17

Sra. Poe (Lynn Cullen)

Ficha Técnica:
Nome Original: Mrs. Poe
Autor:  Lynn Cullen
Tradução: Maria de Fátima Oliva do Coutto
País de Origem: Estados Unidos
Número de Páginas: 400
Ano de Lançamento: 2016
ISBN-13: 9788528618457
Editora: Bertrand Brasil
SKOOB

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 70º livro lido em 2016 e foi Sra. Poe (Lynn Cullen). Confesso que comecei a ler este livro totalmente no escuro, ou seja, sem saber nada da autora, do enredo e do personagem famoso que ela traz no título.

O livro nos traz a Frances Osgood, uma mulher que foi humilhada e abandonada pelo marido, tentando sustentar a família com sua escrita. Ela é escritora de histórias infantis e também escreve poemas, mas sente uma dificuldade enorme em vender seu trabalho porque está vivendo no auge da época em que os leitores estão apenas interessados em histórias de terror e suspense. Um dos autores mais famosos do momento, inclusive, é o inesquecível Edgard Allan Poe. Ela acaba o conhecendo em uma roda de conversa com escritores e sem planejar, se apaixona por ele.


Porem, o escritor é casado com Virginia, uma mulher que possui uma saúde frágil e em função disso, ocupa a narrativa como sendo uma grande vítima.

O livro então irá se desenvolver sobre este triângulo amoroso. Frances e Poe se entregam à paixão. Tudo começa com uma amizade, uma admiração, inclusive, bem criticada pelas pessoas, porém Poe encontra na amante uma confidente, alguém com quem ele pode ser ele mesmo e isso agrega muito para ele. Em contrapartida, Poe também se torna um grande admirador dos poemas de Frances e quando os dois estão juntos, a química física e a harmonia intelectual é muito intensa.


A autora nos transporta para um universo completamente diferente nos dias atuais. Com descrições bem desenvolvidas e com um olhar apurado de toda a época, conseguimos visualizar a sociedade de 1845 como se estivéssemos assistindo um excelente filme histórico. Os costumes, a sofisticação da alta sociedade, bem como seus preconceitos e o mais relevante no enredo é o machismo, estão presentes em um texto muito coeso e inteligente.

Li o livro sem pensar que o protagonista do romance foi um homem famoso que é aclamado até os dias de hoje. Fiz isso porque eu pouco conheço do Poe e confesso que até ler este livro aqui, nunca tive muito interesse em suas obras. Porém, isso mudou ao ser apresentada para ele como um homem comum, com sentimentos, com uma rotina  e sobretudo, como sendo o objeto de desejo de uma mulher. E Frances por sua vez, é uma personagem muito interessante, com princípios e valores bem incisivos e todavia, apaixonada por um homem proibido.


Não sei quanto de ficção ou realidade existe nesta narrativa, apenas sei que o livro é uma deliciosa de ser lido, com momentos tensos que despertavam a minha curiosidade, como o medo da mulher do Poe, e momentos sim, de romance, que despertaram suspiros.

O livro é completo no que se refere a romance. Tem um texto sóbrio, bonito, talvez não muito apaixonado ou açucarado, mas em momento algum, se questiona o sentimento que envolve o casal principal. Claro que o adultério incomoda e nos traz aquele desconforto por torcer por um amor assim, mas, ainda assim, impossível de não desejar que Frances e Poe vivam plenamente este amor.

Adorei!!!


Um pouco sobre a autora: Lynn Cullen cresceu em Fort Wayne, Indiana, Era a quinta menina em uma família de sete filhos. Ela aprendeu a amar a história combinando viagens, visitando locais históricos pelos Estados Unidos em viagens anuais de campismo da família. Ela se formou pela Universidade de Indiana em Bloomington e Fort Wayne. Escreveu livros infantis, enquanto suas três filhas estavam crescendo. No Brasil, Sra. Poe é o seu único livro publicado.


Comentários
17 Comentários

17 comentários:

  1. Olá Ivi
    Eu não conhecia esse titulo, mas já me interessei bastante pela premissa e depois de ler seus comentários, tenho certeza de que gostaria de poder conferir a trama por conta própria. Também não conheço muito do Poe, então acho válido ler sem dar muitos créditos pelo fato de ser famoso e tal. Deve ser uma trama sombria e bem complexa, imagino. Obrigada pela dica.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Assim como você não conheço muito do Poe e fiquei curiosa para saber se a história do livro é real ou ficção. Um amor proibido sempre desperta suspiros. Fiquei com pena da mulher de Poe, mas não acho que nesse caso não há culpa da nenhuma das partes. Ele não poderia deixa-la, mas também ficar vivendo amargurado não dá. Vou a notar a sua dica e assim que puder quero conhecer a história mais a fundo.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Também não conheço bem o Poe,assim como você. Confesso que estava totalmente perdido quanto ao que se trata esse livro. Essa é a primeira resenha que leio da obra e sinceramente achei bem convincente. Gosto quando o autor enriquece os detalhes (mas não de mais) dando ao leitor uma explanação melhor da época. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, flor!
    Não conhecia esse romance, mas parece que o talento da autora o tornou um livro imperdível, não? Adoro quando a narrativa nos transporta para outro tempo, para outro contexto. Uau. Não tem como ignorar a profundidade dos sentimentos dos personagens e o modo como são retratados, tão realisticamente. Fiquei realmente curiosa para saber o quanto é verdade e o quanto é ficção (rs).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amiga olha eu nunca li nada do gênero, mas só por ter lido sua resenha e saber um pouco mais da trama eu já me interessei, porque me parece ter muitos acontecimentos e reviravoltas. Eu não sei se leria por agora, mas sinceramente acho que iria gostar, principalmente porque me parece ter um pouco de mistério ai, além do romance claro. Imagino até as intrigas que devem ter? rs

