Talvez Você Deva Conversar com Alguém (Lori Gottlieb)

segunda-feira, 9 de maio de 2022

Ficha Técnica:

Nome Original: Maybe You Should Talk to Someone
Autora: Lori Gottlieb
Tradução: Eliza Nazarian
País de Origem: Estados Unidos
Número de Páginas: 448
Ano de Lançamento: 2019
ISBN13: 9781328662057
Editora: Vestígio
SKOOB | GOODREADS | Compre na AMAZON

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 35º livro lido em 2022 e foi Talvez Você Deva Conversar com Alguém (Lori Gottlieb). Meu interesse pelo livro surgiu após ver várias pessoas elogiando sua relevância. Como eu estava com vontade de ler um não ficção, parti para a leitura animada.

Apesar de estarmos no século XXI (em 2020), a terapia ainda é um tabu para muitos. Algumas pessoas continuam a acreditar que manter consultas com psicólogos é apenas para quem está passando por algum momento conturbado mentalmente ou coisa do tipo, mas não é nada disso. A psicologia é um suporte para enfrentarmos a realidade.


O excelente livro aborda este tema. Escrito em primeira pessoa, a obra é um relato completo, bem-humorado e contundente sobre a experiência de Lori como terapeuta. Ela mescla a vida pessoal com os atendimentos realizados e sua própria experiência ao fazer terapia.

É nessa intersecção de assuntos que o livro se torna rico. Saindo de um academicismo qualquer e esquecível, Lori Gottlier humaniza a figura da terapeuta e quebra qualquer barreira do divã. O leitor -- seja alguém que faz terapia ou que nunca sequer cogitou conversar com um psicólogo em toda a sua vida -- tem seus preconceitos quebrados logo de cara e vai muito além.


Em momento algum a autora se coloca como alguém superior, muito pelo contrário. Como uma pessoa real e passível de problemas e questionamentos, ela mostra que a figura do psicólogo não dará respostas certeiras, nem será alguém iluminado que sabe de tudo. Na verdade, estará ali para conversar e dar suporte para pessoas e seus problemas.

É interessante acompanhar alguns relatos de Gottlier sobre pacientes do passado. Mostra como a psicologia encontra pontos sensíveis a serem conversados, mesmo quando esses pacientes entram na sala pensando que precisam de um psicólogo por conta de algo bobo, sendo que outras questões surgem durante a sessão.


Talvez Você Deva Conversar com Alguém é um livro que todos devem ler. Todos. Independente de gostar ou não de terapia, achar que precisa ou não conversar com um psicólogo. Este é um livro que desperta ideias, reflexões, sentimentos. Você pode até chegar a última página sem ter vontade de ir a um psicólogo, mas sem dúvidas, terá vontade de falar com alguém.

Eu gostei muito!


Um pouco sobre a autora:
Lori Gottlieb é uma escritora e psicoterapeuta americana, que escreve a coluna semanal de conselhos "Caro terapeuta" para o The Atlantic.

Seus livros publicados no Brasil são:
  • Talvez Você Deva Conversar com Alguém
  • Mulheres que Escolhem Demais
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

46 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Resenhas

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Filmes

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.