26

Juntando os Pedaços (Jennifer Niven)

Ficha Técnica:
Nome Original: Holding Up the Universe
Autora: Jennifer Niven
Tradução: Alessandra Esteche
País de Origem: Estados Unidos
Número de Páginas: 392
Ano de Lançamento: 2016
ISBN-13: 9788555340246 
Editora: Seguinte

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 1° livro lido em 2017 e foi Juntando os Pedaços (Jennifer Niven). Quando começaram os burburinhos sobre o novo livro da Jennifer, eu já sabia que ia querer ler, porque a experiência com Por Lugares Incríveis, havia sido intensa e eu queria sofrer novamente.

O livro nos traz o Jack, um adolescente negro, bonito, inteligente, que tem amigos populares e está saindo com uma das meninas mais bonitas do colégio. O que ninguém sabe é que o Jack sofre de prosopagnosia, uma doença que não permite que ele reconheça os rostos das pessoas. E no livro, temos também a Libby, uma garota que já ficou conhecida por ser a adolescente mais gorda dos Estados Unidos e que agora, apesar de ter perdido muito peso, ainda está fora dos padrões e sofre com o bullyng e a crueldade das pessoas ao redor.

Libby passou grande parte da adolescência presa em casa, sofrendo pelo luto da mãe e descontando toda a sua frustração na comida. Na frente da casa dela, moravam 3 garotos que ela gostava de pensar que eram seus melhores amigos. Acontece que Libby engordou tanto que precisou ser retirada de casa pelos bombeiros e isso foi visto por toda a sua vizinhança e um dos meninos da casa da frente, que ela tanto queria ser amiga, era o Jack. Jack nunca esqueceu disso e quando reencontra Libby na escola, se aproxima dela, da maneira errada, mas eles acabam se tornando próximos e compartilhando um com o outro, suas dificuldades.

Não querendo dimensionar os sofrimentos,  mas Libby traz uma bagagem emocional bem complicada. Desde criança, ela adorava dançar e como sempre teve um biotipo maior, foi segregada até pela professora de dança. Sofria com a discriminação com os amiguinhos no parque e quando a mãe morreu, ela despencou em um abismo de desolação. Passou por toda a humilhação de ser retirada de casa por um guindaste e após o tratamento, ainda segue com a terapia. Na escola, ela enfrenta a maldade de todos da melhor maneira possível e quando ela se apaixona pelo Jack, é mais do que uma carência, é o descobrimento do primeiro amor de verdade.

Já Jack, não permitiu que a sua família soubesse da sua limitação e tentou se misturar com todos, ser um bom filho, um bom amigo e um bom aluno. Ele é um personagem adorável, e apesar da dificuldade que está enfrentando em casa com a crise no casamento dos seus pais, tenta não descontar em ninguém. 

As problemáticas são bem desenvolvidas, mas eu senti alguns furos no enredo, algumas coisas que eu queria que fossem melhor explicadas ou resolvidas e que não aconteceram. O final do livro é fofo e bacana, mas eu confesso que me senti frustrada em relação à intensidade do romance. 

Porém, o livro traz uma abordagem bem interessante sobre o bullyng, com muita enfase na gordofobia e no quanto isso é mesquinho e limitado por parte das pessoas que a praticam. O livro tem bastante representatividade, a começar da Libby e seu corpo fora dos esteriótipos exigidos pela sociedade. Temos ainda o Jack, sua peculiaridade e o fato de ser negro. E não vamos esquecer que a terapeuta da Libby, a Rachel, profissional, sensível e muito sensata, é lésbica.

Achei que foram muitos temas inseridos e nem todos foram desenvolvidos ou discutidos com a seriedade necessária. Por exemplo, apesar de tanto tempo, Libby sofre diariamente com o luto da mãe. Sente-se abandonada, mesmo tendo um pai presente e carinhoso em sua vida. Acredito que a superação da personagem também deveria alcançar essa esfera da vida dela, uma vez que foi o gatilho para ela desenvolver outros problemas.

Mas no geral, foi uma leitura fluida, viciante, cheia de referências à cultura pop e ao universo dos adolescentes ocidentais. Este é o tipo de livro que você lê rapidamente, apesar das quase 400 páginas e dos temas profundos que ele aborda.

Eu gostei, mas eu esperava mais, esperava algo que me fizesse sentir algo parecido com o que senti no primeiro livro que li da autora e, embora esta comparação não seja justa, é impossível não fazê-la.

Foi bom, não excelente como eu esperava. Apenas bom.


