, vê pessoas bem vestidas e a casa que sempre desejou. Ao voltar para seu dia a dia de esposa modelo, passou a não cumprir mais com seus deveres.

Charles ama a esposa e acha que ela está doente. Nesse meio tempo, recebe um convite para ser médico em uma cidadezinha, onde tem oportunidade de crescer profissionalmente e dar uma vida melhor à sua esposa grávida.

Ao chegar à nova cidade, Emma conhece Leon, escrevente da cidade. Suas paixões por arte e literatura logo se transformam em uma paixão mútua. Leon não se declara por considerá-la uma mulher perfeita, virtuosa e Emma, consumida pela culpa, se esforça para ser uma mulher melhor. Então Leon decide ir para Paris para esquecer o amor que pensa não ser correspondido.

Deprimida, Emma não consegue levar a vida que planejou, nem mesmo sentir afeição por sua filha. Quando conhece Rodolphe, um homem rico da região que faz de tudo para seduzi-la, Emma cede, mas ela era apenas uma conquista para ele.

Emma se torna a cada dia mais cínica e infeliz. O tema é atual, pois trata da dificuldade das pessoas em escolher seu destino, por estarem atreladas às decisões das outras pessoas ou das circunstâncias. Quando Emma estava grávida, desejava que fosse um menino para que não tivesse que ficar à mercê das regras impostas pela sociedade às mulheres.


Madame Bovary fala de amor, solidão, tristeza, liberdade de escolha, temas tão atuais quanto na época. Há muitas Emmas hoje em dia, que pensam que os outros são mais felizes. O livro também aborda a insatisfação da humanidade e o quanto sempre desejamos mais do que temos.

O final do livro me surpreendeu totalmente e eu fiquei muito satisfeita com toda a construção do enredo bem como sua conclusão, ainda que tenha me deixado desconfortável em muitos aspectos.


É um livro pulsante, que rouba sua atenção e emociona. O começo pode ser um pouco tedioso ou enfadonho, mas insista, porque vale a pena!


Um pouco sobre o autor: Gustave Flaubert nasceu em Rouen, França no dia 12 de dezembro de 1821 e faleceu em Croisset, França em 8 de maio de 1880. Ele foi um escritor francês, prosador importante, Flaubert marcou a literatura francesa pela profundidade de suas análises psicológicas, pelo seu senso de realidade, pela sua lucidez sobre o comportamento social, e pela força de seu estilo em grandes romances.

Alguns dos seus livros publicados no Brasil:
  • Madame Bovary
  • A Educação Sentimental
  • Um coração singelo
  • Três Contos
  • As Tentações de Santo Antão
  • Memórias de Um Louco
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.