    Pois bem, amiga querida, quero te pedir desculpas por ter sumido do seu blog, porque agora com trabalho na minha vida fica mais complicado e acaba ficando mais por conta das minhas colaboradoras, mas saiba que não esqueci do seu cantinho não viu? Gosto muito daqui e espero que continue fazendo muito sucesso com ele =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/09/reflexao-parte-6.html

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, mas ele apresenta uma proposta bem original. Gosto quando livros abordam histórias de outros personagens que também são escritores. Imagino que a vida da protagonista não tenha sido fácil e apesar do romance entre ela e o Poe ser proibido, deve ser mesmo difícil não torcer pelo casal. Espero ler a obra um dia.
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, nunca tinha ouvido falar do título, sou a louca dos triângulos amorosos e esse livro com certeza vai entrar na minha lista! Não gosto da questão de época, mas a premissa parece muito interessante.
    Beijos, Lari
    segredosdeumacerejeira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Ivi,
    Ainda não conhecia o livro e fiquei curiosa em relação a obra. Não tenho o costume de ler nada do Poe. Acho legal não sabermos até que ponto as coisas são reais ou ficção e fiquei bem animada em relação a leitura, principalmente, porque me pareceu que Poe e Frances se gostavam de verdade e que a Virginia foi uma mulher que quis segurar o homem pela doença.
    Vou super anotar a dica.
    Beijão,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Então, não conhecia o livro, mas ele parece ser muito interessante. Percebi que se trata de um romance de época, e confesso que ainda não li nada do gênero, e que o livro também me deixou curiosa quanto ao Poe, pois ainda não li nada dele. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  10. Oie
    Tudo numa boa?
    Então eu não gosto muito de livros com o tema "adultério" e dificilmente tenho uma leitura proveitosa já que para dar certo o casal tem que me provar que é realmente verdadeiro eu não conhecia a obra e nunca li nada da autora amei sua resenha já do Poe tive algumas experiencias enfim fica ai uma dica boa para quem curte esse tipo de livro.
    Tipo minha maior curiosidade é saber se tem algum fato real no livro acho que se fosse realmente baseado em fatos reais eu me aventuraria.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Desconhecia a obra e fico feliz que, mesmo você não sabendo nada da escrita da autora ou enredo, a obra tenha te surpreendido positivamente.
    Tenho muita curiosidade para ler as obras de Poe e achei bem interessante que ele fosse um dos personagens. Fiquei intrigada para saber até que ponto é ficção ou realidade. Será que o autor teve mesmo uma amante!?
    Não gosto muito de triângulos amorosos, pois é complicado torcer por uma personagem e, no final, talvez não ser ela a levar a melhor.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie Ivi!!!
    Não conheço a obra de "Edgar A. Poe" e acredito que faria uma leitura bem próxima da sua; sem expectativas quanto a genialidade dos diálogos e sem saber o quanto do livro é verdadeiro no sentido biográfico e o quanto é ficção.
    Ainda não conhecia o livro e gostei bastante de saber, pela sua resenha, que ele é tão bem detalhado na ambientação que te transportou para a época. Gosto muito de livros que conseguem fazer isso conosco!
    Fiquei bem curiosa com a leitura e a incluí na minha sempre crescente lista de livros a serem lidos.
    Valeu a dica!
    Bjinhos;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Ivi, tudo bem?
    Tenho um livro de contos (Histórias Extraordinárias) de Poe, mas ainda não terminei de ler todos. Apesar disso, gostei bastante de um dos seus contos mais famosos, O Gato Preto. Não dá para negar que o escritor fora muito importante no passado e até hoje influencia muitas pessoas.
    Não sabia da existência desse livro e fiquei bastante curiosa ao ler a sua resenha, pois não sabia de nada da vida pessoal do autor e apesar de você não saber se tudo que está escrito é real ou não, ainda assim estou interessada para conhecer a ambientação daquela época e essa mulher que parece ser tão interessante. Adorei a sua resenha.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  14. Olá...
    Confesso que não tinha conhecimento desta obra, porém, fiquei bastante animada, pois, está relacionada com o Poe e se passa em uma época diferente da nossa, ou seja, tem muito a ser acrescentado em nossa memória de leitor.
    Acho que irei gostar do personagem France.

    ResponderExcluir
  15. Não gosto muito de ler livros sem pelo menos antes ler a sinopse ou resenhas. Também não sei nada sobre a personagem principal, mas gosto quando no livro temos escritores. Costumo não gostar de triângulos amorosos, espero que nesse livro não atrapalhe. A narrativa parece ser incrível e saber mostrar ao leitor os costumes e modos da época.

    ResponderExcluir
  16. Oi Ivi, não conhecia o livro e nem tinha ideia da história por trás da "Sra Poe", na verdade a própria história do Poe eu não conheço muito bem, afora algumas de suas obras. Me chamou atenção o fato do leitor não saber o que é ficção e o que não é, gosto disso em um enredo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Ivi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro ainda e sabe que ele chamou muito minha atenção, gostei do enredo e achei que ele traz uma história intrigante. Fiquei bem curiosa mesmo pela sua resenha, com certeza irei atrás logo que tiver uma oportunidade. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014