Na Estrada com o Ex (Beth O’Leary)

sábado, 17 de setembro de 2022

Ficha Técnica:

Nome Original: The Road Trip 
Autor: Beth O’Leary
Tradução: Ana Rodrigues
País de Origem: Inglaterra
Número de Páginas: 416
Ano de Lançamento: 2021
ISBN13: 9781529409055
Editora: Intríseca
SKOOB | GOODREADS | Compre na AMAZON

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 66º livro lido em 2022 e foi Na Estrada com o Ex (Beth O’Leary). Minha experiência com a autora é maravilhosa porque eu adorei os seus dois primeiros livros, porém este livro recebeu críticas bem severas e eu comecei a ler com as expectativas controladas porque a possibilidade de não gostar era grande.
O livro nos traz uma história que se passa no passado e no presente e nos apresenta Dylan e Addie. Eles namoraram dois anos atrás, mas terminaram de maneira conturbada e nunca mais tiveram contato até que, numa viagem para o casamento de uma amiga em comum, por causa de um acidente de carro, precisam dividir a carona até a festa, o que gera tensão e muitas complicações pelo caminho.


Enquanto isso, no passado, conhecemos o momento em que eles se conheceram e acompanhamos todo o relacionamento até o fatídico término.

Dylan é um personagem que não nos seduz. Ele é mimado, mal-acostumado, imaturo e extremamente influenciável. Emocionalmente pouco atraente e a construção da autora nos quer convencer que ser assim é fruto de ter tido um relacionamento problemático com seu pai, o que não nos convence em momento algum. Dylan seria uma boa definição para o que entendemos como esquerdo macho, que não sabe o que quer da vida e está vivendo aquele momento de "descobrimento", quando na verdade não está descobrindo nada. Em todas as viagens, andanças e momentos filosóficos, ele não chega a lugar nenhum. Para piorar meu conceito, ele se deixa levar por qualquer um.


Addie é o oposto disso. Decidida, empática e inteligente, em poucos parágrafos já queremos ser sua melhor amiga e a jornada do livro é entender o que ela viu no Dylan e porque se apaixonou por ele. Quando descobrimos o motivo que causou a separação entre os dois, tudo o que eu queria era que o Dylan sumisse para sempre do enredo.

Consegui entender então as críticas recebidas pelo livro, pois uma situação muito problemática é construída e culmina no fim do relacionamento do casal. Faltou maturidade para a autora em manter os dois longe um do outro, porque embora o perdão seja algo admirável, ele não causa amnésia e é importante entender que o distanciamento é uma excelente saída para evitar novos tropeços.

Apesar disso, eu gostei da leitura e me diverti em alguns momentos, porque o final do livro é questionável, mas a sua jornada é gostosa de curtir. A autora sabe desenvolver bons diálogos e alguns deles me fizeram gargalhar escandalosamente. A descrição dos sentimentos e situações também são bem desenvolvidas e me mantiveram presa na leitura por todo o tempo.

Os personagens secundários são muito bons, com destaque para o Marcus, melhor amigo do Dylan um homem execrável, mas tão bem-feito que não dá para negar a habilidade da autora em nos fazer odiar alguém em tão pouco tempo. Marcus é aquele tipo de pessoa que faz piada com as vulnerabilidades alheias e quer que todo mundo dê risada, além de ser egoísta, manipulador e mal caráter.

Enfim, é um livro que deveria ter um final mais empático com a personagem feminina, mas não anula o prazer da leitura e pode nos levar a refletir sobre temas importantes como amizades tóxicas, relacionamentos familiares pouco saudáveis e amadurecimento.


Algo que eu não vi em nenhuma resenha que li ou assisti, é que o livro tem uma cena de abuso físico e pode deixar muitos leitores desconfortáveis.

Eu gostei do livro, mas queria um final diferente.


Um pouco sobre a autora:
Beth O'Leary estudou Inglês na universidade antes de começar a trabalhar com publicações infantis. Ela vive o mais perto possível do campo, sem se afastar muito de Londres e escreveu Teto Para Dois durante as viagens de trem para o trabalho. Atualmente, ela se dedica em tempo integral à escrita e, se não estiver trabalhando, você a encontrará em algum lugar com um livro, uma xícara de chá e vários casaquinhos de lã (qualquer que seja o tempo). 

Seus livros publicados no Brasil são:
  • Teto Para Dois
  • A Troca
  • Na Estrada com o Ex
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.