Um pouco sobre a autora: Jennifer Niven é americana e nos Estados Unidos já publicou quatro romances para adultos e um livro de memórias sobre suas experiências no ensino médio. Apesar de ter sido criada em Indiana, hoje vive com o noivo e três gatos em Los Angeles, seu lugar preferido para andanças. Seus livros publicados no Brasil são:
  • Por Lugares Incríveis
  • Juntando os Pedaços
Comentários
26 Comentários

26 comentários:

  1. Parece ser um livro com uma história linda e super gostosa de ler. Quero muito conhecer a história desses dois personagens.
    Amei a resenha.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem? Onde quer que eu entre encontro uma resenha desse livro, acho que ele está de perseguição comigo! kk Nunca li nada da autora, mas tenho uma amiga minha que é muito fã dela e todos os livros que lançam ela compra, vou ver se dou uma chance para ela também!
    Bjss http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/01/meta-um-capitulo-por-dia.html

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivi, nossa fiquei até confusa com esse livro, a menina foi resgatada por um guindaste? OMG!!!! ouço muitos elogios a autora e espero muito poder conhece-la, que pena que o livro não superou suas expectativas, mas mesmo assim pretendo le-lo.

    Bjs Jany
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste (mesmo que não tanto quanto esperavas...) :)

    Realmente e impossível não comparar livros dos autores.. Mas ainda bem que se le rapidamente e que e viciante e com boas referencias! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas fiquei imensamente interessado. O enredo parece ser forte o bastante para me prender. Sei como é sentir que o autor precisava ir além em alguns detalhes. Ás vezes nos envolvemos tanto que não suportamos a falta de detalhes e aprofundamento.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  6. Olá Ivi,
    Acho que por ainda não ter lido o outro livro da autora, Juntando os pedaços foi um livro que deixou meu coração aquecido e cheio de amor e uma certeza de que a autora é muito boa.
    Não tinha parado para refletir sobre esses pontos negativos que você apresentou, mas, sem dúvidas, eles estão presentes.
    Ainda não consegui escrever uma resenha sobre esse livro, pois faltam palavras, mas em breve o farei.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Ivi!
    Que livro é esse...
    Adorei ver a forma como os preconceitos são abordados e ainda assim mostrando ao leitor que mesmo diferente dos padrões sociais impostos pela sociedade, as pessoas podem encontrar o amor e serem felizes!
    Quero ler.
    “O silêncio é de ouro e muitas vezes é resposta.” (Sabedoria popular)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Já vi várias resenhas sobre esse livro e sempre vejo que nunca é uma avaliação 100%, estou receosa de começar a leitura, mas vou ler porque amo a escrita da Niven e o jeito que ela aborda assuntos complicados. Adorei que sua resenha foi bem detalhada e muito esclarecedora.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá! Acho bacana quando o livro traz uma abordagem que um assunto importante, como por exemplo o bullyng. Bom saber que o livro tem uma leitura que flui bem. Sua resenha ficou muito boa. Beijos'

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não conhecia a autora e fiquei bem curiosa com suas obras.
    Gostei do enredo desse livro, afinal o bullying está presente na vida de vários adolescentes e é bacana ver como eles lidam com isso.
    Achei interessante além de abordar a obesidade o livro trazer uma síndrome desconhecida por várias pessoas.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Quando vi esse livro no skoob,de cara já quis ler.
    E esse título? Me apaixonei.
    Gostei da resenha.
    Obrigada pela indicação.

    http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu não conhecia esse livro, nem a autora. Mas a história parece ter uma grande carga emocional e eu gosto muito de livros assim. Uma pena que algumas cenas não tenha sido muito bem abordadas e desenvolvidas, mas acredito que vale a pena tentar. Vou anotar na lista.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    Adorei a parte da representatividade. realmente muito interessante o enredo apresentado.
    É realmente frustrante quando um autor nos apresenta vários temas e não se aprofunda neles.
    Gostei muito da sua resenha e, no geral, é um livro que desperta meu interesse.
    Dica anotada!

