SÉRIES DO MEU CORAÇÃO #80 ERIC

quinta-feira, 13 de junho de 2024


Oi gente que ama livros, hoje venho com mais um post da coluna Séries do Meu Coração e compartilharei com vocês meu amor por mais uma série apaixonante.

A série do mês é Eric.

Em Eric, Benedict Cumberbatch vive Vincent Anderson, um famoso marionetista responsável por um dos principais programas infantis da TV dos EUA, que vê a vida de sua família ruir quando seu filho de 9 anos, Edgar (Ivan Morris Howe), desaparece misteriosamente durante o caminho para a escola. Quem ler a sinopse da minissérie britânica pode achar que se trata de mais um thriller de mistério, abdução e potencial vingança, mas Eric se cobre de muitas camadas que refutam os rótulos.

Com o desaparecimento de Edgar, Vincent se convence de que se der vida ao novo boneco que o filho inventou para a sua série, o garoto voltará para casa. É a senha para a entrada em cena do personagem-título, um "muppet" semelhante à uma versão de Sully, de Monstros S.A., invisível para os outros e dublado pelo próprio Cumberbatch. Eric segue Vincent como uma manifestação de suas esperanças, traumas e culpas, como uma alusão à saúde mental em ruínas do protagonista.


Tudo no roteiro escrito por Abi Morgan, também produtora da série, procura pela densidade. A escolha de contar essa história na Nova York dos anos 1980, período marcado pela falta de segurança pública e pelo crescente preconceito contra homossexuais pelo avanço da AIDS, faz de Eric um painel para tratar de racismo e homofobia através do mistério envolvendo o sumiço de Edgar. No centro de tudo está Cumberbatch, com uma atuação que tem tudo para lhe render uma indicação ao Emmy. Seu Vincent é um homem falho que não consegue enxergar seus próprios defeitos, e encontra no monstro Eric a personificação desses traços que ele negligencia, mas que para o espectador fica mais que literal na alegoria do verdadeiro monstro embaixo da cama.


Grande parte da ação de Eric acontece no submundo obscuro e subterrâneo de Nova York, mas o verdadeiro esgoto paira nas ruas ensolaradas e nos corredores frios do departamento de polícia. A escolha de antepor um mundo depravado à óbvia inocência do programa infantil de TV é pensada para tornar as diferenças desses dois pólos mais gritantes. Mais do que contar uma trama de mistério, Eric a usa como embalagem para discursar sobre tristeza, trauma – e também criatividade. No fundo, as reviravoltas parecem mais interessantes que o mistério em si. Se o desenvolvimento do sumiço de Edgar não for o bastante para prender a atenção do espectador, basta apenas esperar que outras camadas sejam descascadas nesse mergulho psicologizante.

Trailer Oficial

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

48 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Vlogmas 24

Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.