A Impossível Faca da Memória (Laurie Halse Anderson)

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Ficha Técnica:
Nome Original: The Impossible Knife of Memory
Autora: Laurie Halse Anderson
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Heloísa Leal
Número de Páginas: 352
Ano de Lançamento: 2019
ISBN-13: 9788558890243
Editora: Valentina

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 22º livro lido em 2021 e foi A Faca Impossível da Memória (Laurie Halse Anderson). Este livro chegou para mim através da parceria com a editora Valentina e eu estava curiosa com a leitura, porque já li outros livros da autora e todos foram intensos.

O livro nos traz a Hayley Kincain e seu pai Andy. Os dois passaram cinco anos viajando de caminhão pelos Estados Unidos após Andy ter dado baixa no exército americano, em que serviu em guerras muito violentas que deixaram seu corpo e emocional completamente destruídos. Quando não há chances de se manterem na estrada com Andy rendido ao alcoolismo, eles retornam para a cidade onde Andy nasceu, em que está a casa que fora de sua mãe. Hayley terá que se adaptar à nova vida, se enturmar na escola que detesta porque não vai bem na maioria das matérias e acha que a maioria dos alunos é uma horda de zumbis.



Nesta nova realidade, Hayley reencontra uma amiga de infância e conhece Finn, um garoto que a faz sentir coisas que nunca havia sentido. Enquanto isso, Hayley tem que lutar para que o passado não os acompanhe e proteger seu pai, já que os horrores que ele viu na guerra não o deixam em paz e a morte está cada vez mais à espreita.

O livro se desenvolve em Hayley se apaixonar lentamente ao mesmo tempo que vê seu pai se autodestruindo com a ajuda da bebida e novos vícios. Foi interessante ver como a autora construiu os personagens principais com papéis trocados. Hayley precisa colocar os desejos de lado para ajudar o pai e essa troca de papéis limita e frustra o desenvolvimento dela em muitos aspectos. 


Além da história de Hayley, temos as lembranças angustiantes de guerra de Andy em capítulos intercalados, que nos dão uma noção do que se passava na cabeça dele, pela visão de um homem que viu horrores e não consegue se livrar deste mal.

Finn é um personagem com problemas familiares também e o relacionamento dele com Hayley é marcado por omissões em que ele busca apenas viver o momento e esquecer as coisas que acontecem em sua casa. Gracie, a amiga de Hayley também enfrenta problemas em casa e assim temos um recorte da vida de três adolescentes que sofrem consequências em função de escolhas erradas dos pais.


Foi uma leitura intensa e que me emocionou em várias partes. A narrativa é melancólica e é impossível não sentir empatia pelos personagens, o que me fez torcer o tempo todo para que eles conseguissem superar todas aquelas dificuldades. É um livro que menciona famílias quebradas, sofridas e doloridas que tentam se reerguer e não conseguem.

Eu gostei muito da leitura e tenho certeza que vou levar estes personagens para sempre no meu coração.

Eu gostei!


Um pouco sobre a autora:
Laurie Halse Anderson é a aclamada autora de inúmeros livros para jovens e de uma série de 12 volumes para o ensino fundamental. Mundialmente conhecida por Fale!, um dos romances juvenis mais importantes publicados na última década, adotado pelas mais conceituadas escolas dos Estados Unidos e escolhido pela Associação Americana de Bibliotecas (ALA) como leitura fundamental. Mora com a família em Nova York. Seus livros publicados no Brasil são:
  • Garotas de Vidro
  • Fale! 
  • A Faca Impossível da Memória
Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. Oi Ivi.

    Eu ainda não tive a oportunidade de conhecer a escrita da autora, mas pelo livro Fale!, que li várias opiniões, menciona que é uma narrativa carregada de emoção. Lendo a sua resenha de outro livro dela, confesso que aumentou minha vontade de conferir a escrita da autora. Ainda por ser uma leitura intensa, com certeza vai provocar algumas emoções. Dica anotada, adorei sua dica.

    Bjos
    https://consumidoradehistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivi, tudo bem ?
    Que livro intenso hein ?! Acho que é uma narrativa que nos faz pensar sobre diversos aspectos. Confesso que é o tipo de enredo que ando fugindo no momento, mas acho incrível estes livros que tem o poder de nos emocionar e nos marcar para sempre.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a obra, parece ser uma história que nos surpreende em casa capítulo. Confesso que estou bem curioso para ler. Dica anotada.

    ResponderExcluir

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.