Ratos (Gordon Reece)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

FICHA TÉCNICA
Nome Original: Mice
Autor: Gordon Reece
Tradutor: Carolina Caires Coelho
País de Origem: Inglaterra
Número de Páginas: 240
Ano de Lançamento: 2011
ISBN: 978-85-8057-070-0
Editora: Intrínseca

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 112º livro lido em 2022 e foi Ratos (Gordon Reece). Vi a indicação deste livro no canal do GF, achei a sinopse bem interessante e tratei de incluir da lista de leituras e adianto que gostei muito.

O livro nos traz a Shelley, uma adolescente no último ano do ensino médio que está estudando em casa após sofrer bullying na escola com humilhações verbais e até violência física e a mãe acha melhor ela ficar em casa se preparando para a faculdade longe de toda pressão social que estava sofrendo. Além desta problemática seríssima, os pais atravessaram um divórcio cheio de brigas e ao final do processo, o pai de Shelley decidiu sumir de sua vida, gerando um sentimento de abandono muito forte nela.

Após a separação, Shelley e a mãe vão morar em um chalé longe da cidade e começam a estabelecer uma rotina confortável para elas, apesar da mudança de padrão que ambas sofreram e quando tudo parece bem normal e rotineiro, algo acontece com as duas e juntas elas precisam contornar a situação. 

O livro é dividido em três partes: a primeira é sobre o bullying que Shelley enfrenta na escola e com descrições angustiantes, acompanhamos tudo o que a menina sofre desde os 14 anos nas mãos de quem ela julgava ser suas melhores amigas. A segunda parte é quando algo horrível acontece com ela e a mãe e a terceira parte é como as duas resolverão a grande problemática.

A narrativa do autor é muito inteligente e ágil. Rapidamente estamos na mente da Shelley e nos compadecemos dela em função de todo o sofrimento que viveu e a partir da impressão que ela tem da mãe, também sentimos empatia por ela, o que já não acontece com o pai, pois a própria Shelley entende que já não tem motivos para sentir a falta dele, embora a saudade ainda exista.

O autor não mede descrições e existem cenas claustrofóbicas de violência extrema e ainda assim, não consegui parar de ler porque fiquei instigada em como as duas personagens encontrariam a solução para os problemas que surgiram.

Talvez o final tenha sido apressado demais, mas, ainda assim, adorei a forma como o autor conduziu este final, nos dando uma ideia de que as duas mulheres já estavam prontas para viver de forma mais independente.

O autor também deixa claro na narrativa porque o título é tão íntimo ao perfil das duas mulheres e de outras pessoas que se somam a narrativa. Conforme o enredo avança, faz muito sentido a escolha do nome, ainda que soe estranho para quem ainda não leu a obra.

Foi um livro que eu devorei e que me deixou muito satisfeita ao final da leitura. Pretendo ler mais obras do autor porque fiquei realmente impressionada com a história e o poder que suas palavras conseguiram me envolver.

Gostei muito!!!



Um pouco sobre o autor:
GORDON REECE nasceu no Reino Unido, em 1963, e estudou literatura inglesa no Keble College, em Oxford. É autor de graphic novels e de diversos livros infantis ilustrados, Ratos é seu primeiro romance e o único trabalho publicado no Brasil.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.