    ResponderExcluir
  14. Olá Ivi
    Bom, estou louca para ler o primeiro livro da autora Por Lugares Incríveis, pois só vejo resenhas maravilhosas referente a ele. Quando esse livro lançou meus leitores vieram até mim me pedindo para ler, e eu fiquei super empolgada, e está na minha lista de leitoras. O que eu fico emprisionada com a escrita da autora que ela trata com certa leveza os temas abordados que para muitas pessoas são considerados Tabu. Gostei de saber que os temas foram bem desenvolvidos isso me agrada. Não vejo a hora de poder ler. Amei sua resenha Ivi me deixou louca para fazer a leitura ♥

    ResponderExcluir
  15. Oi, apesar de já ter visto diversos comentários sobre essa autora eu até o momento não li nenhum livro. No entanto, eu gostei bastante da temática e de toda a intensidade emocional que esse livro tem. Mesmo que não tenha sido desenvolvido como poderia, ainda acho que é uma boa leitura e quero ver mais sobre o envolvimentos dos dois. Já vou anotar a dica e espero ler o mais breve possível!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  16. Oiee Ivi ^^
    Eu me apaixonei por esse livro, mas, claro, ele não trouxe a mesma avalanche de sentimentos que "Por lugares incríveis" me trouxe. Ainda assim, foi um dos meus livros favoritos, e eu adorei os personagens. Estou doida para mais livros da autora...haha'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  17. Fui esperando por algo tipo Por lugares incríveis e me decepcionei um pouquinho, a história é ótima, a maneira dela lidar com seu corpo, o preconceito, meu deus que incrível! Já Jack... Muita coisa poderia ser evitada se ele fosse menos cabeça dura e mais aberto, não acha? De qualquer forma, foi uma ótima leitura e ainda amo demais a escrita de Jennifer.

    ResponderExcluir
  18. Você começou o ano com.o pé direito né? Com uma das melhores escritoras que eu já li e isso porque eu só li por lugares incríveis. Tô muito curiosa com esse livro que parece ser bem diferente do outro dela mas com a mesma carga emocional. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem por aí?

    Eu já li outras resenhas positivas, assim como a sua, sobre este livro. Confesso que eu ainda não li algo da Jennifer Niven e eu poderia começar com este, ou com "Por Lugares Incríveis", já que você falou que não conseguiu sentir com "Juntando os pedaços" o que sentiu com o anterior.

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  20. Oieee
    Tudo bom?
    Nossa os personagens principais cada um com seu problema é builling não é fácil.
    É chato quando os temas abordados não ficam bem desenvolvidos na história.
    Adorei sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Ola!
    Já conhecia o livro e sou encantada por ele há algum tempo. A temática não é muito comum, tanto que esse foi o meu primeiro contato com a doença. Gostei muito da representabilidade que há no livro e acredito que um aprofundamento sobre isso não se faz muito necessário para mim. Mesmo ele não tendo superado as suas expectativas - e sinto muito por isso - ainda quero ler.
    Sua resenha está ótima.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Estou morrendo de vontade de ler esse livro. Sua resenha só me atiçou ainda mais, mesmo com os pontos que não ficam bem resolvidos ou com detalhes que poderiam ser melhores trabalhados, acho que a história tem tudo para me agradar - mais do que senti com o outro livro da autora.
    talvez se eu ler esse primeiro, eu tiro a lance da comparação e possa curtir um pouco mais do que você a leitura. Se bem que pensando assim, talvez esse livro junto com a sua resenha me faça querer conhecer o outro e todo o trabalho da autora :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Desde o lançamento desse livro, fiquei bem interessada em fazer a leitura. Vi várias resenhas bem positivas e mesmo você nos dizendo que há algumas partes que não ficam bem resolvidas ainda quero muito ler.
    A premissa é bem interessante e quero saber um pouco mais sobre os dilemas vividos por Jack e Libby e como eles conseguem superá-los.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Ivi, tudo bem?
    E inevitável que quando pegamos um livro para ler de um autor que já conhecemos e amamos a gente faça comparações entre duas obras. Por mais que isso não pareça justo como você citou.
    Realmente o livro pelo que vi aborda diversos assuntos mais creio que o foco é na Libby e no bulling que sofre por estar acima do peso.
    Enfim no momento não me interessei pela leitura. Quem sabe mais para frente!?
    Bj

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li nada dessa autora, mas tenho curiosidade, porque tanto esse livro quanto o anterior possuem uma premissa bacana e parecem ser intensos. Bom, primeira coisa que chamou minha atenção nesselivro foi a doença abordada, porque até então nunca tinha ouvido falar, mas também gostei da história abordar o bullying, porque é um tema que eu gosto bastante de ler. Enfim, parece ser um bom livro mesmo, só é uma pena nãop ter sido tão bem desenvolvido em alguns pontos.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    É uma pena que tenha se sentido um pouco frustrada com algumas coisas do livro, mas o enredo me cativou bastante e ainda tenho vontade de ler ele.
    Já tinha até me esquecido dele, mas você me fez relembrar. Obrigada.
    Bjs

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014